Por que as pessoas sentem solidão? / Diferença em sentir solidão e estar sozinho

Muitas vezes a pessoa se sente só no mundo, isso não significa algo negativo. É natural ter esse sentimento em algum momento da vida, mas se torna preocupante quando a pessoa sente a solidão com freqüência, interferindo a sua vida pessoal e / ou profissional.

A vida agitada pode contribuir para essa sensação de solidão, já que falta tempo para investir nas relações pessoais.

Alguns acontecimentos (ex: falecimento de alguém próximo, separação) e dificuldades emocionais (ex: baixa autoestima, dificuldade em se comunicar) podem levar a pessoa a se sentir:

  • Abandonada, insegura, desprotegida, sem apoio, incapaz
  • Incompleta, como se faltasse algo. A pessoa pode tentar preencher essa falta com droga, álcool, … ou também ela pode se tornar dependente emocionalmente dos outros, sempre buscando aprovação e reconhecimento
  • Sem sentido ou objetivos na vida, ficando desmotivada e desanimada

            Existe diferença em estar sozinho e sentir solidão. A pessoa que sente solidão no dia a dia pode ter emoções negativas (como as citadas acima). Já quem se permite ficar sozinho em alguns momentos, pode aproveitar a oportunidade para escutar os próprios sentimentos, amadurecer e colocar os pensamentos em ordem, aumentando o autoconhecimento, acolhendo e curtindo a própria companhia. Ter momentos só pode ser muito positivo e saudável.

            Quem sente solidão a maior parte do tempo, tem que ficar alerta, porque isso pode ser sinal de depressão. O quadro de depressão mais grave pode levar a pessoa a pensar que a única saída e solução é o suicídio. Para não chegar a esse ponto e ter risco de desenvolver quadro de depressão, é indicado o acompanhamento com o psicólogo quando a pessoa não consegue lidar com a sensação de solidão.

26 COMENTÁRIOS

  1. Dra, eu me sinto sozinha , me desmotiva pq só eu q procuro as pessoas.Isso me afeta tanto que acabo deixando os meus objetivos de lado, não me dá vontade de fazer nada. Por não ter amigos tenho medo de aceitar um relacionamento com alguém que me trate mal ou ficar presa a pessoa, eu tenho 20 anos e absolutamente não tenho amigos e nunca namorei, tenho muito medo de viver assim para sempre e sempre me pergunto oq tem de errado cmg , bem não adianta falar com ninguém aqui em casa. Já fiz terapia, e não me ajudou a resolver esse conflito, acho q sou me deixou mais preocupada ainda .Vejo q não vivo q nem as pessoas da minha idade, as únicas pessoas que me dá feedback são garotos, os quais só querem ficar comigo depois arrumam uma namorada acaba amizade tudo , nem tento mais me reaproximar para não ficar me humilhando, tudo pela internet , quase não fico com ninguém. As vezes, quero sair bater papo com alguém e não tem ngm , todo mundo tem uma desculpa para mim.Me pergunto :Oq tem de tão errado cmg?

    • Eu me sinto só sempre tbm, apesar de eu ter um namorado que sabe das minhas crises e sempre tenta me ajudar. Eu me sinto só, as pessoas comecam a falar comigo e do nada me drixam de lado, quando conhecem outras, eu vou atras ddas pessoas e ninguém corresponde, talvez eu tenha algo que afasta todos de mim. Eu tbm ne fiz terapia. Mas hoje não mais. Eu me identifiquei com o que você sente..e super entendi é horrível saber que não tem ngm nem p ir ali dançar.

    • Meu Deus!eu tô passando pela mesma coisa igualzinho,eu preciso de ajuda.tenho medo de falar para minha mãe e ela achar idiotice por que ela nunca acha que algo de arrado quando realmente tem.nunca fui ao psicólogo,e acho que ele pode me ajudar,eu tenho 15 anos e meu amigos não ajudaram muito,com certeza eles falaram aquilo que todo mundo fala “não precisa ficar assim” “eu to aqui” mais sendo que nem estão comigo,está todo mundo seguindo sua vida e me deixando para trás e eu não consigo acompanhar.preciso de ajudar,preciso de alguém

    • Hey larissa eu também sou como voce sempre sozinho desmotivado pra tudo na vida não vejo graça nas coisas….as vezes me pergunto tambem se tem algo de errado comigo.

    • Oi lariiii, achei que fosse a única que me sentisse assim!! me sinto sozinha também constantemente principalmente com relação a amizade OS MESMO MOTIVOS que os seus, por mais que eu tente me relacionar com alguém em questão de amizade parece que as pessoas só me querem por perto como “estepe” tenho 18 anos kkkkkkk também n faço nada que as pessoas d as minha idade fazem e não entendo o porque disso porque sei que sou alguém legal.. mas faz falta vx conversar com alguém a família as vezes n leva a sério acha que é “frescura “

  2. Dra. Depois de minha última tentativa de relacionamento,que foi há uns dias,estou me sentindo muito sozinha.
    Meus amigos me abandonaram da minha antiga escola,meus amigos da minha escola recente,me julgam e me interpret de modo errado.
    Farei 16 anos em agosto,mas já passei e passo por muitas coisas fortes.
    Uma de minhas professoras fala que não só sou eu que passo por momentos difíceis,disso eu sei mas…sou uma pessoa com uma sensibilidade enorme.
    Olha,moro com minha mãe e minha irmã,mas minha mãe é muito brava comigo,não deixa eu fazer nada fora de casa e desconfia muito de mim. Dou motivos para desconfiar desde os 14 pra 15 e ela desconfia de mim desde que tinha 12…
    Como não tenho ela para me ajudar,nem meus amigos e nem alguém em um relacionamento,me sinto muito sozinha,muito mesmo. Não sei o que fazer.

  3. Dra n sei o pq mais me sinto sozinha,eu sei q n estou pois tenho alguns amigos poucos mais tenho e tenho minha mae so q quase n vejo ela.Depois q ela saiu de um relacionamento problematico de 10 anos devido a uma traiçao e agressividade ela se tornou uma pessoa de 20 anos q
    acha q pode fazer qualquer coisa incluindo ficar com homens casados e mais novos e ela tem 33 anos.
    Nunca tive uma figura paterna pra me dar apoio e agora n tenho a atençao de mae q eu preciso fico sozinha em casa pois minha mae trabalha e as vezes sai por ai tem a minha vó mais n cresci com ela entao n tenho aquele coisa de võ e neta e ela liga muito pra mim passo a maior parte do tempo vendo o quanto a minha vida é uma merda e q n tenho ninguem pra me dar apoio chego ate a ficar meio deprimida e isso acaba afastando os poucos amigos q eu tenho mais n posso contar pra eles oq esta acontecendo pq sinto q n vao me entender pq eles n passam por esses problemas entao se possivel me de um bom conselho de motivaçao pra poder lidar com isso

    • olha amanda eu sei o que voce esta passando pois comigo nao e diferente todos me amam mais nao sinto nada me sinto tao triste so quero alguem para dizer que amo para confiar desabafar estou muito triste sou triste sinceramente amanda nao tenho mais animo para nada eu nao vou desistir da vida ainda por mais que eu esteja destruido e nao tenha ninguem e muito dificil eu quero tanto alguem para preencher esse meu vazio

  4. Eu sinto um poço de tristeza e infelicidade dentro de mim, isso já tem uns quatro anos, me sinto tão sozinha que quero morrer. Meu trabalho contribui para que eu me sinta assim tb, mas trabalho não está fácil para eu sair se onde estou. Eu não consigo manter um relacionamento, os caras ficam atrás de mim, mas depois que tem o que eles querem, somem, não quer saber de mim, eu não faço nada de errado, ajo com eles como qualquer mulher agiria na minha idade (25) eu não saio, quase não tenho amigos, eu me afastei das pessoas pq me sinto insegura, eu até me acho bonita, mas acho que não tenho nada de bom para oferecer… As vezes acho que por isso ninguém me quer. Eu comecei a ter pensamentos suicidas constantemente, eu não tenho coragem de cometer de fato, apesar de eu me sentir tão infeliz eu acredito que Deus tem um propósito na vida de todos. Mas tem dias que é insuportável viver. Eu não tenho com quem conversar sobre esse problemas que estou passando, as pessoas não entendem. Eu queria muito poder ter com quem contar, um namorado que goste de mim de verdade. Ha duas semanas conheci um cara, a gente teve dois encontros, ele já não fala mais comigo… Eu me sinto tão mal com isso, não sei se foi algo que falei, se o problema sou eu mesma, e o pior de tudo isso é que eu estou com suspeita de estar grávida… Espero que não :'( Eu peço a Deus todos os dias que ele me leve desse mundo, pra mim não dá mais

  5. Dra já tem algum tempo que venho me sentindo sozinha, eu tenho pessoas que converso e tals mais é raro alguém puxar assunto comigo é mais eu que puxo assunto e quase sempre penso que posso estar incomodando a pessoa, e com isso acabo parando de falar com essas pessoas… tô cansada de insistir de fala com certas pessoas, a rejeição pela internet dói mais que ao vivo, me sinto sozinha mesmo com pessoa a minha volta… já nao sei mais oq fazer, nunca procurei ajuda será qe tá na hora de fzr isso?

  6. Eu tenho 20 anos, me sinto sozinha e estranha desde criança, todos dizem que sou linda, minha beleza é radiante mas ninguém consegue olhar, quem sou eu de verdade, sempre que começo a sair com algum um cara passa um tempo ele começar a gostar de mim como amiga, já aconteceu tantas vezes que eu nao sei mais o que fazer, meus pais esperam que eu seja a filha perfeita, e tem o desemprego também que é um problema faz 6 meses que nao trabalho, tenho uma agonia de andar na rua sozinha, medo de sofrer, e sair do controle, tenho parecer feliz pra não responder perguntas, esqueci tem a faculdade também que tá uma merda, não sei mais o que fazer a cada dia tudo piora na minha vida, até a fé em Deus não tenho mais .

  7. Gente como é ruim,realmente tambem sempre me senti assim,oq eu faço corro pra relacionamentos que sempre acabam sendo frustrados, me machuco mais,procuro forças pra continuar ate pq so tenho 20 anos,mas é muita coisa ruim que eu sinto,fico muito confusa,solidão carência, minha familia total se afasta de mim por mais que eu more com eles, penso comigo sou tão legal,tao sincera tão amiga,mas mesmo assim frustações veem quem sabe podemos se ajudar 🙁

  8. Desde os meus 10anos meu pai e minha irmã nunca se intenderam,vivem a vida a discutir e sempre que minha irma pedi pra eu ir a casa dela meu pai nao aceita e muito menos passar o dia com ela e essa situacao so tem piorado e eu sinto sozinha pois meu pai nao fala com minha irma meu pai porque toda vez que falam tem que haver uma discussão e faz de tdo pra me manter longe da minha irmã com o pretesto de o comortamento dela nao e adequado pra me e minha irma por conseguir perceber que meu pai pensa assim ela resolveu se distanciar do meu pai,de toda minha familia e principalmente de mim,e me sinto mal com isso pois ela é a unica irmã que eu tenho e é a mais velha e isso tem me magoado e o pior de tudo é saber que tenho uma irmã com quem contar todos os meus problemas e saber saber que ela esta longe de mim por causa do meu pai.oque faço?tenho 16anos

  9. Leio esses comentários sinto vontade de chorar eu quero ajuda.
    Não sinto vontade nem uma de relacionamentos E isso mepreocupa sei que preciso me esforçamais para com seguir manter uma relação social mais tenho medo de como vão merreceber doutora tenho 19 anos e isso javen acontecendo desdeos 14 anos de idade

  10. Eu me sinto muito só às vezes quando acontece algum bom acontecimento eu me animo mais isso não dura nem 3 dias eu me esforço pra me motivar tenho 2 filhos um de 3 anos e outro de 1ano, meu marido trabalha fora do vem pra casa no final de semana logo na segunda ele retorna a viagem ele é muito atencioso e carinhoso quando ele vai embora geralmente eu estou bem tenho animo brinco com meus filhos mas quando começa o segundo dia começa com estresses eu sou uma pessoa muito nervosa e tudo me irrita eu não tenho paciência me sinto intolerante não sei como reagir aos comportamentos do meu filho de 3 anos ele faz coisas erradas e eu não sei como lhe dar com a situação e acabo gritando e assustando ele dito que estou causando um trauma na vida do meu filho imagino que possa ser concequencia da minha criação meu pai gritava muito e era intolerante mesmo sendo muito carinhoso e afetivo ele sempre foi muito “grosseiro” lembro que minha mãe tbm se segurava muito mas explodia exatamente como eu faço eu me sinto uma pessoa inútil frustrada sozinha uma fracassada não faço mais amigos só matenho os antigos que são muito poucos quase nada porque eu não tenho coragem de conversar sobre meus problemas com eles apenas com 1 que falo quando não aguento mais mas sei que é inútil por que niguem entende eu gostaria muito de alguém pra conversar que podesse responder todas as minhas duvidas e dá uma esperança pra minha vida uma solução para os meus problemas muitas pessoas falam que é falta de Deus mais eu já tentei chegar a Deus também tenho fé nele mas acho que esse problema é psicológico e que preciso de um profissional pra me ajudar.

  11. Eu me sinto tão sozinha. E não faz pouco tempo, me sinto assim, sozinha desde 2015. É como se eu fosse excluída minha vida toda, mas só percebesse agora. Sempre corri atrás de amizades, e isso foi me desgastando. Eu era uma menina tão animada, otimista, autoestima alta, positiva, doce e assim se aproveitavam de mim. Me tornei insegura, fria, triste, sozinha, negativa, pessimista, autoestima muito baixa, perdi interesses em muitas coisas… tantas coisas. Mas não tenho amigos de verdade. Ninguém pode me ajudar. Muita coisa na minha cabeça, estou tão confusa!

  12. Eu me sinto sozinha o tempo todo e a solidão muito mais, eu já não sei o que fazer, desde 2013 tenho uma mágoa e decepção tão grande que vejo que isso atrapalha minha vida e sempre que tento me abrir para a vida não consigo. Achei uma fuga temporária nas drogas sinto um conforto enquanto estou no efeito mas a real idade volta logo depois e tudo volta, vontade de chorar é o tempo todo me tornei uma pessoa fria e seca é isso que eu mais ouço e isso dói de ouvir e eu não encontro uma saída para isso tudo, eu não consigo desabafar e não tenho quem me ouvir. Suicídio é o que mais se passa em minha cabeça e acho que isso está mais perto cada vez mais mais e ninguém olhando em meus olhos sabe a dor que carrego comigo, eu só queira parar de me sentir assim nem que fosse por um momento e se isso não acabar eu mesma acabarei com isso e as lágrimas que estão escorrendo nos meus olhos agora não é nem 1 terço do que já derramei e eu já não sei lidar com isso mais e não sei como mudar isso.

    • Bom dia Amanda,

      As drogas não vão te ajudar, na verdade elas vão te trazer mais problemas… você terá mais dificuldade para enfrentar essa solidão e de pedir ajuda com as drogas.
      É um exercício e um treino desabafar, você começa aos poucos, com o tempo se torna menos dolorido falar sobre o que sente.
      Você pode sim parar de sentir isso, mas você precisará pedir ajuda profissional (psicólogo e psiquiatra). Peça para alguém próximo te ajudar agendar uma consulta com o psicólogo e o psiquiatra! Você não precisa dizer tudo o que está dentro de você no início, mas pode dizer que você está muito triste e pensando tirar sua própria vida, recorrendo as drogas. Caso seja difícil falar, escreva isso e entregue para alguém que você confie e que possa te ajudar. Você conseguiu escrever aqui e desabafar, e pode fazer isso com outras pessoas e profissionais

      Abraço!
      Psicóloga Michelli Duje

  13. Sabe me sinto muito sozinho solitario sem ninguem so queria alguem para abracar beijar amar mais e muito dificil conheco uma menina agente conversa sobre muitas coisas dai ela fica me dando ums vacos chato sei que ela tem namorado mais isso me machuca demais os vaco que ela me da nao vo falar nada a ela pois ela nao tem culpa nais so queria alguem eu me sinto tao triste saber que nao tenho ninguem minha vida e assim 15 anos bv 15 anos nunca peguei em uma garota eu sinceramente me sinto uma pessoa isignificante eu teno levar a vida de muitas formas mais e tao dificil sem ter ninguem do seu lado para te apoiar dizer que ama fazer carinho eu so queria um amor mais nunca dar certo pra mim essa mesma menina eu pedi ela em namoro ela dis que esta namorando sao esas situacoes que me desmotiva pois eu nao tenho mais forcas para continuar quero tanto morrer pois nao vou sofrer mais com esse sentimento e com esse problema eu sei que ela tem que dar atencao para o namorado dela mais que nao me deixe no vaco eu nao sei mais o que fazer ja tentei de tudo mais ninguem me quer e isso essa e a minha vida sem ninguem sem amigos sem colegas

  14. Minha vida se tornou um fardo. Os dias vão se arrastando eu sempre esperando que os dias passem rápido mas não entendo bem o porquê. Afinal os dias passando rápido não vão me trazer felicidade.

    Trabalho pq preciso do salário, gostar doq q faço eu n gosto, mas preciso. E isso consome a maior parte dos meu dias. Quando chego em casa me sinto perdida. Moro com meu namorado, ou seja já não tenho um lar pra chamar de meu. Saí da casa da minha mãe pq já não a sentia como meu lar. Minha mãe tem Alzheimer e quem está tomando as rédeas da casa são as minhas irmãs. Nunca me dei muito bem com elas o que me fez sair de casa. Sempre que possível passo lá p poder ficar ao lado da mãe, apesar dela não lembrar mais que sou sua filha e não interagir mais muito comigo por conta da doença, mesmo assim ameniza um pouco minha solidão. Meu pai morreu de câncer há alguns anos e com a minha mãe assim me sinto um pouco sozinha.

    Todos os dias tento me motivar. Penso que o dia vai ser bom e que muitas alegrias me reservam. Meu namorado me ajuda muito com isso também. No decorrer do dia vou perdendo essa motivação. E é antes de dormir que me bate a depressão. Está se tornando muito frequente as noites que perco trancada no banheiro chorando. Esse é o único lugar da casa que tenho privacidade. Espero meu namorado dormir para poder extravasar. Choro até pegar no sono.

    Vez por outra passa na minha cabeça em sumir. Mas aí eu penso que isso não ajudaria em nada. Morrer não me fará feliz apenas evitaria que eu ficasse triste. Então afasto essa idéia da cabeça. Afinal de contas tudo o que eu mais quero é ser feliz.

    Dia desses tive a ideia de procurar algo que me consolasse na internet. Foi aí que descobri esse site. Já conversei com o meu namorado uma vez sobre como me sinto mas ele não sabe me ajudar. Ver os depoimentos que são publicados aqui mostra que não sou a única a me sentir assim. De alguma forma ajuda a não me sentir sozinha. Gostaria que nenhum de nós estivesse nessa situação. Gostaria de poder ajudá-los a encontrar a felicidade. Mas acho que essa batalha a gente tem que enfrentar todos os dias. Não há como resolver de outra forma. Vivo oscilando entre ter esperanças em dias melhores e se desesperar com a tristeza. Meu pensamento está sendo de que sempre tem o amanhã e quem sabe as coisas não possam melhorar. Basta esperar mais um dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome