Muitas pessoas buscam o sucesso. Normalmente elas avaliam o que é necessário, fazem tentativas e seguem os passos que acreditam que as levarão as suas conquistas. Ficam na expectativa que dê tudo certo, mas nem sempre a vida é assim, nem sempre a pessoa conseguirá atingir o seu objetivo no tempo em que ela planejou. Às vezes algumas coisas não dão certo mesmo para aqueles que se esforçaram, que se dedicaram e que são pessoas competentes. Mas isso não quer dizer que foi tudo perdido, se ela continuar persistindo e regando as sementinhas que ela plantou, é possível sim colher os frutos em outro momento de sua vida.
É natural que nem sempre as portas se abram, mas quando isso acontece, a pessoa pode olhar ao seu redor e enxergar outras oportunidades em sua vida. As dificuldades podem levar a pessoa a encontrar novas formas de pensar, de agir e de atingir o seu objetivo, ampliando o seu repertório, criando novos caminhos, podendo ter novas experiências enriquecedoras para o seu crescimento pessoal e profissional. Provavelmente as pessoas se acomodariam, não iriam se aprimorar e nem descobririam todos os seus potenciais se não fosse pelos “nãos” que a vida nos dá.
As dificuldades podem levar a pessoa a querer superar as próprias limitações. Os obstáculos podem ser vistos como uma chance de se reinventar e se conhecer ainda mais, despertando capacidades que estavam adormecidas. Isso se aplica em qualquer situação de vida, que depois pode ajudar a pessoa a se sentir mais fortalecida a conquistar os seus sonhos, metas ou propósitos de vida (por exemplo: ser feliz, ter sucesso profissional, emagrecer, ter um relacionamento amoroso saudável, …).
Mas para conseguir superar as dificuldades e frustrações, a pessoa tem que olhar para a própria vida de forma positiva e proveitosa, como se todas as experiências que tivesse vivido a ensinassem a se aperfeiçoar e a direcionassem a algo melhor. Claro que faz parte ficar triste, desanimado e às vezes com raiva. A pessoa precisa viver o luto daquilo que não deu certo, que não foi realizado. Mas ela precisa tomar cuidado para que esse tempo de luto não se prolongue muito. Ela pode “curtir a fossa”, mas depois é necessário seguir a vida, “bola p/ frente”. Mesmo as vivências negativas e dolorosas podem se transformarem em algo que geram aprendizado, dando mais força e motivação para a pessoa continuar a viver.
Dicas para conseguir dar a volta por cima:
A vida é feita de tentativas. Aquele que quer conquistar os seus objetivos precisa se arriscar e aprender a lidar com os insucessos. As frustrações podem ajudar a pessoa a amadurecer, crescer e descobrir em si uma capacidade que até então não sabia que tinha. Mas nem sempre a pessoa tem maturidade e estrutura emocional para suportar e lidar de forma positiva ou adequada com os obstáculos e tropeços inerentes a vida. Muitas pessoas se perdem e não conseguem sair sozinhas do sofrimento e da raiva de não terem conseguido aquilo que elas se esforçaram. Nesses casos é indicado o acompanhamento com o psicólogo.
0 Comentários