Alguns têm dificuldade de escutar problemas e tristezas dos outros. Normalmente isso acontece com a pessoa que:
- Não consegue lidar com suas próprias questões emocionais;
- É mais voltado às próprias necessidades;
- Desinteresse pelos conflitos do outro.
É importante que ocorra a troca de emoções e o apoio emocional, para que exista o respeito e a confiança entre ambos. Quando uma pessoa não permite a outra compartilhar algumas questões emocionais, pode gerar:
- Sente-se ignorado e desvalorizado porque a pessoa não dá atenção ao que ele diz.
- Distancia a relação, pois a pessoa não dá atenção àquilo que é tão íntimo e importante para o outro.
- A segurança de poder contar com a pessoa é (de certa forma) abalada, porque o outro pensa que se a pessoa não é capaz de escutar, quem dirá ajudar.
Esse “jeito” de não querer escutar os aborrecimentos pode interferir profundamente o relacionamento e a confiança (seja de amizade ou relacionamento amoroso). Não ouvir pode provocar ansiedade no outro, aumentando suas queixas, deixando-o frustrado e com mais reclamações (quem deseja compartilhar suas tristezas deve prestar atenção para não falar sobre coisas negativas o “tempo todo”, tornando-se repetitivo e cansativo, porque ele pode ficar “chato”, afastando as pessoas).
É importante o equilíbrio daquele que fala e do que escuta. Recomenda-se a consulta com o psicólogo quando fica confuso e difícil de refletir se ocorre essa parceria equilibrada nas relações.