Problemas em apenas uma pessoa ficar responsável pela organização da casa / Como mudar?


Normalmente é a mulher/ mãe quem assume grande parte (ou toda) responsabilidade da limpeza e organização da casa. Ela fica sobrecarregada, muitas vezes se sente desvalorizada, desrespeitada e cansada. Isso acontece quando os outros moradores não colaboram (alguns chegam a não limpar a própria bagunça). Essa situação pode causar muitas brigas, prejudicar e afastar a relação entre os pais e filhos, entre o casal.

Para melhorar, é preciso existir o respeito e companheirismo entre todos, sendo fundamental o esforço e comprometimento da família.  Mudanças nem sempre são fáceis e podem não ser bem aceitas. É preciso sentar e conversar para buscar formas de se entenderem, e assim (juntos) acharem as soluções.

É preciso tomar cuidado para as conversas focarem nas soluções, e não nos problemas. É interessante fazer uma reunião, em que cada um possa falar e assumir responsabilidades. No caso da organização da casa:

  • Primeiro – é importante escrever as tarefas necessárias
  • Segundo – separar as atividades, colocando o “grau de dificuldade” de cada uma. Dessa forma, fica mais fácil analisar quem pode fazer o que (conforme a faixa etária e com a disponibilidade de horário de cada um)
  •  Terceiro – Dividir as tarefas de forma justa, em que ninguém fique sobrecarregado (a família pode revezar as atividades. Cada semana, um se responsabiliza por uma tarefa diferente)
  • Por último – Escrever todas as tarefas da casa em uma cartolina, preencher o nome de quem será responsável por cada atividade, e todos assinar, firmando o compromisso

Para dar certo, é necessário lidar com as expectativas. É importante a mulher / mãe perceber que talvez nem tudo saia do jeito que ela gostaria. Não que as coisas devam ser feitas de “qualquer jeito”, mas, para as coisas acontecerem:

  • Não ser muito crítica e perfeccionista, porque se sempre for dito que “não está nada bom”, os outros se desestimulam.
  • Também não ceder e fazer as tarefas pelos outros, porque assim eles não vão assumir suas atividades.

Quando a família consegue conversar e chegar no combinado, ela fortalece os laços. Quando a pessoa sobrecarregada não consegue se colocar, é importante o acompanhamento com psicólogo.

1 Comentário

  1. Silviana Patrícia Alves disse:

    GOSTEI!!!

Deixe o seu comentário!