“Não consegui fazer o que me planejei para o ano passado” / Dicas para organizar os seus objetivos para esse ano

Muitas vezes a pessoa não consegue realizar e conquistar os seus projetos porque ela não sabe exatamente qual é o seu objetivo, quais são os passos que deve seguir, por onde começar. Fica confusa por não estar claro na mente as etapas que deve desenvolver, e também não consegue organizar o seu  planejamento.

Uma forma de se organizar é escrever os objetivos, refletindo e se questionando:

  • Está claro o eu quero? É possível atingir esse objetivo? O que é preciso fazer e ter?
  • Primeiro devo desenvolver algumas habilidades pessoais ou profissionais? Buscar me especializar, sentir mais seguro emocionalmente, saber me comunicar melhor, …?
  • Já dei alguns passos para poder iniciar esse projeto? Talvez seja necessário atingir outro objetivo antes, para então iniciar esse projeto de vida.
  • Quais são as minhas prioridades? Se tiver mais de um projeto ou compromisso, deve avaliar qual é a sua prioridade e o que é possível realizar. Lembre-se, momentos de lazer e relaxamento são importantes, pois podem repor as energias e o fôlego para conseguir “funcionar” e executar melhor as suas ações.
  • Digo “não” para aquilo que me atrapalha e prejudica na conquista?
  • Tenho dificuldade em acreditar que sou capaz de realizar esse projeto? A autoestima está baixa?

A chance de sucesso aumenta se as etapas dos projetos forem respeitadas. Às vezes será necessário dar alguns passos antes para então dar continuidade aos seus objetivos. É preciso planejamento, foco, “colocar a mão na massa”, motivação e disciplina.

Obstáculos e decepções vão aparecer no caminho. É normal as coisas não saírem conforme planejado. Aprender com as dificuldades é fundamental para se aprimorar. Encare as frustrações e os desafios e seja persistente. Aquele que imagina que suas tentativas sairão sempre perfeitas e “redondinhas” se frustra muito. Isso pode desmotivar a pessoa, pois nem sempre conseguimos na primeira vez. Mas é possível que consiga muitas conquistas caso seja persistente, treinando e lutando pelos seus objetivos.

Algumas questões emocionais podem prejudicar a conquista do objetivo, por esse motivo é interessante o acompanhamento com o psicólogo quando a pessoa não consegue entender ao certo o que está acontecendo, o porquê não está obtendo resultados nos seus projetos e objetivos de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome