“Não consigo receber elogios” / Conflitos e perigos em não aceitar os acertos

Ao longo da vida, todos receberão elogios e críticas. É importante o equilíbrio para que a pessoa possa ouvir e aceitar dos outros essas análises e opiniões. É assim que ela conseguirá melhorar os pontos que precisa, fortalecerá o seu emocional e gostará de si mesma.

Normalmente, a pessoa que não consegue receber elogios é aquela que se cobra, é insegura, tem dificuldade de se aceitar. Sempre acha que precisa “fazer mais”, suas vitórias nunca são o suficiente.

Pode ser muito prejudicial não reconhecer aquilo que fez de “bom”. Se apenas olhar para os erros, vai permitir que as coisas “ruins” se aproximem:

  • Ter pensamentos negativos e autopunitivos. 
  • Não se achar merecedora, interessante e capaz.
  • Essas questões podem levar a pessoa a se autossabotar, a “buscar” coisas que não a faça bem, permitindo que os outros a tratem mal.

Quem está nesses ciclos de pensamentos, deve “cortar” e interromper essa autopunição.

É muito importante saber reconhecer o próprio valor. Olhar para tudo que conseguiu, que “acertou”, e saber se valorizar. Desta maneira, “atrai” respeito de si mesmo e dos outros.

Para aceitar e reconhecer os elogios, é preciso que a pessoa acredite nela mesma, sinta-se merecedora, perceba suas qualidades e suas conquistas / méritos.

Quando a pessoa não consegue ver o que tem de “positivo”, é indicado o acompanhamento com o psicólogo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome