É importante ser “leve” nas conversas, principalmente naquelas que pode gerar brigas.
Às vezes a pessoa pode tornar as coisas mais difíceis somente através do olhar e da expressão do rosto, do tom de voz, no jeito de se colocar na situação, a resistência em escutar e entender o lado do outro….
Dicas:
Uma forma interessante de não deixar “pesado”, é perceber se está muito tenso, irritado, nervoso. Caso esteja em um estado muito alterado, espere alguns segundos, respire fundo, reflita sobre a questão, avalie se é necessário falar sobre o assunto no dia, caso não seja, talvez seja melhor deixar para o dia seguinte.
É possível se posicionar de forma séria, com seriedade, sem perder a leveza. O “x da questão” está na forma que você fala e se posiciona, ou seja, “não é o que você diz, mas é como você diz”. Para isso é fundamental estar sempre atento com:
Nem sempre é possível se colocar de forma assertiva, pois afinal, o ser humano está sujeito a erros. Mas é possível se aprimorar e melhorar sua forma de se comunicar e se relacionar. Esse amadurecimento exige reflexões e autoconhecimento. É preciso a autopercepção, percebendo o que dá para refinar na comunicação. Para isso é fundamental reconhecer seus próprios erros, observando o que “não fez de legal” e buscar melhorar.
Quando a pessoa não consegue sozinha reavaliar e modificar a sua forma de comunicar negativamente, o acompanhamento com o psicólogo é indicado.
adorei esse post também !
Preciso de ajuda para mudar meu tom de voz.
Qnd falo parece que estou brigando.
Tem como mudar ?
Isso me incomoda demais, me deixando deprimida e calada na maior parte do dia.
Bom dia Iomar,
Às vezes você pode ter esse comportamento porque sua família também age assim. E por isso você aprendeu a se comunicar desse jeito.
Mas, independente se é por esse motivo ou não que você se comunica dessa forma, é possível mudar sim.
Começe a treinar falar em tom de voz mais baixo. E perceba:
Você consegue perceber quando você altera mais sua voz(“parece que está brigando”)? Existe algum conflito nessas situações? talvez a questão não seja apenas o tom de voz, mas a dificuldade de você lidar com situações estressantes…
Leia os posts:
http://curitibapsicologa.wordpress.com/2013/02/10/perceba-o-tom-de-voz-para-ser-assertivo/
http://curitibapsicologa.wordpress.com/2013/01/28/como-manter-o-controle/
E como sempre enfatizo, caso você não consiga entender e melhorar isso sozinho, é indicado você fazer acompanhamento com psicólogo
Abraço!
Psicóloga Michelli Duje