O que acontece com pessoa que guarda mágoas do seu namorado(a) / esposo (a)? / Formas de superar as mágoas do casal

É natural desentendimentos na relação amorosa já que o casal troca muitas experiências. Existem formas diferentes de agir, pensar e demonstrar sentimentos. Cada pessoa “funciona” de um jeito, e nessas diferenças entre o casal podem surgir mágoas, seja por opiniões ou comportamentos que um não concorda com o outro.

Quando a pessoa não consegue lidar com uma mágoa em relação ao outro, qualquer momento pode se tornar motivo de briga. Por ela “carregar” sua mágoa, pode se tornar agressiva com aquele que “provocou” essa emoção. Essas mágoas acumuladas acabam “desgastando, minando e estragando” as relações. E assim, o relacionamento fica “pesado”.

Muitas vezes o outro pode até falar “não é motivo para tanto”, mas justamente é porque a pessoa está com uma carga emocional carregada em relação ao companheiro que pequenas coisas podem resultar em brigas e acusações. Ela “puxa” questões lá de trás e responsabiliza o namorado por todos os problemas. E os problemas, se não trabalhados, não terão fim, será como uma bola de neve, que vai crescendo conforme surgem mais mágoas (muitas vezes criada pela própria pessoa por estar sensível a tudo que o companheiro lhe diz).

Por esse motivo é fundamental trabalhar o emocional, estimulando o diálogo (assertivo) entre o casal. É preciso saber administrar e conduzir os sentimentos (raiva, irritação, impaciência, …) para não “destruir” a relação:

  • Quando o casal estiver “a flor da pele”, bravos, é melhor se afastarem e esperarem se acalmar, para então, em outro momento, buscarem formas de lidar com a situação.
  • Coisas “engasgadas” podem prejudicar. Nem sempre é interessante falar absolutamente tudo para o outro, mas é importante sinalizar e ser objetivo ao falar o que não gostou para que não se repita, e também para que as coisas possam ser esclarecidas caso necessário.
  • Identificar o que não foi bem resolvido e enfrentar a ferida emocional. Conversar com o parceiro, com o objetivo de superar os desentendimentos e a partir disso, não ficar remoendo o que já foi colocado “um ponto final”.
  • É importante o casal aprender com as brigas, vendo o que cada um precisa melhorar. É fundamental se ajudarem na superação das mágoas, buscando soluções juntos.

Nem sempre é fácil perdoar, mas de qualquer forma é necessário lidar com a mágoa para que ela não consuma a própria pessoa que sente essa dor emocional. Se a pessoa deseja continuar a relação com o parceiro, é importante ela estabelecer limites, ser clara ao falar o que não deseja mais que aconteça e superar o passado.

Quem carrega a mágoa pode se tornar “amarga” e negativa. Caso a pessoa não consiga “diluir” essa mágoa sozinha, é fundamental o acompanhamento psicológico.

27 COMENTÁRIOS

  1. O que fazer com a ignorância da minha esposa com as brigas que esta me consumindo ja nao to mais suportando ainda resisto porque amo demais a minha esposa o que posso fazer para mudar esse quadro

  2. Eu já conversei e pedi para meu marido não fazer o que eu não gosto inúmeras vezes, mas sempre repete o mesmo erro. Eu já não consigo perdoa-lo e a cada momento que eu o vejo ou ele fala comigo, sinto raiva só de olhar a cara dele. Como devo proceder??

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome