Agitação pode ser emocional


Muitos dizem que não conseguem ficar parados, tem que estar fazendo algumas coisa, arrumando, trabalhando, … Existem pessoas que são realmente mais agitadas, mas deve perceber quando isso se torna um problema:

  • Não consigo ficar tranquilo? Devo estar o tempo todo me movimentando?
  • Tem problemas que não gosto de pensar?
  • Ando mais cansado e mais irritado?

Algumas pessoas ficam mais aceleradas. É como se fosse uma reação para tentar fugir dos conflitos emocionais, para não encarar os próprios conflitos emocionais. Arranjam coisas para fazer, para se ocupar, mas não entendem que a última coisa que vão conseguir é se esconder das próprias emoções. O emocional “dá um jeito” para mostrar que não tem como fugir e fingir que está tudo bem.

A pessoa precisa começar a entender suas dores emocionais aos poucos, entendendo o que acontece dentro da sua mente. Uma forma de começar é escrevendo cartas para si mesmo, ou então escrever na agenda os acontecimentos e o nível de agitação do dia, reconhecendo os próprios sentimentos e aquilo que a incomoda. Mas nem sempre a pessoa conseguirá enfrentar os conflitos sozinha, sendo preciso apoio psicológico.

6 Comentários

  1. Rodrigo Correia Biondon disse:

    Boa noite nao consigo ficar parado por nada e esta me atrapalhando muito nos estudos pra concurso publico;quando estou parado fico mechendo os pés me balançando na cadeira do pc mordendo canto da unha e estou me sentindo um cansaço imenso,so que este cansaço e estranho sinto o corpo pesado e nao da preguiça decido fazer algo e faço oque devo fazer……

    • Psicologa disse:

      Boa Tarde Rodrigo,
      Frequentemente, o cansaço, roer unhas e a agitação motora têm relação com o emocional.
      Você escreveu que está estudando para concurso público, o que pode gerar sintomas de ansiedade e estresse. Algumas pessoas que se preparam para concursos, passam a se cobrar muito em relação ao desempenho nas provas, em conseguir atingir a meta, e passar logo em algum concurso.
      O concurso pode significar estabilidade financeira e qualidade de vida. Mas enquanto não é aprovado, o concurso pode simbolizar pressão, expectativa, sinônimo de fracasso (a cada concurso que não é aprovado), entre outros sentimentos. Se preparar para um concurso não se resume só estudar, mas também é importante se preparar emocionalmente.
      Normalmente, leva alguns anos até a pessoa passar em um concurso com colocação e salário “melhor”. Com o passar do tempo, a pessoa pode se sentir cada vez mais pressionada a passar. E assim, podem surgir questões emocionais relacionadas a essa auto cobrança.
      O concurso pode ser um dos motivos que levam a esses sintomas,mas também pode ser que hajam outras questões relacionadas a vida pessoal. Por esse motivo Rodrigo, é importante você entender o que tem gerado todos os sintomas que descreveu. Em que momentos eles ocorrem? Será que é devido ao concurso, ou será que existem outras coisas na sua vida que podem estar causando isso?
      Abraço!
      Psicóloga Michelli Duje

  2. Rodrigo Correia Biondon disse:

    Muito obrigado pela tua atençao.
    tudo bem mas vc acha que devo ir a consulta medica,(psicóloga),ou devo tentar me controlar quando perceber meus pés mechendo sem a minha vontade devo respirar fundo a abaixar a minha ansiedade,ou que devo fazer…..

    • Psicologa disse:

      Indico acompanhamento com psicólogo. O psicólogo poderá trabalhar técnicas para você aprender a controlar sua agitação (técnicas de relaxamento e de respiração), e também trabalhar questões que vão na origem do sintoma. Caso ele ache necessário, ele indicará avaliação com psiquiatra para auxiliar nos sintomas (mas lembre-se, se a causa é emocional, não adianta só tomar medicamento, é necessário acompanhamento psicológico)
      Abraço!
      Psicóloga Michelli Duje

  3. Rodrigo Correia Biondon disse:

    momentos em que ocorrem: quando estou só,no pc,até mesmo no banho,sala de aula minha atencão foge do nada.
    si e devido ao concurso nao tenho certeza creio que seja,agora se tem outras coisas nao sei.
    A unica coisa que sei sou determinado tudo que começo vou ate o final,tem pessoas que começa um monte de coisas e nao acaba.
    Quanto ao concurso eu nao fico igual uma metralhadora atirando pra todos os lados,estou focado no da POLíCIA CIVIL.

  4. Vitor Alves disse:

    Não consigo ficar parado, quando estou sentado fica balançando a perna, quando vou sentar pego uma almofada abraço ela e fico me balançando. Quando vou dormir fico me movendo para os lados. Fico muito bravo quando alguém se acha mas esperto, não gosto quando me falam para fazer alguma coisa ( parar de fazer ) .

Deixe o seu comentário!