Como aumentar oportunidades de trabalho? / Comunicação e Contatos profissionais

Networking é a rede de contatos pessoais e profissionais que pode ajudar a impulsionar a carreira profissional. Participar de encontros e eventos aumenta as chances de enriquecer sua rede de contatos. Nessas ocasiões é preciso ficar atento para deixar boa impressão.

Sorria, mostre-se positivo. Todos gostam de pessoa gentil, educada e solícita.

Vestimenta e postura devem ser adequadas ao ambiente frequentado. Avalie qual imagem você passa e qual gostaria de passar. Pessoas próximas podem ajudá-lo nessa análise.

• Não fique isolado ou somente com quem já conhece. Amplie seu networking, tenha iniciativa, mostre suas qualidades. Mas tome cuidado para não parecer ansioso ao expor suas aptidões. Durante a conversa é interessante escutar mais e falar menos. O segredo é o equilíbrio, demonstre empatia pelo outro, ao que ele diz, e em momentos oportunos, fale sobre o que está realizando profissionalmente.

• Seja objetivo e claro. Saiba pedir ajuda sem invadir o espaço do outro ou ser inconveniente, nem sempre a pessoa poderá ajudar, e às vezes ela não estará num “bom dia”. De qualquer forma, agradeça sem parecer bajulador. Você também pode se oferecer a ajudar sem esperar algo em troca. Isso não significa que não poderá recusar algo ou dizer “não”.

• Ao final dos encontros e eventos, é conveniente dizer que retornará o contato com a pessoa. Ao informar sua intenção, evitará o risco de ser importuno. É interessante trocar cartões de visita. Também pode se utilizar da internet (face, blog, email) para manter o contato. Mas as redes sociais exigem cuidados, não se exponha ou cometa erros de português.

Desenvolver a habilidade de se comunicar transmite credibilidade, possibilitando futuras parcerias. Para isso é importante sentir-se seguro. Então reflita: Você se sente confiante? Dê oportunidade para seus potenciais “aparecerem”. Trabalhe suas inseguranças. Inicialmente, você pode treinar com alguém que se sinta a vontade, ele poderá ajudar a analisar e melhorar sua postura, tom de voz, ritmo de conversa. Dê abertura para receber retornos positivos e negativos, esses conselhos te ajudarão a aprender com erros e acertos.

É importante criar e aproveitar as oportunidades, treinar a comunicação, constantemente se autoavaliar e trabalhar pontos que precisam melhorar. É preciso ser persistente. Foque na conquista, não nos obstáculos. Se desafie, aproveite as dificuldades para crescimento pessoal e profissional. O psicólogo poderá ajudar a superar obstáculos caso necessite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome