É importante “filtrar” o que escuta do outro, sabendo aproveitar aquilo que tem de bom para acrescentar a sua vida.


            Durante toda a vida, a pessoa vai escutar muitas opiniões, conselhos e também agressões dos outros. Algumas não sabem separar aquilo que vale a pena refletirem e acrescenta, daquilo que é negativo e destrutivo. Nem sempre é fácil saber essa diferença.

Dicas:

  • Perceber que algumas coisas que escuta, por mais que incomode ou machuque, podem ajudar. Faça a pergunta “Será que não tem um fundo de verdade no que me disseram? posso aproveitar para reavaliar o meu comportamento e melhorar?”
  • “Dou espaço para os amigos e familiares falarem dicas construtivas?”
  • “Digo quando a pessoa passa dos limites”? É importante receber “dicas”, mas também deve dizer p/ outro quando ele está sendo agressivo. Para as pessoas mais próximas, é interessante dar exemplos de como ela poderia falar as coisas de forma mais assertiva.

Alguns ficam muito tristes com o que os outros falam, dessa forma deixam de absorver aquilo que pode ser bom para melhorar. É preciso enfrentar os medos, inseguranças e também o orgulho para conseguir “filtrar” o que escuta. Aproveite os “sinais”, às vezes vale a pena refletir e avaliar mesmo naquilo que parece que não tem fundamento. É assim que as pessoas evoluem e amadurecem, refletindo e dando espaço para uma nova percepção na vida.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!