Como organizar a vida? / Riscos em não saber se planejar


A falta de organização na vida prejudica a pessoa. Ela pode se sentir pouco útil, desanimada, com dificuldade em realizar as atividades necessárias, relaxar e aproveitar as coisas boas de forma saudável.

Não saber administrar o dia a dia pode ser perigoso, pois ela pode deixar a sua vida “passar”, perdendo a oportunidade de realizar aquilo que a deixaria motivada, que a faria crescer emocionalmente, pessoalmente e profissionalmente. Com isso a pessoa pode ficar “perdida”, não realizando seus objetivos. A falta de organização no dia a dia pode ser reflexo da falta de organização mental e emocional.

Quem organiza a vida cotidiana, costuma estar organizado emocionalmente. Para isso  é necessário o autoconhecimento.

            Criar “uma certa rotina” é importante. A rotina não precisa ser uma prisão (cansativa ou chata), pode existir flexibilidade nesse planejamento (rotina). Alguns funcionam melhor sem determinar exatamente aquilo que vão fazer durante a semana, mas mesmo essas pessoas, de certa forma, planejam suas vidas para assim manter o seu trabalho, relações, diversão…

É fundamental planejar momentos para:

  • Saúde (exemplo: acompanhamento psicológico, atividades física, alimentação saudável)
  • Responsabilidades (exemplo: trabalho, organização financeira, cuidados com aqueles que dependem da pessoa)
  • Família e amigos (exemplo: cultivar as relações e laços familiares)
  • Lazer (realizar atividades que tragam prazer, criatividade e relaxamento)

Essa organização ajuda a melhorar a qualidade do dia a dia, a ter objetivo e  domínio da própria vida (equilíbrio e segurança). A rotina é terapêutica para todas as pessoas, principalmente para aquelas que têm alguma dificuldade emocional.

No começo pode ser difícil se organizar e cumprir aquilo que se programou a fazer, mas quando a pessoa se acostuma com a rotina, ela colhe frutos positivos.

É interessante sempre repensar sobre:

  • O que faço com minhas horas, semanas?
  • O que eu tenho feito com meus anos de vida?
  • Como estou “gastando” o meu tempo?

Não precisa estar sempre fazendo algo. Também é interessante reservar um momento para “não fazer nada”, para relaxar e contemplar lugares bonitos.

Saber aproveitar a vida exige maturidade. Quando fica difícil esse planejamento, é indicado o acompanhamento com o psicólogo.

4 Comentários

  1. – Gostei muito da explicação foi bem clara muito obrigada; porque é o que está me acontecendo; Estou com 21 anos de idade e estou meia perdida devido aos objetivos entre trabalho que dura 10 horas por dia, faculdade de psicologia que faz 3 anos que tenho muita vontade de começar porém o tempo que gasto no trabalho é difícil começar, família, amigos, igreja, e principalmente relacionamento conjugal que está distante.
    Antes de ler as explicações eu achava que eu era ”a normal” mais vejo que o que ta faltando é mais maturidade para dá a palavra ”ponto final.”
    Mais sei que tudo que plantamos para o futuro colher devemos plantar com amor e gosto do que fazemos!
    Agradeço, muito obrigada me ajudou muito!

  2. Suzane disse:

    Realmente a falta de organização causa depressão. .. eu tenho 31 anos, gostaria de poder entender porque fico tão confusa e perdida com as coisas. Odeio rotinas mas só tenho vivido de asneira igual todos os dias, se acontece algo pra resolver, eu não consigo. Era bom abordar mais esses temas, porque acho que há mais pessoas nisso.precisamos de mais entendimentos e acionar o que falta pra procurar um apoio ou ajuda profissional.

  3. Wilma Castro disse:

    Me sinto bem melhor agora, depois de ter lido esse material e os comentários tbm, porq me achava a normal e achava que sou eu q tinha esse problema.
    Agora vou tentar organizar a minha vida e fiquei motivada para ter uma vida nova em 2017 \♥/ \★/ \0/

Deixe o seu comentário!