“Não consigo ficar sozinho” / Emendar um namoro atrás do outro

Algumas pessoas tem dificuldade em ficar “sozinhas”, sem estar num relacionamento. Isso pode acontecer por:

  • Resistência de ficar “consigo mesma”, lidar com a própria “solidão” e carência.
  • Medo de encarar a vida “sozinha”, fazer suas próprias escolhas, lidar com as frustrações e conflitos emocionais.

A pessoa acredita que só está segura com alguém ao seu lado, com o olhar e “aprovação” do companheiro. Com esse pensamento fica cada vez mais insegura, buscando no outro sua autoafirmação, como se “só existisse” ou se sentisse “completa” quando está sendo acompanhada e desejada pelo outro.

Emendar um namoro atrás do outro pode criar problemas, levando a dificuldade de desenvolver o autoconhecimento. A personalidade se mistura com o jeito de “ser” dos namorados, ficando difícil de se reconhecer longe de um companheiro, o que provoca conflitos emocionais.

Quando está namorando, pode-se confundir o que gosta com o que o outro gosta, adotando a forma de levar a vida e de agir do parceiro. É como se assumisse um pouco da personalidade do companheiro.

Se não consegue lidar com a “dor” e sofrimento do fim de um namoro, a pessoa pode tentar “abafar” a dor começando outro relacionamento para preencher e “substituir” o antigo espaço que o outro namorado ocupava. Por isso é saudável “dar um tempo” depois de terminar um relacionamento.

É importante ter seu próprio tempo para digerir o fim de um relacionamento, para reavaliar a forma que se relacionou, o que foi bom e o que não deu certo. É a oportunidade para se “construir” novamente, reafirmar sua personalidade, refletir sobre o seu próprio “ser” e “querer”. Cada um precisa de um tempo, isso varia de pessoa para pessoa (quanto tempo durou o relacionamento, quem decidiu acabar, o motivo da separação, …).

Não dá para fugir das sensações que o fim de um relacionamento traz. É negativo querer amenizar as emoções do termino do relacionamento arranjando outro namoro. As perdas fazem parte da vida. Lidar com isso pode ajudar no amadurecimento e pode melhorar seu próximo relacionamento amoroso. É fundamental ser capaz de lidar com seus conflitos internos.

Quando a pessoa não consegue sair desse ciclo, é muito importante o processo com o psicólogo para trabalhar esse autoconhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome