Como ser “leve” nas conversas? / Assertividade na comunicação


É importante ser “leve” nas conversas, principalmente naquelas que pode gerar brigas. 

Às vezes a pessoa pode tornar as coisas mais difíceis somente através do olhar e da expressão do rosto, do tom de voz, no jeito de se colocar na situação, a resistência em escutar e entender o lado do outro….

Dicas:

  • Foque naquilo que realmente quer dizer, de forma objetiva, se policiando para não colocar outros assuntos “que não tem a ver” com a discussão.
  • Não seja agressiva, desvalorizando ou difamando o outro na tentativa de “sair por cima e ganhar a discussão”, como se fosse uma disputa.
  • Se estiver muito exaltado, deixe para outro momento a conversa.

Uma forma interessante de não deixar “pesado”, é perceber se está muito tenso, irritado, nervoso. Caso esteja em um estado muito alterado, espere alguns segundos, respire fundo, reflita sobre a questão, avalie se é necessário falar sobre o assunto no dia, caso não seja, talvez seja melhor deixar para o dia seguinte.
É possível se posicionar de forma séria, com seriedade, sem perder a leveza. O “x da questão” está na forma que você fala e se posiciona, ou seja, “não é o que você diz, mas é como você diz”. Para isso é fundamental estar sempre atento com:

  • As palavras que você se utiliza para expor as questões
  • O tom de voz
  • A postura corporal
  • A expressão do rosto e do olhar

Nem sempre é possível se colocar de forma assertiva, pois afinal, o ser humano está sujeito a erros. Mas é possível se aprimorar e melhorar sua forma de se comunicar e se relacionar. Esse amadurecimento exige reflexões e autoconhecimento. É preciso a autopercepção, percebendo o que dá para refinar na comunicação. Para isso é fundamental reconhecer seus próprios erros, observando o que “não fez de legal” e buscar melhorar.

Quando a pessoa não consegue sozinha reavaliar e modificar a sua forma de comunicar negativamente, o acompanhamento com o psicólogo é indicado.  

3 Comentários

  1. sabrina tabac disse:

    adorei esse post também !

  2. iomar disse:

    Preciso de ajuda para mudar meu tom de voz.
    Qnd falo parece que estou brigando.
    Tem como mudar ?
    Isso me incomoda demais, me deixando deprimida e calada na maior parte do dia.

Deixe o seu comentário!