Fugir das responsabilidades / Importância em se comprometer


           Muitos sentem insegurança quando vão assumir novos compromissos e responsabilidades, principalmente quando a pessoa não se sente preparada e madura o suficiente para um desafio ou uma nova situação.
Por exemplo:

  • Começar a trabalhar ou passar a ter diferente função no emprego
  • Tornar-se pai / mãe, alterando a rotina e o planejamento financeiro
  • Iniciar um relacionamento mais sério (namoro, noivado, casamento), sendo necessário uma dinâmica diferente na vida de cada um.

Essas transformações modificam o cotidiano, gerando a necessidade da pessoa se estruturar e se planejar para esse “novo” dia a dia. Algumas responsabilidades e comprometimentos exigem:

  • Saber confiar no outro
  • Responsabilizar-se por outra pessoa (exemplo: filho)
  • Mudar a rotina
  • Lidar com a possibilidade de fracasso

A pessoa pode ter dificuldade de se acostumar às mudanças, sentindo-se pressionada e emocionalmente sobrecarregada. Assim, ela pode ter vontade de “largar tudo”, tentando fugir dos compromissos, agindo de forma impulsiva. Mas isso acaba não sendo a solução, pelo contrário, costuma gerar mais angústias e medos para a sua vida, tornando a pessoa uma “eterna” fugitiva.
É mais provável a pessoa se prejudicar fugindo de suas responsabilidades do que se prejudicar enfrentando as dificuldades em ser responsável. Mesmo com a sensação de “escapar” dos problemas, é muito perigoso não pensar nas consequências ao se esconder das suas responsabilidades. A fuga afasta a possibilidade de amadurecer emocionalmente, de melhorar sua forma de se relacionar e de se fortalecer para os próximos desafios da vida (…).
A solução não é fugir dos compromissos, a solução é aprender a lidar com eles. É fundamental se desafiar e lidar com os medos e inseguranças, para isso é importante descobrir a causa da dificuldade de assumir as responsabilidades. O psicólogo é o profissional que poderá ajudar a compreender e enfrentar esses desafios.

1 Comentário

  1. Sandra Mengo disse:

    Eu chamo sandra tenho 39 anos. eu me sinto uma pessoa com mta magoa do meu ex – companheiro. Nos tivemos uma relacao , 12 anos temos uma filha de 9 anos em comum. eu tinha confianca no ex – companheiro . Ele sempre homem que eu amei e respeitei e nunca me deu razao para desconfiar dele. era um bom pai de familia. O meu ex- marido sempre deu vida boa e estavel nunca , nos faltava nada. Ate um dia , ele disse sandra vamos viver na belgica , porque pais e da – nos melhores condicoes , em visto ensino escolar e melhor para nossa filha. Eu vivi 14 anos na holanda e o meu meu ex – marido 8anos. Emigrei para holanda 1998 , e so depois e eu conheci o meu ex marido em portugal , no ano 2003.
    Eu tinha o meu trabalho afectivo numa fabrica de bolos trabalhei de 12, 5 anos despedi me . Sem olhar para tras.
    Emigrei para belgica agosto 2014 eu meu ex – marido e minha filha . Eu primeio ano nao precisei de trabalhar proveitei para descansar e tirar o stress que ue tinha derivado ao trabalho. Entao o meu ex marido disse sandra esse primeiro ficas em casa descansa depois mais pensas o vais fzr . O ex marido era freelance ganhava bem ele disse dinheiro ao e td mais final das contas eu nao queria que eu fica se em casa. Como ver ver com uma empregada e nao como mulher dele.
    Tornei uma dona casa cuidar da nossa ,filha e meu marido trabalhava fora semana tda na alemanha. E so vinha sexta para passava fim semana conosco . Alguns meses comecei tornar uma pessoa triste , embora eu tinha uma casa linda dos meus sonhos grande luxosa . Mas comecei sentir que o material , nao era tudo mas queria era que o meu marido desse mais atencao .
    A nossa relacao foi longo meses desgastado sem nos darmos conta . Entretanto fiquei gravida perdi esse filho . Ex marido nao queria , ter mais filho em visto que ja tinha perdido 4 filhos em abortos . Depois em pouco descobrir que tinha uma doenca renal , que tinha o meu rin esquerdo doente que funciona 30 %.
    Apartir comecei tornar me uma pessoa triste vazia , comecei que pensar era inutil e doente . Por vezes tinha dores derivado doenca renal. Eu tentava ter relacoes com ex marido porque nao queria lhe perder.
    Ele um dia virou se para e disse sandra este ano nao , posso ir ferias convosco porque tenho mto trabalho , vais tu uma semana para Nice e nossa filha vai uma semana para portugal para ferias em com minha irma.
    E eu pensando que, ele estava nos fazer prazer para irmos descansar. Afinal nao ele queria um tempo para ele refletir a vida dele.
    Eu fui muito parva a nao ter desconfiado , de nada e quanto eu voltei de ferias. Tive uma grande supresa o meu ex marido queria acabar a nossa relacao.
    Entrei em estado de choque , com nervos fiquei , com braco paralizado . E ai o meu ex marido deve medo e fingio que as coisas iao ficar bem. Apartir Ele disse sandra vamos voltar holanda porque e eu pensando . M Voltamos 20 dezembro e proprio dia da mundanca ele virou se, para mim.
    E disse! Sandra nao vale pena mais nao ficar contigo eu vou seguir a minha vida esta aqui chave da tua casa. Olhei para ele com uma grande raiva , e disse lhe como foste capaz de fazer isso.
    Resumido ele tinha outras mulheres andava levar a vida de boeme.
    Esta minha historia da minha vida.
    Obrigado
    Sandra

Deixe o seu comentário!