Por que as pessoas ficam intolerantes, irritadas e explosivas? / Entendendo e superando os problemas


Normalmente a pessoa se torna intolerante e irritada quando está sobrecarregada emocionalmente, quando não consegue dar conta de algumas situações da sua vida. Pode ser por questões que está vivendo hoje, ou por coisas que já aconteceram há muitos anos e não consegue superar.

A pessoa se sente presa e sufocada pelos problemas. Fica carregada de sentimentos negativos, sensível a qualquer acontecimento que a deixe desconfortável, tornando-se cada vez mais impaciente e “explosiva”.

O seu “copo está cheio” de questões emocionais mal resolvidas, o que a leva a ficar com o “pavio curto” e com dificuldade de se controlar.

Em alguns momentos é agressiva, briga e desconta sua raiva em quem mais poderia ajudá-la. Tudo se torna ainda mais difícil com esse comportamento, porque pode afastar oportunidades e pessoas bacanas de sua vida. Isso só a deixa com mais problemas e preocupações.

Para entender o que está desencadeando a intolerância e irritação, precisa:

  • Perceber em quais situações existe o desgaste emocional. Em quais situações fica mais estressada? Normalmente quando está em um lugar? Surge determinado assunto, ou quando uma determinada pessoa está junto? O que esse contexto a faz pensar e lembrar?
  • O que realmente está difícil de suportar e está incomodando hoje?
  • O que precisa fazer para enfrentar essa situação? Quais são as pessoas e profissionais que podem te ajudar nesse momento?

É importante reconhecer a fonte de sua irritação, buscando formas de enfrentar e lidar, tomando cuidado para não se descontrolar, pois a sua impaciência pode causar ainda mais preocupações e problemas.

É fundamental o acompanhamento com o psicólogo quando a irritação fica intensa e prejudica de forma significativa a vida da pessoa.

15 Comentários

  1. Fabiana Ramos disse:

    Quero agradecer…pois suas postagens me ajudam muito…gostaria de poder imprimir um trecho para levar para meu noivo ler é possivel? Pois estamos sem internet em casa e vc sabe como são os homens não adianta eu dar o endereço para ele procurar que eu sei que ele não vai procurar…desde ja agradeço…Fabiana

  2. fernanda fernandes disse:

    Boa tarde estou muito chateada porque meu marido e pavio curto , um dia desses ele se estressou comigo porque olhei o celular dele e vi conversas com mulher nas redes sociais , já não e primeira vez ele quebrou a televisão e o celular não sei o que faço !!

  3. Leo disse:

    Minha esposa esta se afastando das pessoas,ela tem uma pespequitiva diferente do normal,achando que uma determinada situação e outra maliciosa querendo colocar ela pra baixo,não é uma pessoa tímida mas quer se isolar do mundo,para ela ninguém presta,toda ação tem uma inteçao normalmente maldosa para ela.
    Não sei o quefaço,vc pode me dar uma dica?

  4. Vana disse:

    Oi. Eu ando muito cansada e me irrito muito fácil. Odeio horários. E ultimamente ou melhor nos últimos dois meses, estou trabalhando em plantão imobiliário, e tenho que estar as 9h. Minha amiga está morando um tempo na minha casa. E ela é britânica em horário. Quando me levanto vou pra cozinha as vezes fazer o alimento pra trazer para o almoço, e ainda não me troquei, so o fato de ela olhar para o relógio nesse momento, me irrita profundamente. ( Como quem diz, olha a hora) Sei do horário, e sei que vai dar tempo de me trocar e chegar no horário no plantão. Mas isso me tira do sério. E fico com raiva dela. Como lidar com isso?

  5. Sandra Silva disse:

    Doutora, estou vivendo uma situação difícil de resolver e isso está me fazendo muito mal, vejo a situação por um ângulo pois a vivi e não contei a ninguém algumas particularidades, então as outras pessoas que eu convivo desconhecem o que eu passei e vêem a situação por outro ãngulo, não consigo conversar com ninguém a respeito, estou me sentindo encurralada, tenho me estressado e exaltado com frequência com essa pessoa que desencadeou tudo isso. O que eu faço? Preciso de ajuda estou me sentindo muito mal.

  6. Giovanna disse:

    Olá…
    Gostaria de saber se posso estar com algum problema emocional. Eu não consigo aceitar o erro das pessoas, já começo a falar um monte de verdades. Não estou conseguindo lidar também com situações desagradáveis com meus amigos. Por exemplo, tive uma filha, 3 ou 4 meses antes dela nascer, uma amiga descobriu que ia ser tia e já de cara pediu as roupas da minha filha q ainda nem tinha nascido e ela nem sabe o sexo do sobrinho. Depois disso, não estou conseguindo encara-la muito bem. Não achei certo oq ela fez. Ela tinha que esperar eu oferecer as roupas, a minha filha ainda não tinha nem usado as roupas pra já ter “urubu” querendo. Minha irmã tinha acabado de ganhar uma menina tb e pra ela, essa nossa amiga em comum não pediu o que me faz pensar ainda mais que é olho gordo. Toda vez que me vê, pergunta se estou guardando as roupas que não serve mais. Isso é só uma das situações… Mas tudo que acontece, eu já olho pro erro das pessoas

  7. VSA disse:

    olá! ultimamente estou muito intolerante, minha vida está uma correria e vivo sempre cansada e isso me irrita ainda mais. recentemente um vizinho vive fechando a entrada da minha casa impedindo a minha passagem, eu já indignada passo bem próximo do carro dele para ver a reação dele. Sinto que já notaram o que estou fazendo, pois vi ele olhando para mim como se estivesse pronto para confusão. há muito tempo sempre tolerei muitas coisas por ser tímida, mas hoje parece que estou revoltada com tudo. Eu não quero confusão, apenas quero consideração. as vezes sinto que perdi minha humildade, como faço para recuperar a paciência e a tolerância? preciso muito de ajuda pois sinto que vou explodir!!!

  8. Fernanda disse:

    Bom dia …
    Eu preciso de ajuda,crio três filhos sozinha,eu vivo 24 HS por dia estressada e gritando,meu estresse tem piorado que nem eu tô me aguentando,não tenho paciência pra nada e ninguém,as vezes só tenho vontade de chorar…Não sei se é por que sou sozinha e tenho planos que só fica difícil alcansa-los,e o desejo é muito,e por ter filhos parece que nunca vou conseguir…Tenho medo desse sentimento ser egoísta e não materno é sofro por isso tbm..

  9. Flavia disse:

    Oi boa tarde eu sou mto explosiva cm qlqr coisa, td me irrita se sai do meu controle tento fazer as coisas darem certo mais qndo da errado desanimo de vez acaba meu animo de td não da vontade de fazer nd so de me trancar e chorar qria saber como posso mudar esse meu stress pq as vez nem eu me aguento falo coisas sem pensa bjs .

  10. Geovani disse:

    Estou me sentindo preso e sufocado, sobrecarregado de energias negativas em que nem eu me suporto e ai fico explosivo fazendo as oenssoas sentir mal e depois me sinto muita culpa, ando muito irritado tenho muita magoa e rancor no peito muito ódio muita raiva muita anciedade ando muito desequilibrado, já estou cansado de viver assim

  11. Sheila disse:

    Boa tarde!!!
    Seu texto descreve exatamente como estou atualmente. Me tornei uma pessoa explosiva, impaciente e principalmente intolerante a muitas coisas. Ter que conviver com algumas pessoas do trabalho e vê-las todos os dias me incomoda, me deixa mal, tenho vontade de fugir daquele ambiente. Tem dias que eu mesma me odeio por não saber como lidar com esse temperamento.
    Tem dias que ao acordar e pensar que tenho que ir trabalhar e ver quem me deixa mal, ter que fingir sorriso nos lábios me sufoca, sinto um nó na garganta, uma vontade desesperada de chorar, de morrer pra acabar com essa angústia.
    Quando chego em casa trato mal as pessoas que não merecem meus abusos simplesmente por perguntarem como foi meu dia e eu penso como foi a porcaria do meu dia naquele ambiente e desconto respondendo com grosserias, com estupidez com brutalidade.
    Meu Deus eu não me reconheço mais.

Deixe o seu comentário!