Por que algumas pessoas deixam de fazer parte da sua vida? / Como Amizades e Relacionamentos ficam “desgastados”

É natural que algumas pessoas que fizeram parte da sua vida, depois de alguns acontecimentos, fiquem distante. Isso normalmente acontece porque a pessoa e você deixaram de ter afinidades e coisas em comum. O rumo e “necessidades” da vida de cada um passaram a ser diferente. Decepções também podem entrar no motivo desse distanciamento.

Talvez a relação estava “desgastada”:

  •  Estava com dificuldade de dizer ao outro coisas que te incomodavam? Ou então o outro é quem não podia dizer o que você fazia e o incomodava?
  •  O outro demonstrava comportamentos que estavam sendo agressivos e invadiam o seu espaço? Ou então, você agia dessa forma?
  •  Os caminhos, interesses, formas de pensar e agir de cada um eram diferentes?

“Algo” faz com que as pessoas se “enxerguem” de forma diferente. De repente a pessoa não é mais aquela que imaginava. Ou então já não é mais “interessante” nessa fase da sua vida. De qualquer forma, é importante “aprender” e tirar “proveito” do que foi vivido ao lado dessa pessoa. O que essa relação pode ter lhe acrescentado ou ensinado?

Vale à pena refletir se não existe algo seu nesse distanciamento. Talvez não tenha sido algo que o outro fez, ou que ele mudou. Talvez seja algo seu, suas dores, suas frustrações, suas dificuldades ou suas próprias mudanças (de interesses, comportamento, …) que provocaram esse afastamento. Nem sempre é o outro, é necessário refletir o que foi e é seu nisso tudo.

Essa reflexão ajuda a superar e lidar com esse distanciamento, também ajuda a entender quais são as suas escolhas e motivações nesse momento. A partir disso pode refletir se é importante você:

  •  Criar novos vínculos com outras pessoas, porque a pessoa que você se distanciou já não tem mais coisas em comum com você, ou então não “vale à pena” voltar a ter contato com ela.
  •  Tentar voltar a ter contato com aquela pessoa que não está mais fazendo parte de sua vida, porque percebeu que quem se distanciou foi você, e não ela. Ela demonstrava ser uma pessoa que era importante e lhe fazia bem.

Se você ficar preso ao passado, e não conseguir lidar com a falta ou a decepção em relação à alguém, é indicado o acompanhamento com psicólogo.

11 COMENTÁRIOS

  1. Para mim, acredito que não importe os motivos pelos quais as pessoas se afastam mas sim o ‘porque se afastam de nós’. Elas se afastam porque nunca foram nossas amigas de verdade. Não existe constrangimento na presença de um verdadeiro amigo. Os verdadeiros amigos podem errar conosco sim mas quando percebem que ‘pisaram na bôla’, pendem perdão e se redimem e a ligação segue sadia e interessante. Hoje em dia, tudo gira em torno de interesse mesquinho, em uso e abuso e nada mais. Infelismente.

  2. É mto triste ver os supostos “amigos” afastarem-se de nos. Ultimamente isso tem me acontecido e de uma forma geral e então tive que pensar na minha vida e tentar perceber o que se estava a passar e algo estava errado, porque estava acontecer com vários amigos e então achei mesmo que o problema era meu e decidi pedir ajuda para pereceber melhor o que poderia ser…..mas custa muito sentir q nos viram as costas!

  3. Eu tive um relacionamento 01 e 1 mês , só que infelizemente , acabou a um mês , estou muito chateada e decepcionada com ele, pq nós somos , maduro eu vou fazer 44 anos e ele tem 47 anos , porém eu vi nele , que
    não tinha objetivos , de vida , tava bom mora , com mãe , e ele vivendo de bico , queria muito mudar isso , eu achei , que ia conseguir , que nada , só me decepcionei é muito , só mentiras ,e ainda nem quis passar o ano novo , viajando para RJ nas custa da mãe foi muito triste , acho que nunca , gostou de mim , porque menos de um mês de afastamento , já estava enviado mensagem para outra, eu não quis nada com ele nas rede sociais , para não sofre mais , mas para ele parece que foi um alivio acabar nosso relacionamento , eu estou me sentido muito dececionada , triste é mal , com tudo isso , ele não esta nem ai , minha história é triste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome