Por que algumas pessoas sempre tentam agradar? / Quais são os prejuízos em suas vidas?


Pode ser sinal de insegurança quando a pessoa fica muito preocupada com o que o outro pensa e com o que ele deseja. Ela costuma abrir mão de suas vontades e bem estar, porque coloca o outro sempre em primeiro lugar. Priva-se de muitos prazeres e sonhos porque tem medo de não ser aceita ao dizer “não” para os amigos e familiares. 

A dificuldade em se posicionar, dizer “não”, é por medo de ser rejeitada, mal entendida e mal interpretada. A pessoa fica angustiada e sufocada por querer agradar sempre. Essa “boa vontade” normalmente vem acompanhada de expectativas:

  • Receber reconhecimento
  • Ser elogiada
  • Ser vista como uma “boa pessoa”

Normalmente:

  • Ajuda os outros para receber atenção, e também para não ser desaprovada.
  • Faz coisas para os outros para se sentir útil e necessária, assim sempre o outro “precisará” dela e irá procurá-la.
  • Por medo de ser rejeitada, inventa desculpas para justificar os seus “nãos”, muitas vezes mentindo para não “perder” a presença e “companheirismo” do outro.

Dessa forma, sofre prejuízos na vida. Por a pessoa ser permissiva e não colocar os limites, os outros tendem a não respeita-lá e abusarem dessa boa vontade. No fim de todo o “sacrifício”, ela acaba se frustrando, porque mesmo “fazendo tudo pelos outros”, sente que ainda assim não a valorizam como merece. 

É muito difícil a pessoa chegar ter a sensação de ser valorizada, pois a sua insatisfação e incertezas é com ela mesma. Por mais que receba do outro o olhar de agradecimento, nunca será o suficiente, porque a sua autoestima baixa não a permite se sentir “boa o bastante”. Ela não consegue substituir a insatisfação pessoal com a “aprovação” dos outros. 

É fundamental perceber que dessa forma ela não atrai verdadeiras amizades ou relações saudáveis. Ela se anula e fica refém dos seus medos de ser desaprovada.

É preciso entender o emocional, o que a leva sentir essa “necessidade” de agradar o outro (quais os motivos de querer receber esse tipo de atenção, aceitação e aprovação). Nesses casos, é indicado acompanhamento psicológico.

3 Comentários

  1. Katia disse:

    Sou uma o pessoa permissiva e isso está me causandou muitos malefícios tento muda e não consigo preciso de ajuda

  2. Katia disse:

    Sou uma pessoa permissiva preciso de ajuda especializada

  3. Katia disse:

    Preciso de ajuda pois me identifiquem com tudo isso

Deixe o seu comentário!