Perdoar ou não perdoar traição (infidelidade)? / Dúvidas e conflitos na relação amorosa

Cada pessoa encara a traição de uma forma. Tem aqueles que não conseguem perdoar e não voltam a confiar. Outros (mesmo feridos) querem dar uma nova chance ao companheiro e a si mesmo. Mas pode surgir dúvidas e conflitos no resgate da relação saudável para o casal que tenta superar a infidelidade.

É natural levar um tempo até o casal conseguir se recuperar da traição. Ambos podem sentir o desgaste emocional nesse tempo de reconciliação.

Depois de uma infidelidade a pessoa sente que perde o chão, fica confusa, questiona-se, fica mais desconfiada. Normalmente também fica em dúvida sobre o que sente. O amor e a raiva se misturam.

Às vezes é necessário reavaliar o que deseja nessa relação, o que está disposto ou não. Para isso alguns precisam se distanciar do parceiro (não necessariamente fisicamente, mas emocionalmente) para se perceber e se reconhecer sem esse outro, entendendo o que realmente quer.

O autoconhecimento é fundamental para a pessoa lidar com suas mágoas, para ela responder a si mesma se quer continuar a relação. Fazer uma lista pode ajudá-la entender sobre os seus sentimentos confusos.

  • Por que quero continuar a ficar com a pessoa? O que ela significa para mim?
  • E se eu me separasse, como seria?
  • Quais são os ganhos e perdas em manter ou não essa relação?

Também é importante entender como estava a relação antes da descoberta da  infidelidade:

  • Como estava o casal quando ocorreu a traição?
  • Existia algum tipo de distanciamento (emocional ou físico)? Mágoas não resolvidas?
  • Conseguiam conversar e lidar com as questões que envolviam o casal?
  • Existiam momentos para o casal namorar? O casal se preocupava em conquistar um ao outro?

Pontos para pessoa traída refletir:

  • O outro está realmente disposto a mudar e melhorar para a relação dar certo? E o que “eu” estou disposto?
  • Estou disposto a tentar voltar a confiar na pessoa? Estou disposto a lidar com a traição, superar e construir novamente essa relação? Consigo voltar nesse relacionamento sem ficar resgatando o passado?
  • Como eu e meu parceiro (a) podemos fazer isso juntos? O que é preciso mudar? Por onde começar?

Naturalmente será um processo muito doloroso para ambos. Depende muito do casal, o que cada um está disposto a perdoar e a modificar.

A conversa (assertiva) entre os dois é muito importante. Normalmente é indicado acompanhamento psicológico para não ocorrer problemas no futuro (por exemplo: o traído não se utilize da infidelidade para agredir, alfinetar ou exigir as coisas de quem traiu). Quando o casal consegue trabalhar o emocional, pode se beneficiar e tornar a relação íntima e sincera.

 

6 COMENTÁRIOS

  1. Ola…tenho 39 anos e depois de quase 20 anos de relacionamento meu marido e disse que me traiu…e pior que engravidou a mulher….fiquei sem chão!!!Tenho dois filhos lindos…Meu marido não quer se separar…diz que foi só um deslize….Mas entra em questão tantos fatores…que ainda não sei o que é melhor pra mim e para os meus filhos….Dra Michelli será que consigo superar esta dor sem fim????

    • Boa tarde Cari,

      Realmente, a dor parece sem fim, é como se fosse um processo de luto…
      São tantas questões que você relata que estão envolvidas não é mesmo?! Talvez nesse momento seja interessante você fazer acompanhamento com o psicólogo para entender o que foi ferido, como estava a relação do casal antes e agora, o que você está disposta ou não…. É importante buscar as suas respostas dentro de você mesma… Algumas pessoas conseguem superar, outras não… mas o importante é aquilo que será bom e positivo para você… reflita antes de tomar decisões, o psicólogo poderá te ajudar a clarear toda essa névoa…

      Abraço!
      Psicóloga Michelli Duje

  2. Fui traida. Tentei a reconciliação . Ele voltou a apeontar. Pedi que saisse de casa. Ele voltou direto para amante e hj ela está grávida. Eu não consigo dormir e o pouco que durmo 2 hs por exemplo acordo pensando na situação e com muita dor no peito. Só penso nisso. Pior que após ele sair de casa quando eu pedi ele tentava reconciliar já estando com a outra é a deixou engravidar consciente e mesmo assim não deixava de vir atrás de mim. Quando descobri a filha ele ainda negou. Sendo que um dia antes tínhamos acertado que voltariamos juntos. Quero tirar essa ansiedade de mim. Isso pode ter gerado uma tag ?

  3. Ola descobri uma traição de meu marido com uma ex namorada de 24anos atrás e vieram a se encontrar novamente e tendo um caso amoroso só que gosto dele mais não to conseguindo me senti feliz depois de tudo isso não me sinto bem e não consigo para de pensar no que me fez as vezes sinto que nosso casamento acabou pois não consigo acreditar nele mais o que devo fazer doutora.

  4. Boa noite…fui traída por três vezes e duas vezes perdeu vatamos e ele por um tempo me respeitava aí veio um primo dele passar um tempo com a gente por estar se separando e não​ ter onde ficar…recebi de bom grado em nossa casa,mas aí não demorou muito eu saia pra trabalhar e eles desempregados ficavam em casa até que ele disse que queria dar um tempo e ficar sozinho eu não aceitava muito isto até que cheguei em casa ele estava a falar com alguém no celular e mandou eu falar baixinho e fora as coisas que ele falava pra me humilhar como mulher…eu cancelo e arrumei algumas coisas e fui pra casa da minha filha treze dias depois eu voltei pra pegar algumas coisas e ele me disse que eu não podia entrar aí como que não vou entrar na casa que morei com ele treze anos…eu precisava entrar e ver até que entrei e vi o primo com a namorada…e tinha uma outra mulher lá com ele eu não fiz nada arrasada mantive a dignidade de entrar pegar algumas coisas me despedir dos cachorros e pedir desculpas por esta encontrando eu me segurei e disse eu mereço ser feliz olhar pra frente foi muito ruim doeu tanto queria morre ele ficou na porta do quarto parado a me olhar dizendo que não era o que eu estava pensando que não tinha acontecido nd…chamei ele de canalha e covarde ele disse que queria conversar eu disse que n ia adiantar fui embora …
    Conheci uma outra pessoa que me fez muito bem…e ele veio atrás e eu não resisti e hoje eu estou com ele mas não consigo me aceitar que voltar pra quem me fez muito mal eu não me sinto feliz, não consigo esquecer e ainda dói muito td estou me sentindo perdida como posso lidar com isto?

  5. Boa noite…fui traída por três vezes e duas vezes voltamos e ele por um tempo me respeitava,aí veio um primo dele passar um tempo com a gente por estar se separando,por não​ ter onde ficar…recebi de bom grado em nossa casa,mas aí não demorou muito,eu saia pra trabalhar e eles desempregados ficavam em casa…até que ele disse que queria dar um tempo e ficar sozinho,eu não aceitava muito isto…até que cheguei em casa ele estava a falar com alguém no celular e mandou eu falar baixinho e fora as coisas que ele falava pra me humilhar como mulher…eu cansei a arrumei algumas coisas e fui pra casa da minha filha trez dias depois eu voltei pra pegar algumas coisas e ele me disse que eu não podia entrar,como não vou entrar na casa que morei com ele treze anos…eu precisava entrar e ver…até que entrei e vi o primo com a namorada…e tinha uma outra mulher lá com ele…gente adimensão desta dor não tem explicação…eu não fiz nada arrasada sem entender nada…mantive a dignidade de entrar pegar algumas coisas me despedir dos cachorros e pedir desculpas por esta encomodando… eu me segurei e disse eu mereço ser feliz…olhar pra frente…foi muito ruim,queria morre,ele ficou na porta do quarto parado a me olhar pegando algumas coisas,dizendo que não era o que eu estava pensando…que não tinha acontecido nd…chamei ele de canalha e covarde ele disse que queria conversar um outro dia…eu disse que não ia adiantar,fui embora …sofri muito aí sair dali…aí me entreguei a dor desalinhada que eu segurei pra não mostrar a minha derrota pra eles…
    Conheci uma outra pessoa que me fez muito bem…e ele veio atrás e eu não resisti e hoje eu estou com ele…mas não consigo aceitar que voltar pra quem me fez muito mal…eu não me sinto feliz, não consigo esquecer… ainda dói muito…estou me sentindo perdida como posso lidar com isto?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome