Pessoa otimista é mais feliz? / Foco nas soluções

Pessoas que conseguem ter olhar mais otimista sobre as coisas, sobre a própria vida, tendem a ser mais felizes. Costumam focar nas conquistas, não tanto nas frustrações e decepções. Conduzem os pensamentos para avançarem, para atividades que proporcionam satisfação e alegria. Essas pessoas costumam ter maior autoconhecimento.

Provavelmente, pensamentos positivos atraiam muitas coisas boas porque a pessoa está focada naquilo que quer conseguir, e por mais que encontre obstáculos, ela insiste em ultrapassá-los para atingir sua meta. Ela direciona o olhar de forma a ultrapassar barreiras e enfrentar as situações adversas, buscando soluções para seus problemas. Consequentemente, essa pessoa tem mais chance de atingir aquilo que deseja, pois persiste e faz várias tentativas, aprendendo com seus erros, não se abalando com as dificuldades ou deixando de “correr atrás” do que deseja.

É fundamental identificar aquilo que a própria pessoa precisa melhorar, que necessita modificar. Treinar a mente para encontrar as soluções e formas de “ser feliz” facilita a vida. Para isso, é muito importante se colocar diante as situações, buscando ser firme e ao mesmo tempo ser “leve” com a vida, o trabalho, a família e o dia a dia.

Fatores ambientais, familiares e de aprendizagem influenciam o estado emocional da pessoa. Existem questões da própria personalidade, e a forma que a pessoa administre sua vida, como ela lida e encara suas vivencias e lembranças. Para manter o estado de felicidade é interessante buscar constantemente:

  • Autoconhecimento
  • Motivação para a vida, proporcionando momentos de bem estar (aquilo que a traz prazer)
  • Renovar desejos e metas a cada fase
  • Cultivar relações saudáveis
  • Realizar atividades que trabalhe o corpo e a mente, mantendo qualidade de vida

É natural não estar 100% feliz, e também ocorrerem situações (frustrações, perdas, decepções) que levem a pessoa ficar desanimada e triste em alguns momentos. Caso a pessoa não consiga lidar com as situações que lhe ocorreu (seja ela uma pessoa positiva ou não), entrando em estado deprimido por período estendido, prejudicando sua vida pessoal e profissional, é necessário realizar atendimento psicológico.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome