Ser assertivo / Como se colocar do jeito certo nas situações do dia a dia?

Para se tornar mais assertivo a pessoa precisa entender as próprias dificuldades, percebendo quais os comportamentos não são adequados: quando, com quem e onde eles acontecem. Exmeplos:

  • Pessoa se justifica: Tenta se proteger por insegurança ou justifica seus erros. Exemplos:

“Eu não fiz a comida nesse dia porque estava com muita dor, por isso pensei que não tinha problema. Pensei que você poderia pedir uma comida pronta por telefone”. > Fala e se justifica com medo de julgamentos ou reprovação dos outros, muitas vezes se cobrando de algo que não é de sua responsabilidade.

“Eu só agi assim porque você fez aquilo.” > Justifica o comportamento errado, não refletindo sobre o que fez.

  • É agressiva. Agressivo, perdendo o controle e a razão, sendo impulsiva / gritando. Exemplos:

“Você é um xingamentos! Não sabe de nada! Por isso que as coisas não dão certo. Você não vale nada” > Ofensas / ataca a personalidade do outro, deixando de pontuar o que é realmente importante, que seria o comportamento que não gostou no outro.

  • Passiva. Deixando os outros e os acontecimentos decidirem sua vida sem tentar se posicionar, dizer o que deseja. Exemplos:

“Prefiro não falar nada, porque não gosto de arranjar brigas.” > Os outros acabam passando por cima da pessoa, invadindo o seu espaço, porque ela não dá limites de até onde o outro pode ir.

“Não adianta falar, porque nada vai mudar.” > Nem tenta argumentar e se colocar, porque acha que não dará certo.

Quando a pessoa entende em que momentos se coloca de forma “incorreta”, abre portas p/ mudar e aprender formas de se colocar de forma mais positiva.

Saber se colocar é: A pessoa fala para o outro de forma clara aquilo que deseja ou incomodou, respeitando o seu espaço e o espaço do outro, sem ser agressiva, perder o controle ou a razão. Isso não significa que o outro entenderá ou então não ocorrerão desentendimentos. 

 

Às vezes fica difícil entender o porquê age se justificando, agressiva ou passiva. Nesse momento o psicólogo poderá ajudar no autoconhecimento.

3 COMENTÁRIOS

  1. Na maioria das vezes sou uma pessoa muito agressiva falo muito o que nao devo para as pessoas e depois acabo me arrependendo..

    • Talvez você tenha que reavaliar essa postura, pois deve te trazer muitos problemas…
      Talvez você aprendeu que para se comunicar, é preciso ser agressivo… mas você pode aprender outras formas de se comunicar…

      atenciosamente,

      Psicóloga Michelli Duje

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome