A ansiedade é um sentimento natural, todos nós temos (alguns um pouco mais e outros um pouco menos). Ela ajuda a refletirmos sobre o nosso futuro, nos movimenta e motiva a buscar novos rumos. É uma ferramenta importante para avaliarmos decisões e planejarmos a nossa vida. Também ajuda a percebermos sinais e situações de perigo. O problema é quando a pessoa não sabe aproveitar a ansiedade positivamente, deixando essa emoção “passar do ponto” e tomar conta, gerando pensamentos negativos e inseguranças.
Quando a pessoa perde o controle sobre a ansiedade, ela se torna negativa, prejudicando o seu dia a dia, ficando tensa, angustiada, remoendo os problemas, imaginando que algo ruim acontecerá. A mente fica sobrecarregada, repetindo pensamentos negativos para si, desgastando a sua energia e o seu cérebro. Isso causa a exaustão na mente, gerando esquecimentos, dificuldade de concentração e irritabilidade. Assim, a autoestima costuma ficar abalada, a pessoa se sente incapaz de fazer as coisas, lidar com os problemas e as dificuldades. Em alguns casos, pode desencadear sintomas de depressão junto à ansiedade.
As pessoas que conviveram com familiares ansiosos ou tiveram uma infância difícil, como violência, estresse, doença ou que se sentiram sozinhas e não protegidas quando crianças, podem apresentar ansiedade quando adultas. A mente pode ficar marcada por essa infância dolorida e o padrão de pensamentos fica baseado nessas vivências. As feridas emocionais não cicatrizadas dessa época podem levar a pessoa a enxergar e interpretar negativamente as situações que acontecem na sua vida, como por exemplo:
É importante entender o que gera a ansiedade e os pensamentos negativos, refletindo:
Pensamentos geram emoções, emoções geram comportamentos e comportamentos levam as pessoas escolherem alguns caminhos na vida. São os comportamentos, emoções e pensamentos que fazem com que a pessoa se relacione positivamente ou negativamente com os amigos, familiares e com a vida.
Por esse motivo é fundamental a pessoa prestar atenção no que ela anda pensando, para então começar diferenciar quais são as preocupações reais e quais são aquelas preocupações desnecessárias, pois não apresentam sinais de perigo. Após essa primeira avaliação, poderá então analisar quais são as dificuldades e as possibilidades, procurando sempre a melhor saída para os problemas.
A ansiedade pode ser muito boa se bem conduzida, pode ajudar a encontrar mais rapidamente as soluções para os problemas, pode ajudar a pessoa se organizar e evitar caminhos ruins.
Dicas para pessoas ansiosas:
É indicado o acompanhamento com o psicólogo caso a pessoa sinta dificuldade para lidar com a ansiedade e sinta a ansiedade que está prejudicando a sua vida pessoal, social ou profissional.
Preciso de uma ajuda Dr. referente meu namorado… Ele é do tipo na dele, manda msg quando quer, não demonstra sentimento, carinho, nada.. Estamos nesta ha 2 anos …Eu sou bem ansiosa orém consigo me controlar as vezes, mas ele é bem frio em tudo. Como devo agir diante deste aspecto dele!!!