“não sinto vontade de fazer as coisas” / Formas de vencer o desânimo e ter disposição para a vida

Algumas pessoas se sentem “perdidas”, sem vontade de “fazer suas coisas” ou “fazer algo na vida”. Acreditam que suas vidas não têm sentido, que são incapazes ou que não são “boas o suficiente”.

É importante o investimento e a dedicação nas relações pessoais, na saúde física e emocional, ter momentos de lazer, criar projetos na carreira, …. A pessoa que espera a vontade “aparecer” para então criar projetos em sua vida, pode ficar desanimada, deixando a “vida passar”.

Às vezes a pessoa acredita que um dia sua vontade “aparecerá” como num passe de mágica, mas isso é pouco provável. É difícil sentir disposição para fazer as coisas sem antes descobrir quais são os seus interesses. Para isso é preciso “experimentar”, começando a provar aquilo que possa se tornar um interesse algum dia:

  • Selecionar “coisas” que possam se tornar um desejo ou interesse,
  • Planejar e traçar metas sobre esses possíveis interesses,
  • “Fazer a coisa acontecer” (ter ação),
  • Dar continuidade àquilo que se propôs.

A vontade e a motivação costumam vir junto com a sensação de bem estar, com a expectativa de se sentir “completo”, com o comprometimento e objetivo de viver a vida. Mas mesmo assim não é sempre que as pessoas sentem disposição para as coisas, não por isso elas abandonam os seus interesses ou abandonam a elas mesmas. Por exemplo:

  • Mesmo sentindo preguiça em alguns momentos, a pessoa pratica atividades físicas.
  • Nem sempre a pessoa quer levantar todos os dias de manhã da cama para trabalhar (mesmo gostando da profissão), mas ela “liga no automático” e simplesmente “vai”.

É “muito bom” ter perspectivas e sonhos, mas isso só é possível se a pessoa souber o que ela quer. O autoconhecimento e o esforço são necessários para se sentir estimulada. É fundamental criar objetivos e “correr” atrás deles para então sentir a Vontade.

Quando a pessoa não consegue fazer isso, é importante o acompanhamento com o psicólogo. O psicólogo auxilia a pessoa entender sobre si, sobre as suas necessidades, sobre os seus interesses, ajudando  superar os conflitos emocionais e traça objetivos para o seu bem estar.

35 COMENTÁRIOS

  1. A fé em Deus, que somos espíritos eternos, que estamos aqui para evoluir, basta pedir ajuda que será ajudado pelo plano espiritual. Além da ajuda psicológica e os medicamentos, e muito importante se conectar com o você mesmo, a depressão é doença da alma, querer desistir de mesmo…mas acima de tudo se ame, se valorize, faça contato com a natureza, procure se instruir com leituras espirituais, física quântica, pois vão conseguir se melhorar. Um abraço fraterno à todos!

  2. A fé em Deus, que somos espíritos eternos, que estamos aqui para evoluir, basta pedir ajuda que será ajudado pelo plano espiritual. Além da ajuda psicológica e os medicamentos, e muito importante conectar -se com você mesmo, a depressão é doença da alma, querer desistir de si mesmo…mas acima de tudo se ame, se valorize, faça contato com a natureza, procure se instruir com leituras espirituais e edificantes, física quântica, pois vão conseguir se melhorar. Um abraço fraterno à todos!

  3. Estou me sentindo assim,triste,pra baixo,sem animo.Com vontade de chorar.O duro é que nessas horas não há ninguém que possa ajudar a gente.Ontem fui desabafar com meu marido,e não deu em nada,parece que ele entrou no mesmo estado que eu.Estou sem animo pra fazer exercicios,me sinto pessima mãe,e sinto um cansaço constante,que se deixasse eu dormiria 3 dias seguidos.Olho em volta e penso que essa vida de dona de casa é muito chata.Só serviço,cozinhar,lavar,passar,cuidar da casa e das crianças…me sinto desvalorizada pelo meu marido tambem.Faço dieta e exercicios pra ficar bonita pra ele,mas ele nem da bola,não elogia,não fala nada.Enfim,espero que seja só uma fase,que passe logo…

  4. A vida não é fácil pra todo mundo, mas não podemos desistir. Estou desmotivada também,sem emprego, sem diploma,sem carreira,aos 24 anos, é uma pressão muito grande pra que voce seja alguém em meio a tantos impedimentos. Vc tem que nadar contra a maré e ainda dar conta de todas as opiniões da sociedade e dos achismos sobre sua vida. É complicado, pior de tudo é estar desempregada, não conseguir fazer o que quer e o que possívelmente te traria sensação de realização profisional/pessoal.
    Mas espero que Deus nos ajude, Ele é a minha força nos dias em que acordo e me sinto uma completa inútil e fracassada, quando o ânimo me falta,Ele é o ânimo, quando a alegria acaba, Ele é minha alegria. Que a gente tenha fé mesmo sendo dificil ás vezes, mas acredite não é impossivel. Existe uma força dentro de nós que nem imaginamos que temos, e só pelo fato de não termos desistido tirando nossa própria vida já somos vencedores!

  5. É normal sentir o cansaço físico e psicológico quando se esta desanimado né!
    Mais E sentir cansaço ao extremo de conviver com algumas pessoas?
    É como se agente simplesmente enjoasse de ter um simples convívio com certas pessoas!

  6. Eu tenho condição extrema de Misantropia, não consigo conviver com pessoas e grupos sociais de nenhum tipo. Passei uma boa parte da minha vida como programador de computador, eu amo maquinas mais do que pessoas, eu até mesmo quase considero pessoas não são muito diferentes de programas sendo executados, se você consegue encontrar as variáveis que definem cada individuo, basta apenas criar o algoritmo certo e elas vão fazerem oque você quiser. E funciona perfeitamente. É incrível como 99,9% das pessoas que conheci são movidas apenas pelos seus interesses. Deve ser por isso que eu tenho 12 contatos no meu Facebook, são as únicas pessoas que eu considero talvez como seres humanos, o resto são bonecos para mim, desempenhando uma função a elas estabelecida pela sociedade, governo ou empresas. Quando você se perguntar quem você é, eu te digo, para o governo você é seu RG, para bancos e lojas você é seu CPF, para empresas você é sua Carteira de Trabalho e depois será um código de registro dentro de seus bancos de dados com funções de operador, e todo dinheiro que você adquirir será para suprir outra cadeia de fatores dos quais você se tornou dependente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome