Você sabe o que precisa mudar em sua vida e como fazer isso, mas não consegue / Etapas para superação

Às vezes a pessoa sabeo que fazer” para melhorar sua vida, conhece os passos para o sucesso, mas ela “não sai do lugar”, parece que alguma coisa a “prende”.

Para a mudança acontecer precisa: CONSCIÊNCIA, COMPROMETIMENTO, AÇÃO, DISCIPLINA e ESFORÇO.

            É interessante começar a observar e refletir sobre o padrão de pensamento e os próprios comportamentos. Um exercício bacana é fazer uma lista daquilo que precisa mudar / melhorar. Divida a folha em 6 colunas:

·         Primeira Coluna- Escreva aquilo que precisa e deseja mudar.

·         Segunda Coluna – Ao lado de cada questão, anote os sentimentos que surgem em relação ao que você colocou na primeira coluna (por exemplo: frustração, ânimo /desânimo, medo, confiança, ansiedade, tristeza, felicidade, desinteresse/interesse, pena, vergonha, indecisão, inferioridade, irritação, mágoa, pessimismo/otimismo, resistência, vontade,… ).

·         Terceira Coluna – Quais são os prejuízos e os ganhos que você tem mantendo essa postura?

·         Quarta Coluna – Quais pensamentos / “fantasmas” parecem estar enraizados junto à questão?

·         Quinta Coluna – Coloque ao lado de cada item, o grau de dificuldade para você realizar essa mudança.

·         Sexta Coluna – O que considera prioridade no momento? / aquilo que você precisa mudar logo.

Normalmente é melhor começar por aquilo que você considera mais fácil, mas dependendo, você não conseguirá começar pelo mais fácil se antes não modificar aquilo que está te prejudicando mais.

Conforme for conseguindo fazer uma mudança, passe a colocar em prática outro item da lista. É fundamental o comprometimento consigo mesmo para conseguir essas transformações. Não se deixe desanimar pelas dificuldades que podem aparecer no decorrer desse processo. Faz parte do caminho encontrar desafios e contratempos.

Quando não conseguir iniciar ou realizar essas etapas, é indicado o acompanhamento com o psicólogo.

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu vou tentar. Às vezes é tão difícil isso, e muitos consideram desleixo ou preguiça, mas simplesmente algumas pessoas se sentem bloqueadas. Presas, e enxergando só os empecilhos. Falo isso por mim que faço terapia há anos, mas ainda me sinto bloqueado e incapaz muitas vezes. Mas, acho que sempre é bom tentar. Refletir e fazer, por menor que seja o passo, acho que já deve fazer alguma diferença. Espero que isso ajude. Obrigado pela dica.
    Abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome