Para um bom relacionamento: Sinalize e estimule

            Em qualquer relacionamento é importante estabelecer limites para existir o respeito. Também é preciso a pessoa se valorizar, sentir que merece ser amada, podendo desejar que o outro seja atencioso e que participe de momentos da sua vida. Mas deve prestar atenção e perceber como tornar isso possível, porque dependendo da forma que for colocado para o outro esses limites e desejos, pode virar um problema, parecendo cobrança ou exigência, ficando pesado, desgastando a relação.  

A melhor forma é sinalizar e estimular. Por mais obvio que pareça para a pessoa, o outro não terá como descobrir se não for orientado. É necessário falar com todas as palavras, orientar, conduzir e guiar, indicando o caminho. Por exemplo:

  • Em vez de “atacar” o outro dizendo “você não é carinhoso!” “você é um grosso!” “Você não faz nada por mim”, é melhor sinalizar e estimular a pessoa dizendo  “sinto falta do seu carinho”, “gosto tanto quando você fala coisas legais do nosso relacionamento”, “me sinto amado (a), seguro (a) quando … preciso que você seja mais…”, “não gosto quando… isso me deixa triste”, “é importante você participar mais da minha vida para o relacionamento dar certo”.

Também criar oportunidades para aquilo que você quer, por exemplo:

  • Quer o parceiro (a) mais carinhoso (a)? Crie momentos para isso: Um jantar romântico, passeios que apimentem a relação, …

5 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo Post, namoro a mais de um ano um rapaz que não recebeu afeto da família, principalmente da mãe. A única lembrança de afeto que ele tem, foi do pai que foi assassinado na frente dele quando ele ainda tinha 10 anos. Ele não se relaciona com a família, hj ele tem 29 anos, quero muito ajuda-lo e esse Post me mostrou como devo agir para ajudar ele. Pois até então eu apenas cobrava dele a demonstração do amor que ele diz sentir.
    Eu ja sabia que a dificuldade dlee era exatamente por ele não ter recebido, mas nao conseguia entender a dificuldade dele não demonstrar. Eu ja estava pensando em desistir do nosso relacionamento por achar que talvez ele não sentisse realmente amor por mim. Pois eu tmb não recebi nada infância mas sou muito carinhosa com as pessoas que eu amo.

    Parabéns e obrigada!

  2. Oi preciso de uma ajuda ! Todos os meus relacionamentos os parceiros reclamavam qe sou fria que nao demonstro tanto sentimento, eu nao sei mais na minha cabeça eu sou carinhosa mais pro parceiro nunca ta bom me cobram carinho, atençao e eu nao sei mais de onde tirar forças pra nao deixar qe ele se va assim como todos foram eu o amo mais nao sei oqe eu faço de errado! To cansada de ouvir as pessoas falando que sou fechada sendo que eu nao acho que sou, nao acreditava que o erro estivesse em min, mais agora que estou quase perdendo de novo uma pessoa que eu amo acredito que a algum problema comigo e eu quero melhorar

  3. Obrigada estava precisando de uma ajuda pra lidar com meu namorado que tem essa dificuldade em expressar sentimentos e eu faço tudo pra agradar mais fica faltando o retorno dele .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome