Torne a sua ansiedade em algo positivo / causas e prejuízos da ansiedade negativa


A ansiedade é um sentimento natural, todos nós temos (alguns um pouco mais e outros um pouco menos). Ela ajuda a refletirmos sobre o nosso futuro, nos movimenta e motiva a buscar novos rumos. É uma ferramenta importante para avaliarmos decisões e planejarmos a nossa vida. Também ajuda a percebermos sinais e situações de perigo. O problema é quando a pessoa não sabe aproveitar a ansiedade positivamente, deixando essa emoção “passar do ponto” e tomar conta, gerando pensamentos negativos e inseguranças.

Quando a pessoa perde o controle sobre a ansiedade, ela se torna negativa, prejudicando o seu dia a dia, ficando tensa, angustiada, remoendo os problemas, imaginando que algo ruim acontecerá. A mente fica sobrecarregada, repetindo pensamentos negativos para si, desgastando a sua energia e o seu cérebro. Isso causa a exaustão na mente, gerando esquecimentos, dificuldade de concentração e irritabilidade. Assim, a autoestima costuma ficar abalada, a pessoa se sente incapaz de fazer as coisas, lidar com os problemas e as dificuldades. Em alguns casos, pode desencadear sintomas de depressão junto à ansiedade.

As pessoas que conviveram com familiares ansiosos ou tiveram uma infância difícil, como violência, estresse, doença ou que se sentiram sozinhas e não protegidas quando crianças, podem apresentar ansiedade quando adultas. A mente pode ficar marcada por essa infância dolorida e o padrão de pensamentos fica baseado nessas vivências. As feridas emocionais não cicatrizadas dessa época podem levar a pessoa a enxergar e interpretar negativamente as situações que acontecem na sua vida, como por exemplo:

  • Ver perigo ou ameaça onde não tem.
  • Transformar “pequenos” desentendimentos em grandes problemas.

É importante entender o que gera a ansiedade e os pensamentos negativos, refletindo:

  • Como tem visto e interpretado os acontecimentos da sua vida? Você foca nas soluções ou nos obstáculos?
  • O que você costuma se lembrar mais, de suas conquistas ou dos seus erros? De pessoas que te apoiaram ou de pessoas que te prejudicaram?
  • Existe lembranças negativas ou traumas do teu passado que pode estar influenciando para a sua ansiedade hoje?

Pensamentos geram emoções, emoções geram comportamentos e comportamentos levam as pessoas escolherem alguns caminhos na vida. São os comportamentos, emoções e pensamentos que fazem com que a pessoa se relacione positivamente ou negativamente com os amigos, familiares e com a vida.

Por esse motivo é fundamental a pessoa prestar atenção no que ela anda pensando, para então começar diferenciar quais são as preocupações reais e quais são aquelas preocupações desnecessárias, pois não apresentam sinais de perigo. Após essa primeira avaliação, poderá então analisar quais são as dificuldades e as possibilidades, procurando sempre a melhor saída para os problemas.

A ansiedade pode ser muito boa se bem conduzida, pode ajudar a encontrar mais rapidamente as soluções para os problemas, pode ajudar a pessoa se organizar e evitar caminhos ruins.

Dicas para pessoas ansiosas:

  •  Em momentos que estiver ansioso, encontre um lugar tranquilo e respire fundo e solte o ar devagar. Às vezes os ansiosos se “esquecem” de respirar.
  • Organize a sua rotina, faça o planejamento da sua semana para ficar mais tranquilo, não se preocupe com aquilo não é necessário e não pense várias vezes na mesma coisa.
  • Não viva no “e se” (por exemplo: “E se eu tivesse feito aquilo em vez disso”). Se não tiver nada real, concreto, no hoje, indicando que algo ruim vai acontecer, então é suposição, irreal, que não merece ser sustentado por pensamentos negativos repetitivos.
  • Aceite que você não é perfeito e que é natural errar. Aprenda com as dificuldades.
  • Tenha expectativas realistas, “dê tempo ao tempo”. Conquiste uma coisa de cada vez.
  • Faça atividade física e atividades prazerosas (esporte, yoga,  pilates, alongamento, arte, musica), alivie as suas tensões e recarregue suas energias.

É indicado o acompanhamento com o psicólogo caso a pessoa sinta dificuldade para lidar com a ansiedade e sinta a ansiedade que está prejudicando a sua vida pessoal, social ou profissional.

1 Comentário

  1. Paula Fernanda Casagrande disse:

    Preciso de uma ajuda Dr. referente meu namorado… Ele é do tipo na dele, manda msg quando quer, não demonstra sentimento, carinho, nada.. Estamos nesta ha 2 anos …Eu sou bem ansiosa orém consigo me controlar as vezes, mas ele é bem frio em tudo. Como devo agir diante deste aspecto dele!!!

Deixe o seu comentário!