Pessoa insensível? / Dificuldade de demonstrar emoções ou carinho

Algumas pessoas têm dificuldades em dar carinho, apoio, compreensão porque elas não receberam isso durante a vida, não entendem, ou tiveram alguma questão emocional que ficou mal resolvida. Isso costuma interferir e prejudicar nas suas relações, em elas conseguirem dar e também receber dos outros demonstrações de afeto e suporte emocional.

Muitas vezes essas pessoas não se permitem dar atenção aos próprios sentimentos, a chorarem, se emocionarem. Fogem e / ou se privam daquilo que podem sensibilizá-las. É pesado para elas lidarem com essas emoções e sentimentos, geram confusão. É como se elas sentissem que perdem o controle delas mesmas quando isso aparece. Mas na verdade elas só vão ter o controle quando encararem seus sentimentos, enfrentando suas inseguranças e superando seus bloqueios.

É difícil dar aquilo que não se teve, que não se permite, ou tem medo. A pessoa sofre com isso, como também quem está próximo dela. Os namorados ou conjugues, familiares e amigos muitas vezes não conseguem entender essa dificuldade, podendo interpretar essa “insensibilidade” como desinteresse e rejeição. Afinal eles esperam afeição, aceitação e compreensão.  Essa questão é complicada para os dois lados, o “insensível” geralmente se sente cobrado e pressionado quando é colocado para ele a necessidade de toque ou aproximação emocional do outro.

Isso tudo costuma trazer muitos problemas, angústias e sofrimentos para a pessoa:

  • Desentendimentos com as pessoas próximas.
  • Dificuldade de demonstrar emoção na frente dos outros.
  • Dificuldade de se emocionar, chorar, mesmo sozinha.
  • Dificuldade de pensar, falar e enfrentar aquilo que a machuca ou tormenta.
  • Pode se tornar mais agressiva ou impaciente com algumas coisas ou pessoas.

É interessante refletir o que leva a pessoa evitar se envolver emocionalmente consigo e com os outros, o que tem por detrás dessas dificuldades:

  • O que sinto quando alguém se aproxima?
  • O que acredito que acontecerá se eu me sensibilizar com algo? Existe algum pensamento de que isso pode me deixar frágil emocionalmente?
  • Como era a relação com meus pais e minha família? Isso pode influenciar nas minhas relações atualmente?

Quando a pessoa não consegue lidar com essas situações sozinha, é indicado o acompanhamento com o psicólogo.

82 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia estou conhecendo uma pessoa que teve algumas decepções em alguns relacionamentos , o mesmo batia nela , rasgou algumas vestes dela , hoje ela é uma pessoa fria , se estressa fácil , não demostra sentimentos , uma pessoa fechada , estou conhecendo ela tem um mês , estou tentando mudar isso , porém não tenho muita paciência é as vezes penso em termina oque nem começo direito ainda pois só estou conhecendo ficando , mas lembro que gosto da pessoa é fico naquele impasse , se espero um pouco é tanto mudar a pessoa , ou se dou um basta

    É como já foi dito logo a cima , já cobrei muito essa situação da pessoa ser fria comigo é ela se sentiu precionada , conversamos é ela me disse é algumas ações eram naturais é como comecei a cobrar a situação se agravo é veio a piorar pois por telefone só fala o necessário comigo

    Precisando de ajuda … Como reverter essa situação ? Deixo a pessoa me procurar para ver realmente sente algo por mim , ou contínuo chamando no chat toda hora demostrando carinho ?

  2. Eu sinto vergonha em falar que gosto de alguém/ que amo, mesmo que essa pessoa seja um familiar, tenho vergonha de abraçar/ quando me abraçam, fui criada desse jeito, e concordo com o que vc disse os filhos são espelho dos pais. eu só consigo ser carinhosa com os animais rs. Eu já fui chamada de fria :/ mas eu não acho que sou fria, eu sinto vergonha de conversar com um estranho/ ou com algum familiar que não morem comigo rs, eu me acho muito complicada!

  3. Ola doutora, gostaria de ajuda pois esto em um momento complicado, namoro com uma pessoa que passou por MTS problemas na infância e isso a fez se sentir insegura, insensível e durona, e tbm ao longo do nosso namoro tivemos anguns problemas q a fez se fechar cada vez mais ate o ponto de q não consegue mais se abrir pra uma cvs, não consegue se relacionar não só cmg mais com as pessoas próximas tbm, e no fundo ela sabe pois smp fala q não sente nd q não consegue se intender e q neim chorar mais ela consegue, que pra ela as coisas estao td normal smp, e por esses motivos estamos nos afastando, gostaria de saber como agir, como conseguir evitar q ela se fechee por completo, como agir diante dessa situação ? Como falei estamos afastados quase não estamos nos falando por que paresse q smp q cvs as coisas só pioram e smp ela fala q nao sente mais nd por mim q nao sente nada e nao intende o q ta acontessendo, ela esta naquela q quer uma coisa mais 2 min depois n quer, ela esta confusa sobre os seus sentimentos e as coisas paressem smp piorar, me ajude o q fazer ? Como aproximar e ajudala a resolver essa situação ?
    Desde já mt obg

  4. Eu sou um pouco insensível não consigo demostrar carinho todo hora sou fechada quando estou triste. Quero mudar não não consigo

  5. Olá normalmente eu não falaria do meu passado para site algum sobre esse tema, mas hoje vou contar. Hoje tenho 17 anos mas quando eu era novo (acho que de 6 até 10 anos) Ninguém da minha escola brincava comigo e estavam sempre querendo conversar com as outras pessoas e me deixavam de lado, sempre me evitavam e também havia 2 caras que ficavam fazendo bullyng contra mim todo dia depois da aula. Hoje eu quase não saio de casa e não converso nem com minha familia direito mas eu faço isso para evitar constragimentos e frustações pois até meus 12 ou 13 anos ainda continuavam a me deixar de lado e sempre que eu ia tentar me enturmar e falava alguma coisa outra pessoa interrompia e eu acabava deixando de lado e não falando com a pessoa que eu desejava dialogar, tem pessoas que falam que não devemos lembrar do passado, mas acontece que o passado infuencia muito em nosso presente.

  6. Olá!
    Tenho 26 anos sou casada há quatro anos e desde a época do namoro,sempre tive dificuldades ser uma mulher carinhosa para com meu namorado que hoje é o meu atual marido.E essa dificuldade que tenho em dar carinho a ele,também se reflete para minha família. Tive uma criação maravilhosa,segundo meus pais não sofri nenhum trauma de infância,porém meus pais me informam que quando criança eu era isolada,retraída,não gostava muito de ficar perto dos eus pais,de dar carinho a eles,enfim.Era uma criança no meu mundo.E hoje carrego essa dificuldade dentro do meu casamento e que não consigo me libertar.Quando chego perto do meu marido,não consigo ter atitude para nada, e ele reclama desse meu jeito,diz que sou uma pessoa fria.No inicio do relacionamento ele era muito carinhoso comigo,porém com o passar do tempo ele foi deixando esse jeito de ser e hoje nossa relação não é mais a mesma.Hoje somos um casal frio um com o outro.E toda essa situação está fazendo mal não só a mim ,mas ele também.
    Estamos infelizes e praticamente beirando para o fim do casamento.
    Não sei mais o que fazer.O que você me orienta neste caso?

  7. Estou num relacioamento há 1 ano e 8 meses, mas meu namorado é aquela pessoa seca fria sem sentimentos, não se apega a ninguém, ão gosta muito de ser tocado, não sente muito prazer a nada, beija por beijar parece que tudo é feito por obrigação. Não aceita conversa vive num mundo só dele,é ele, e o trabalho, parece que se estiver comigo tá bem senão tá bem também, mas quando eu termino a relação ele não aceita, porém não muda em nada, não aceita críticas, nem elogios,. Poderia me ajudar de alguma forma a entender este ser humano, algo em que eu possa saber agir pra melhorar algo se é que isso tem melhoras ou é falta de vontade dele mesmo.

  8. Oi eu sou adotada e senti tudo isso por muito tempo. Foi dificil ter minha filha, pq dar amor quando não se sabe o que é e nunca recebeu.Hoje eu vivo achando que sou rejeitada, e isso me afasta da maioria dos meus relacionamento. Meus namoros não duram.Percebo que os homens me olham e me querem pelo sexo, algo que eu devo ter passado pra eles. Acho que eu me enxergo assim. Mas quero mudar isso…não consigo enxergar meus valores…e cada vez mais eu atraio pessoas que me enxergam como se eu fosse uma máquina de sexo. Como consigo mudar…como consigo me enxergar com meus valores que eu sei que tenho?
    Me ajuda por favor.
    Obrigada.

  9. Ola ! me chamo Ana desde que descobri que fui adotada e resolvi procura minha mãe biológica tenho vivido , momentos difíceis e dolorosos , que de certa forma tem afetado minha vida emocional e pessoal . Fui doada porque meu avo na época não aceitou minha mãe em casa eu compreendo ate então que eram épocas difíceis e diferentes comparada com nossa época atua,e que o fator de uma moça de 15 anos sai gravida fora do casamento era ´praticamente inaceitável dentro de uma família. Bom ate ai eu tenho compreendido totalmente tudo, mas oque não consigo entender é como uma mãe que volta a ver sua filha depois de 27 anos a trata com a maior frieza e rejeição , porque foi assim que assimilei nosso primeiro encontro , o fato é que ela se quer me cumprimentou formalmente como fazemos com qualquer pessoa , e mesmos depois de alguns anos nos tendo algum contato fisico e por meios de comunicação ela continua igual. Tem dico muito duro para mim lidar com essa realidade pois ate então meu mundo desconhecia esse tipo de sentimento se é que se pode chamar assim uma pessoa fria e sem sentimentos. Mas oque me deixa mais com interrogações é como que uma pessoa assim conseguiu casar teve mais 3 filhos e ate netos , engraçado que criou todos 3 e so comigo é assim, distante , fria etc… As poucas vezes que tivemos em contato pessoalmente me trata como se eu fosse uma pessoa qualquer aliais nem isso porque ja vi ela tratando estralhos muito bem. A verdade é como se eu fosse uma pessoa qualquer mas menos a filha dela pelo menos é assim que me sinto , resumindo me senti rejeitada duas vezes, isso é terrível ao melhor é inescapável so quem sente sabe , é como se p ela eu fosse culpada de algo que não tive culpa. porque nenhuma criança e nenhum filho deve paga pelos erros dos pais mas na pratica isso é bem peculiar. As vezes penso que ela é bipolar sei la tentei de todas a as formas compreende-la tentar chegar com amor porque é assim que a gente aprende paga ódio ou ranco com amor porém ultimamente resolvi baixa minha guarda e sai de cena , tem sido muito doloroso bate de frente com uma pessoa que não se abre p bons sentimentos e que se quer se esforça . custo acredita que sai do ventre de uma pessoa assim. Existe explicação para este comportamento dra por favor me explique porque eu mesma não entendo mais nada. A pessoa cria 3 filhos e netos e despreza uma e é tão fria quanto um iceberg comigo? existe um método para lidar com uma pessoa desse nível de insensibilidade? por favor me diga algo.

  10. Olá td bem?!
    Ultimamente percebo que tenho me transformado em uma pessoa fria, com uma enorme dificuldade em me sentir alegre com a vida, não que eu fosse sempre assim, mas cheguei à um estágio em que acho que a vida se resume em apenas fazer o melhor pra minha filha. Não tenho empolgação mais, principalmente com minha mulher… Não sei o que acontece comigo…

  11. Na minha infancia minha mae me deichava de lado e eu chorava muito me lembro, eu gritava e esperniava e ela me batia ela nao entendia que eu só queria atenção e quando e quando isto acontecia ela pegava meu irmao maid novo no colo e dizia “meu filho, o unico que nao me da trabalho, meu filho querido”e eu ficava de lado…
    Ela adulterou contra meu pai que eu era muito apegada ele me entendia mas bebia muito.
    Hoje ela esta com um homem que tem duas filhas e tem um odio tremendo contra min e eu nao seui porque sinto raiva dele, antes da gente mudar de casa (foi com este homem que a minha mae traio meu pai) ela fez a pronwssa de me devolver pro meu pai que tinha abandonado ela quando ela estava gravida de mim, pois este homem insistiu pra ela nao me trazer pra morar com eles…
    Enfim ela me trouxa e acabou que este homem revelou quem era de verdade é alguem que grita muuto e nao se pode responder ele pois senao ele fica com os olhos vernelhos e diz que vai ne mandar pro meu pai…
    Aqui en casa eu passi fome ele trata meu irmao super bem compra eifer pra ele e tudo maus e pra mim nao..
    Ele estes dias comprou uma cuca chegou em casa dizendo que iriam comer e tudo mais e comeran so que escondido. Fui perguntar pra minha mae se tinha cuca e ela disse que nao(mentira ta dentro do armario e eu com muito fome peguei um pedacinho) minha mae esta contra mim, e este homem esconde ate as laranjas para eu nao comer ele diz que “estas imundicias ja comeram tudo( se referindo a mim que tinha pegado duas na fome e ainda estavam sobrando seis) ele reclama do modo do meu geito de apertar a pasta de dente e fica reclamando, ele diz que tem que ser retinho mas ele nao fala pra mim ele fala gritando pra minha mae(olha aqui oquefizeram na pasta de dente) porque este homem ente um odio de mim e faz isto?Porque ele e minha mae fazem isto? Porque eu estou ficando cada vez mais frja e nenhum relacionamento meu da certo? Purfavor me di que consequecias isto irar ter no meu futuro? Se eu tiver,pois só como ovo com arroz e quando ele me ver fica com raiva e murmurabdo e tenho que ficar presa no meu quarto pois se eu sair ele me chama de merda e rapariga e tudo mais, me ajuda…

  12. Ola!! Tenho 27 anos e me casei muito cedo, eu nao tive uma relaçao de afeto com minha mae, ela nao me dava carinho nem atençao, eu ficava mais com meus avos do que na minha casa, porem meus avos tmb nao eram carinhosos, e um circulo vicioso na minha familia que vai so passando de geraçao em geraçao, e agora essa maldiçao esta afetando minha vida tmb, eu tenho uma filha, e tanto ela quanto meu marido nao recebem nenhuma demonstraçao de amor por minha parte, meu casamento esta acabando por que meu marido se sente sozinho, eu o rejeito constantemente, mesmo o amando muito, eu tenho desejos que guardo so pra mim, sou retraida e n consigo ser solta com ele mesmo depois de tantos anos de casada, agora eu estou perdendo ele, e nao sei como reverter, so sei que eu preciso mudar, mas ele n acredita em minha vontade que é sincera, eu quero demais mudar, de verdade! Por mim, por minha filha, so nao sei se meu marido vai desfrutar disso comigo, ja que para ele o fim chegou

  13. Eu me casei com uma pessoa totalmente frio, sem sentinto
    Não gosta de beijar, abraçar
    Totalmente trancado no mundo dele, nada atinge ele não é carinhoso nem com os filhos
    Desligado do pai e das irmãs
    Muito fechado com todos, ja questionei varias vezes mais ele fala que ele não consegue ser diferente e ela não se importa
    Com nada e nem ninguém o que falam e como se não escutasse
    Fala que gosta de mim ama mais não sabe ser diferente e que pra ele é normal, me cinto muito
    Sozinha é parei de tentar entender ele , meu interesse
    Por ele ta bem no fim pois eu ja sou carinhosa e intensa demais,
    Gostaria de ajuda, pois estou quase deixando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome