Não consigo namorar / dificuldade em começar ou manter um namoro

Pessoas interessantes, bonitas, inteligentes, simpáticas… mesmo com todas essas qualidades, muitas vezes têm dificuldade em namorar, ou em arranjar “bons” namoros. Mas por que isso acontece? A resposta para essa pergunta costuma gerar muita ansiedade e angustia. Normalmente esse problema de relacionamento amoroso envolve muitas coisas.

Cada pessoa tem a sua forma de ver a vida, o seu jeito de ser, os seus valores e suas experiências na vida amorosa. Essa “bagagem” influencia em como a pessoa vai se relacionar consigo mesma, e consequentemente como ela vai se relacionar com aquele que ela está interessada. Tudo vai depender de como ela administrará suas experiências e emoções que estão “dentro da mala”. Tudo que ela viveu e todas as suas características podem ser aproveitadas de forma positiva ou de forma negativa.

Normalmente o que atrapalha o começo do namoro, ou então a continuidade do namoro é a pessoa com:

  • Baixa autoestima: sente que é inferior, não é boa o bastante, e assim não se aceita como “é”. Não se valoriza e não acredita que é merecedora de amor e de carinho, de respeito. Sem perceber, acaba demonstrando de alguma forma essa insegurança para os outros: Fica carente, insegura, tímida, ou até mesmo agressiva. Isso pode criar barreiras e afastar os possíveis pretendentes, ou então, afastar os “bons” pretendentes. Muitas vezes escolhe quem não quer algo sério ou ainda quem não é “legal”, deixando de enxergar e dar chance para as possíveis relações bacanas;
  • Muita sede ao pote: joga uma carga e uma ânsia muito grande e difícil do outro suportar. Não consegue curtir o momento e deixar as coisas acontecerem naturalmente e no seu tempo. Deposita toda a expectativa de um futuro em cima de quem ela está interessada, como se o paquera tivesse que tornar a vida da pessoa mais interessante e “feliz”. Isso o assusta, fica pesado e cansativo para ele.
  • Quer alguém perfeito: enxerga e aponta somente os defeitos nos outros, ninguém nunca é bom o suficiente. Esse olhar extremamente crítico e idealizado é sufocante. O interessado vê essas cobranças como um fardo muito grande carregar e aceitar. Essa postura intimida os possíveis pretendentes. Ninguém vai conseguir corresponder a todas as expectativas da pessoa. Os príncipes ou as princesas só existem em contos de fada. E assim, a pessoa fica sozinha, lamentando, não entendendo porque os outros não se aproximam. Não percebe que é ela mesma quem não dá espaço para se aproximarem.
  • “Grudenta”: abre mão da sua individualidade, e passa querer viver só vida a dois. Começa a implicar quando o pretendente ou namorado quer ver os amigos. Isso se torna um problema, fica sufocante. É importante cada um ter os seus momentos sem o outro. O casal deve se completar, com companheirismo e cumplicidade, respeitando o espaço de cada um. É necessário o equilíbrio, nem 8 e nem 80. O casal possessivo acaba anulando aquilo que é o mais interessante e bacana no parceiro.   
  • Quer ter o controle sobre o companheiro (a), tentando dominar e dizer como o outro deve se comportar, pensar e ser. Exige mudanças na personalidade do pretendente ou namorado, tentando transformar ele em alguém que não é. Isso gera sentimento negativo e destrutivo para a relação.

É fundamental entender que a pessoa é responsável pela sua própria felicidade, o companheiro será apenas alguém que participará de sua vida. Independente de estar ou não namorando, a pessoa precisa manter suas atividades e amizades, se gostar e se valorizar, para aí o outro gostar, valorizar e respeitar ela. É dessa forma que a pessoa poderá encontrar alguém “especial”, mantendo uma relação saudável.

Caso a pessoa comece a sentir muitas frustrações em relação aos relacionamentos amorosos, prejudicando a sua vida, é importante buscar um psicólogo para ele ajudar a entender “o que está acontecendo”.

359 COMENTÁRIOS

  1. Olá venho passando por essa dificuldade, até hj nunca consegui namorar, tenho 23 anos e levo uma vida “normal” trabalho faculdade tenho vários amigos, no quesito relacionamentos na maioria das vezes consigo “pegar” várias garotas isso nunca foi problema porem quando começamos a conversar principalmente apos um mês após o primeiro beijo a garota desaparece…. algumas num respondem mais whatsapp, outras são totalmente frias, a ultima eu consegui sair mais duas vezes foi muito bom, porem aconteceu esse problema.. não consigo entender o problema

  2. Olá, Me chamo Ana e tenho 27 anos, namorei com uma rapaz 9 anos, desde os meus 17 aos 26. Ele era uma pessoa muuito tímida, gente boa, e eu jurava que fosse o amor da minha vida. Eu era um pouco diferente dele, sempre eu que tomava as iniciativas em relação as coisas tipo: quando eu queria sair, conversar sobre a gente, atitudes no dia a dia ele era meio desligado, eu sempre conversadeira, tinha papo pra tudo. mas ele era uma pessoa maravilhosa que eu tinha certeza que passaria o resto da minha vida. Com o passar do tempo eu vi que ele não queria se aprofundar no relacionamento, tive que fazer chantagens emocionais pra gente poder noivar, ele noivou quase sem querer com 5 anos de namoro. enfim, algumas coisas foram acontecendo e a rotina tomou conta de tudo, terminamos a um ano. de lá pra cá ate conseguir ficar com alguns caras, tenho a facilidade de conseguir ficar com quem eu quiser pelo fato de eu ser uma mulher que chama bastante a atenção pelo corpo volumoso. Mas não conseguir prender ninguem a mim. fico alguns meses e depois eles somem, ou arrumam outras e assumem logo. acho estranho pq o meu ex tbm já esta até morando junto com a outra mulher com 6 meses de namoro. O erro deve ser eu, devo ter algo que depoiis os assustam sei lá. Fico confusa com isso, e muito triste e desanimada.

  3. Ola doutora por favor me reponda eu preciso saber muito o que eu tenho..
    Então, tenho 17 anos é não consigo nem se que beijar um garoto, não consigo me relacionar com ninguém de forma nenhuma, só consigo me relacionar bem com minhas amigas, mas quando se trata de garotos eu não consigo nem se que falar direito ainda mas se for um carro que me atraí, tenho problemas com ansiedade fui diagnosticada com ansiedade, e eu tenho acompanhamento co uma psicóloga, mas mesmo assim eu não consigo me relacionar direito nem com a minha mãe aliás nem temos um relacionamento muito bem, sofro muito porque me sinto fria, e talvez eu deva ser msm pq eu me odeio por ser tímida e te problemas de ansiedade, minh mãe já disse que me ama uma vez mas ela não demostra e eu odeio cobrar algo das pessoas, eu não consigo nem m relacionar com o meu irmão imagine .
    Talvez eu seja a culpada ou minha seja pq ela me priva de tudo e não deixar eu sair com ninguém raramente ela deixar eu fica na frente de casa com minhas amigas ela não confia muito em mim e a gente briga muito em casa, mas enfim sobre o relacionamento com garotos eu nunca namorei e sou BV praticamente pq só dei um beijinho que nem significou nada pra me pq eu só dei esse beijinho no garoto por falta de prova que eu já tinha feito isso mais vzs para as minhas amigas que me acha BV, só quer dizer que fico bastante tempo privada do mundo, minha vida se resume em fica em casa nas redes socias, e não tenho nem um pouco de privacidade e eu já tenho esse tal amo platônico por alguns garotos e eu choro muito as vezes porqu eu sei que no final das contas eu vou ficar sozinha sem ngm, eu me odeio e finjo todos os dias ser feliz pra minhas amigas que acha que eu sou mas feliz que elas. Eu tô muito triste e ainda me automutilo as vzs pelas coisas que eu faço ou deixo de fazer sofro bulliyng por causa do meu Nome e acho que ngm vai gosta de mim por causa do meu nome tbm Me da um conselho ? Uma ajudar talvez ? Obrgd e Dscp Por Escrever Tudo Muito Misturado ? Vlw

  4. Boa noite, Dra. Li o seu texto.
    Gostaria de saber como nós mulheres podemos lhe dar um homem quem tem a alto estima baixa e que por esse motivo tem dificuldade em namorar sério?

  5. eu não namoro há 7 anos. e as tentativas a relacionamento, e dar chance, só me machucaram ao ponto de desistir de encontrar alguém. não acredito que vá aparecer alguém. meus amigos e conhecidos se não estão casados, estão noivos ou namorando. eu fiquei pra traz. o universo me esqueceu. eu acordo e durmo com a certeza de que ninguém me quis, ninguém me quer, e nem vai querer. já perdi as contas de quantas noites passei procurando qualquer fonte que me desse uma explicação minima que fosse, mas não encontrei.
    Passei noites e dias, meses e anos, reavaliando cada palavra dita, cada ação que pudesse de alguma forma ter afetado minha imagem, qualquer coisa que fizesse sentido. por anos imaginei que eu tinha problema, ou tinha feito algo errado, mas não. E a conclusão foi se até agora ninguém te quis, não aconteceu o tal amor, desiste. Se a vida te jogou uma vida sozinha, vive sozinha então. o que de fato acho deprimente é a absurda quantidade de artigos na internet falando abobrinha e nada, sobre “o por que você não consegue arrumar um namorado”, 11 formas de arrumar um namorado”, ou pior ” 12 coisas que te impedem de conquistar um namorado”,.
    a maioria dos textos imputam um culpa ao leitor pela sua falha de ter um alguém. isso é cruel! não é culpa de ninguem. ACEITA O MUNDO/UNIVERSO/DEUS/SEILAOQUEVCACREDITA, NÃO TER QUER COM ALGUEM, NÃO EXISTE, NÃO TEM NIGUEM PRA VOCÊ E PRONTO ACEITA.
    aceita com dignidade pelo menos. é perca de tempo isso. não tem niguem. não vai aparecer ninguem. deus nao quer que apareça. se quisesse ja teria aparecido.

  6. Tenho 34 anos e ainda nao tive namorado e nem me casei..sou muito triste e frustrada com isso..rapazes que sai hj sao casados com colegas minhas e sempre que me interesso por alguem a pessoa diz que nao quer nada no momento,mas depois de um tempo aparecem namorando ou casados com outras mulheres..ai eu fico mais triste ainda pois eu ja nao tenho uma boa auto estima.

  7. Tenho muitos problemas ao me relacionar, pois sempre acho que sou um peso pra pessoa. Tenho alguns problemas emocionais, e tenho medo de despejar na pessoa que estou conversando. Quando por exemplo minha parceira pergunta “como você está” eu tenho medo de contar a verdade, que estou triste, com raiva…. Sinto como se estivesse prestando um desserviço para a pessoa, que ela poderia arranjar qualquer pessoa que não eu. Mas como gosto da pessoa acabo ficando perdido, e sofro muito

  8. Boa tarde
    Tem 23 anos e nunca tive um relacionamento, pois acho que as principais razões para ocorrer isso são que sou tímido e me considero muito feio, e isso acaba relacionando uma coisa com a outra, devido ao fato de eu não conseguir chegar numa mulher por causa da minha aparência me tornando cada vez mais tímido. Muitas vezes estou num local só e vem passando duas ou três mulheres e escuto elas cochichando dizendo tipo “como ele é feio”, “ele é muito feio” etc. Eu sei que são comentários pra mim… e algumas pessoas já disseram na minha cara que sou feio e não há alto estima nenhuma que supere isso. As vezes eu acho que todas as mulheres do mundo nunca iria me querer… a minha baixa alto estima contribui para tudo que acontece comigo, já pensei várias vezes no que que eu estou fazendo no mundo, pois meu sonho sempre foi construir uma família com esposa, filhos, netos etc. Mas não vejo uma luz no final do túnel.

  9. Tenho 24 anos e nunca namorei, ainda sou virgem, e isso está acontecendo porque sou muito tímido. Eu quais não saio, ando muito triste. Todos os meus amigos namora menos eu. Não sei mais o que fazer. Já faz muito tempo que eu não converso com uma mulher. Queria tanto ter uma mulher, filhos. me ajudem.

  10. Olá, tenho 33 anos solteira. Fui casada por 13 anos. Tive um relacionamento sério após minha separação. Após 4 anos do término ainda não consegui namorar. Sou uma mera apaixonada, me apaixono por sorriso, gentileza e desde então vivo no agora vai e nunca ficam. Minha amiga diz que o problema sou eu. Eu sempre estrago tudo, pois eu cuido me preocupo de mais enfim me doou de verdade. Seria isso um problema?
    Me sinto sozinha! Só queria alguém pra me cuidar e partilhar as coisas boas da vida!

  11. Tenho 26 anos, nunca tive problemas em ter namoradas… O problema que meus relacionamentos nunca duram por mais que eu faça de tudo para a pessoa, acabo colocando em um pedestal
    No começo é mil maravilhas, vejo no olhar da pessoa que ela gosta de mim… Passar do tempo esse olhar se apaga como se tivesse enjoado de todos meus carinhos e que vivemos juntos
    Sou um homem educado, fácil de fazer amizade
    Muitos tem admiração por mim !
    Atualmente estou saindo com uma pessoa
    Conheci em uma viajem
    Passei 6 meses trocando mensagem intensamente
    Sinto algo muito forte por ela e sinto que é recíproco
    Porém estou com medo desse bilho apagar !
    Passei um domingo maravilhoso com ela hoje
    Queria uns conselhos para não acabar como os outros relacionamentos

  12. Eu tenho 31 anos e nunca namorei todos os dia me pergunto o que tenho de errado pra mim concertar o que tenho de errado que ninguém me quer..ate hoje nunca descobrir já li pilhas de livros pra saber essa resposta e ainda não encontrei…

  13. Boa noite a todos… Tenho 39 anos, sou um homem interessante, bom estilo de vida, bom nível social e cultural… Depois de 7 anos casado, me separei há quase 3…Desde então não consegui namorar ninguem, só conheci pessoas pelos aplicativos da vida, mas só ficou em sexo ou nem chegou a isso… Sempre que posso chamo uma ou outra garota para sair, da academia, trabalho etc…Mas só levo NÃO como resposta…Já desisti de convidar, pois o “Toco” é certo… Gostaria de conhecer uma moça que não fosse vulgar, tivesse bons costumes… Mas é muuuuuuuito difícil…
    As mulheres dizem que os homens sumiram, mas pelo oque percebi, elas só querem os “Bem sucedidos” … Mesmo que seja pura aparência, mas oque vale é o status, poder se mostrar para as outras que namora um rapaz de “Posses”, com bom carro (Mesmo que seja inteiro financiado…) ou que more bem (Mesmo que pague aluguel…) Enfim, é o mundo que eu enxergo…

  14. Tenho 18 fui até pro convento pra ver se eu tinha vocação.Descobri que eu sou Bissexual, mas, sabe não dá certo nenhum relacionamento …quando eu me interesso pela pessoa não é recíproco.
    Fico me perguntando o que eu tenho de errado?

  15. Tudo isso é um grande blá blá , tenho 33 anos e nunca namorei na vida, e tenho e real convicção de é tudo por causa da minha aparência, a feiura realmente atrapalha, sempre recebi as mesmas respostas quando me apaixonei, você é legal , eu gosto de você como amigo e a pior de todas eu gosto de você como a um irmão essa é a pior, essa me faz sentir como um eunuco hermafrodita,e ainda por cima sou pardo, sitiante moro sozinho com minha mãe, e nunca tive sorte no amor desisti de tentar sei que vou morrer sozinho e encalhado, se conformar é o melhor aos feios como eu , não nascemos para amar ou ser amados sempre ouvimos as desculpas mais esfarrapadas sempre, e sempre tem a tia velha chata que fica falando que eu não quis casar , não é que eu não quis casar é que ninguém me quer, da vontade de responder assim, todos conseguem ao menos uma vez na vida menos nós , só queria uma explicação porque sou assim, me sinto um e.t, não sou gay,como muitos pensam porque nunca me viram com uma mulher que n]ão fosse só amiga, como sempre é que nenhuma me quer , elas fazem cara e nojo, quando me olham, essas teorias foram feitas por pessoas normais não como nós feios , nem mesmo minha mesmo minha mãe nunca me amou nunca disse que me ama, nunca me abraçou ou me beijou, me rejeito desde quando eu nasci e agora estou cuidando dela na velhice o amor não foi feito a nós, tudo dá errado nem mesmo amizades duram, a aparência é sim a coisa mais importante .

  16. Boa noite, li o comentário pq já namorei mais de 6 vezes e nunca dura os relacionamentos. O meu último foi pq a menina perdeu o amor por mim, não consigo entender pq isso acontece. A cada dia que passa tenho a plena certeza que nasci pra ficar sozinho mesmo. Tenho 24 anos e des dos meus 14 anos tento me relacionar com alguém, mais só me iludo e quebro a cara. Eu trabalho, faço faculdade, meus amigos se não já estão casados, a maioria estão noivos ou namoram, e eu ficando pra traz. Não sei mais o q fazer pois sou uma pessoa educada, romântico e dou atenção ao máximo pra pessoa. Às vezes penso q esse negócio de relacionamento não é cmg.

  17. Gostei muito do artigo. E tem coisas que realmente fazem muito sentido. Percebi que mulheres não gostam de homens grudentos e tal.. É complicado. Acho que deve ser tudo numa medida certa. Mas aí é que tá! Descobrir a medida certa para o carinho e atenção que devemos disponibilizar a elas. Com relação a ter uma aparência “inferior”, essa é sim uma desvantagem. Porém já vi caras muito mais feios que eu se dando muito bem com as mulheres. A parada é se arrumar, usar um bom perfume. Ter aparência de alguém que se cuida. Mesmo sendo feio. O resto é o papo mesmo. Acredito que independente da aparência, existe sim pessoas que tem sorte no amor e as que não tem. E isso realmente duro de conviver.. 🙁

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome