Não basta ter conhecimento ou ser inteligente, para ter sucesso tem que ir além

Nem sempre a pessoa que tira a melhor nota da turma ou é a mais inteligente é aquele que se destaca profissionalmente. Claro que é importante e necessário o conhecimento, e a inteligência também facilita muito, mas só isso não basta, muitas pessoas boas podem passar despercebidas, ficando para trás mesmo sendo inteligentes e tendo o conhecimento sobre o tema. Por isso é importantíssimo sempre se atualizar e se capacitar, não somente dentro da área em que atua, mas se atualizar e se capacitar para o “mundo moderno”. De certa forma, o mercado mundial, as empresas e os clientes procuram o profissional que tenha um diferencial, que se utilize de tecnologias e mídias sociais, que saiba se comunicar de forma eficiente e assertiva (inteligência relacional / interpessoal), que seja resiliente às adversidades do mercado e às crises econômicas do país, que seja motivado e criativo profissionalmente, que saiba vender o seu trabalho e se divulgar, que passe confiança e segurança naquilo que fala e faz … A pessoa que costuma se destacar é aquela que busca se desenvolver de forma ampla e autêntica, aprimorando-se e se desafiando.

Algumas pessoas ficam inseguras, pensando “será possível eu conseguir desenvolver tudo isso?!”. A questão não é desenvolver tudo, mas sim criar possibilidades para se estimular e se desafiar, realçar as suas qualidades, ajustar as dificuldades e despertar o potencial em si. É possível se desenvolver e aprender a ser melhor do que é hoje. Seja na vida pessoal ou na vida profissional, a pessoa tem capacidade de aprender. Isso demanda esforço, comprometimento, determinação, foco, atenção, organização, planejamento e prática. Mas acima de tudo, a pessoa precisa se sentir capaz e confiante de que ela pode se desenvolver e se tornar um profissional e uma pessoa melhor. É muito importante a autoconfiança e a segurança, dessa forma a pessoa sente que será capaz de lidar com as dificuldades e as frustrações inerentes da vida profissional (é indicado o acompanhamento com o psicólogo quando a pessoa possui medos e inseguranças que a paralisa, prejudicando assim o seu crescimento na carreira).

Normalmente, o profissional que tem sucesso é aquele que está atento às mudanças e oportunidades na sua área de atuação, aberto para novos estímulos e conhecimentos, para se comunicar com outras áreas que possam impulsionar e ascender ainda mais a sua carreira, sendo flexível para novas informações e pontos de vista. É preciso se atualizar para não ficar para trás!    

Dicas:

  • Estude e se capacite, mas não se esqueça do resto – invista na sua capacitação profissional e pessoal. Lembre de também desenvolver a sua habilidade e inteligência emocional para se relacionar bem com os outros, lidar com as frustrações e se manter motivado.
  • Dê tempo ao tempo, siga as etapas do desenvolvimento – faça planejamento, traçando os caminhos para chegar ao seu objetivo. Mas lembre, a vida profissional é uma construção que exige o seu tempo para desenvolver uma base sólida e segura. A pressa pode atrapalhar, gerar ansiedade e frustração, prejudicando a sua motivação, gerando obstáculos na sua carreira.
  • Utilize recursos e ferramentas que facilitam a sua organização – agenda, cronograma, planejamento financeiro, organização do espaço para receber as pessoas, limpeza, … pode parecer básico, mas muitos pecam em uma ou outra coisa.
  • Aproveite as mídias sociais de forma positiva – blog, linkedin, facebook, instagram, twitter, … são ótimas ferramentas para aqueles que querem divulgar o seu trabalho. Mas é preciso bom senso, tomando cuidado para não se apresentar ou se expor de forma negativa. É importante avaliar a melhor forma que você pode mostrar o seu trabalho, levando em consideração a interpretação que as empresas e clientes terão sobre as imagens ou informação que postar / twittar.
  • Preste atenção na sua postura profissional – não adianta ser excelente no que faz se não tiver uma postura profissional que possibilite que as pessoas se sintam seguras e confortáveis com o seu trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome