“Me sinto inferior perto de algumas pessoas” / Formas de se superar


A pessoa que tem baixa autoestima se sente ameaçada / intimidada, envergonhada ou anulada quando está ao lado de quem considera ser melhor que ela. Acredita que é inferior ao outro porque ele tem habilidades ou atributos que ela não possui (por exemplo: alguém com mais sucesso profissional; com o físico mais próximo dos padrões de beleza que a mídia valoriza; ou com mais amigos e uma família que o apoia). Essa sensação de ser “menos que os outros” pode gerar muitas barreiras na vida da pessoa.

É preciso perceber que o problema não é os outros serem bem sucedidos financeiramente, na profissão, na vida pessoal ou na aparência. O grande problema é a pessoa se sentir inferior. Por isso é interessante refletir:

  • Como me vejo? Reconheço minhas qualidades, consigo me valorizar?
  • O que eu gostaria de ter que o outro tem? Será que me esforço para me superar e conseguir coisas melhores para minha vida?
  • Será que há algo mal resolvido como traumas e mágoas que me faz ficar tão focado no outro?

É natural ter dificuldades na vida, não conseguirá se sair melhor em tudo. Em algumas coisas terá mais facilidade e em outras terá maior dificuldade. Por exemplo: às vezes se saíra melhor em matemática e pior em português, ou às vezes a pessoa ficará mais realizada na vida profissional e menos satisfeita com a vida amorosa.

Se olhar para o lado, sempre existirão pessoas em condições “melhores ou piores” que “você” (mais bem sucedidas ou menos bem sucedidas em determinadas áreas da vida). A pessoa ficará sempre frustrada e amargurada se nunca reconhecer as próprias conquistas, qualidades ou o seu potencial.

Comparar a própria vida com as dos outros é complicado, porque nunca saberá exatamente como é viver na pele do outro. Muitas vezes tem a ilusão que os outros vivem um conto de fadas. Mas é preciso entender que não existem vidas perfeitas, todos sofrem, têm problemas, dificuldades e limitações em suas vidas.

Todos tem os seus pontos fortes e as suas dificuldades. Quando a pessoa presta muita atenção no outro, significa que ela está olhando pouco para si mesma. Se for olhar para o outro, olhe de forma positiva, aprenda com o sucesso dele, entenda todo o trajeto que ele fez para chegar “até ali”. Tem aqueles que se inspiram com o sucesso do outro, e tem aqueles que se sentem inferiores e paralisam. Perceba como tem conduzido o seu olhar e a sua vida.

Cada um tem o seu potencial e as suas habilidades. É importante se sentir capaz de conquistar, capaz de se superar. Não existe perfeição, é necessário valorizar os pontos fortes e reconhecer as qualidades. Lembre-se da história do patinho feio, ele descobriu que estava se exigindo de algo que ele não era, e no final descobriu que na verdade ele era um lindo cisne. Quando a pessoa fica presa a sentimentos negativos e não consegue se sentir bem como ela mesma, é fundamental o acompanhamento com o psicólogo.

15 Comentários

  1. Mim sinto assim,as vezes mim sinto menos quer os outros pior na verdade,
    mim faz sentir sem vida,uma pessoa que não tem sentido de viver, que não vai,
    da nada em nada,minha vida é um lixo,sem rumo,sem vida
    sem amor,meu pais não mim amar,isso mesmo já mim falaram sei que é verdade isso,
    antes pensava que era coisa da minha cabeça mais não é,tenho a confirmação disso hoje,
    mais não entendo o porque quer eles não fizeram um abordo antes mesmo quer eu nascesse.???
    sou um lixo,isso que mim deixar pior que já sou.

  2. Gisele disse:

    Obrigada! seus artigos tem me ajudado.

  3. Elisama disse:

    Poxa luziane, fiquei triste por você se sentir assim, eu queria te dizer que eu também tenho me sentido dessa forma, com alguma frequência. E meus pais tbm não me amam e nem me apoiam. Ás vezes em momentos dificeis eu me pergunto porque eu nasci também, mas já que eu nasci eu não quero viver nessa tortura de sofrimento. Nem quero morrer, ou me suicidar, porque talvez soe dessa forma.
    Eu queria me libertar desse fardo de sentimento, por isso achei esse artigo, sei que não vai mudar as coisas da noite para o dia, mas espero que ajude.
    Infelizmente esse lance de ser rejeitada por ambos os meus pais me faz sofrer muito e sinceramente acho que para mim isso será um espinho na carne para o resto da vida. Já me senti sem rumo, que eu era um lixo e em dias muito ruins ainda me sinto, ou que eu não valho nada. Mas eu vou tentar fazer o melhor que eu puder pela minha vida e procurar resolver esse problema de não me sentir merecedora do lado bom da vida, se ninguém me achar bonita, eu quero me achar,

    • Laiane disse:

      Acredito que todas nós que lemos este artigo é porque realmente precisamos…eu me sinto como vcs meninas, e pra falar a verdade não sei o motivo, tenho uma boa família, que sempre fizeram muito por mim, quando eu tinha 15 anos tentei suicídio para chamar atenção, desde essa idade eu já não me sentia bem mas não entendia as coisas, nessa época era rebeldia da adolescência, mas muita coisa tem me paralisado, e sozinha não tenho conseguido ir a frente, sou casada recentemente, tenho tudo que uma pessoa normal sonha, uma casa, trabalho, um esposo, era para eu ser feliz , mas não me sinto assim, eu não me conheço, vivo no fio da navalha, qualquer pessoa tem o poder de me derrubar, tirar minha alegria e até meus sonhos, na verdade nem sei se tenho sonhos…eu gostaria de entender as coisas que acontecem comigo, mas eu sou desconhecida para mim mesmo, me sinto inferior, pequena, incapaz, desconfio de todo mundo, acho que todos querem zombrar ou achar um meio de criticar, até mesmo se alguem me elogiar, eu acho que ta mentindo e rindo da minha cara. Eu me isolo, quero sempre está sozinha, muitas das vezes sou criticada, até mesmo pelo meu esposo, mas aquele sentimento de impotência toma conta, uma tristeza sem fim, uma vontade de não existir, nada que faço me trás alegria é como se eu estivesse morta, mas mesmo assim, eu tento, procuro livros bons, tento sonhar, ter projetos…mas não sinto vontade nenhuma de nada, eu vou embora para Irlanda estudar, vejo pessoas eufóricas, como meus pais e meu esposo, mas eu não, é como se realmente eu estivesse morta, e minha alegria fosse momentânea, baseada nas pessoas e nos momentos, tento tmb pessoas boas para conversar, videos, oração, pedindo a Deus que arranque isso de mim… eu tento mudar isso, mas percebi que sozinha não vou conseguir, e os motivos disso tudo acontecer podem ser os que nem imagino, está escondido atras de muita coisa, eu marquei psicologo recentemente, e estou ansiosa para essa consulta, eu quero viver novamente, e mal posso esperar por isso.

      • Erika disse:

        Oi Laiane… Bom parece que este artigo trouxe muitas ajudas.
        Gostaria de dizer que teve um pequeno momento da minha vida que me senti assim tambem. Minha familia e vida sao boas… Meu maior problema é que nao consigo conversar com as pessoas, manter um diálogo, ou fazer amizades, e isso está me dando nos nervos, porque quero ter uma vida social, e saber conversar com os outros…
        Mas meu conselho pra voce é que encontre algo que te faça bem, te faça sentir uma felicidade que faz seus olhos brilharem, eu por exemplo amo ler livros, isso me faz esquecer de tudo, ou assistir um bom seriado… eu tenho prazer nisso! e axo que se voce encontrar algo que te faça feliz, seja sozinha, ou com uma companhia, vai melhorar bastante e te ajudar a se conhecer.
        Pequenas coisas na vida se tornam sonhos, por exemplo, voce quer conhecer um assunto novo que te interesse, isso é um sonho: conhecer a fundo aquele assunto. ou concluir um curso desejado. aprender novas linguas ou instrumentos musicais. sao todos sonhos, pode ser que alguem diga que nao sao, mas sao sim, pequenos mas sao sonhos, porque necessitam ser concluidos pra dizer que eu fiz isso!
        Acredite, dá pra ver nos olhos das pessoas quando elas te elogiam com sinceridade.
        Que bom que voce conversa com Deus, com a ajuda do psicologo,voce irá melhorar.

      • Eu tanto tenho esse problema sabe , me acho inferior aos outros não me acho bonita e nem bem sucedida , as vezes coloco uma roupa bonita faço cabelo mais e momentâneo a alegria depois vem a tristeza e ao mesmo tempo raiva , sinto raiva e sinto que sou desprezada também , eu sinto um peso sobre mim , uma tristeza e um desanimo tao grande , Só Deus pra me ajudar a sair dessa situação , meninas Confia em Deus primeiramente e vamos buscar ajuda psicológica .Boa sorte a todas Que Deus abençoe vcs

  4. Maria Meinerz disse:

    Meu problema é quase esse, além de me sentir inferior, SOU MUITO tímida, gostaria de não ser mais, mas me parece impossível, gostaria de sair, fazer amizades, mas primeiro que minha pais são bem conservadores e não me deixam eu sair pois ainda sou adolescente, não tenho liberdade como os outros para ir em festas, por isso me isolei e me apeguei a internet, e os maiorias dos meus amigos conseguir desse jeito, e também não sou nem um pouco vaidosa, não terminei os estudos, queria muito ter a coragem de largar as redes sociais, deixar de ser tímida (se possível) e ser mais vaidosa cuidar de mim, sinto que não tenho auto estima suficiente, outra coisa que acho muito estranho, por ser tão tímida e quase não sair, nunca namorei, e eu tenho 17 anos, naturalmente uma adolescente de 17 anos já deveria estar namorando ou pelo menos ter tido um namorado, certo? Já procurei em vários sites as soluções pros meus problemas mas parece que não entra na minha cabeça, não entra, me seinto tão insuficiente pra tudo, me sinto inútil, lixo, muitas vezes me iludo e queto pôr na minha cabeça que tenho auto estima, que me sinto melhor, mas a verdade não é Essa, e sinto que nunca será 🙁

    • karen disse:

      Meu amor ter 17 anos e não ter arrumado um namorado ainda é super normal, só não é normal seus pais te controlarem tanto nessa idade converse com eles pra ele entender que você precisa de mais liberdade vá mostrando mais responsabilidade pra eles terem mais confiança afinal daqui a pouco você já irá ser uma adulta não é mesmo? Você precisa de espaço e tempo pra você, só não faça isso desafiando-os por que apesar de tudo tem que aver o respeito e o consentimento que eles só querem o seu bem, acredite é ótimo ter pessoas que se preocupam e cuidam de você por isso tem que saber moderar sua familiaridade com a sua vida social. Boa sorte!!!

  5. Leilane Santos souza disse:

    As vezes ,me sinto muito inferior aos outros me sinto um nada mas nessas horas, eu penso muito em Deus!

  6. Gustavo disse:

    Bom, eu acho que eu não esteja preso em sentimentos ruins, mas é que hoje foi bem diferente. As vezes eu olho pra alguns amigos, só alguns mesmo, e vejo que eles conseguem fazer coisas melhores que eu, eu acabo ficando triste com isso porque sei lá, as vezes oque ele consegue fazer, eu não consigo e isso me deixa meio desanimado, acabo até me afastando de alguns amigos. Eu tenho uma amiga que gosto muito dela, ela também tem varios amigos meninos, mas ela sempre fala que eu sou o melhor dos meninos, que sou uma pessoa legal, extrovertida e bem atencioso. O problema, é que como ela fala que eu sou o melhor dos amigos dela, eu acabo me sentindo superior a outros. Nisso, quando eu vejo ela rindo com outro menino, ou se divertindo com outra pessoa, eu me acabo me sentindo muito inferior e intimidado por aquela pessoa. A unica coisa que vem em minha mente é “eu quero ser melhor que ele”, “eu sou bem melhor que ele, sou superior a ele”, “ele não é nada perto de mim”, isso me mata de uma forma muito pesada, porque eu acabo forçando sentimentos que eu não queria. Queria muito que alguém me ajudasse nisso, eu não sinto isso todos os dias, mas tem dia que eu to bem pra baixo e acabo ficando desanimado.

  7. Lívia disse:

    Olá eu achava que estava sozinha nesse barco mais agora vejo que não, eu sou casada tenho 2 filhos mais eu sempre sofri com esse problema de inferioridade, por não me achar bonita ,ou inteligente,por não ter uma vida bem sucedida financeramente,por ter uma baixa estatura,minha auto estima é muito baixa;não sou uma pessoa de ter amigas sou tímida não sei fazer novas amizades ,queria muito ser extrovertida, comunicativa eu acho que as pessoas me acha muito chata mais eu não queria ser assim ,me sinto infrior também porque nunca trabalhei mais tenho vontade mais acho que não vou conseguir arrumar um emprego ,as vezes me acho uma inútil, eu vejo as pessoas se arrumar bem, sair,é eu não faço nada disso me acho tão sem personalidade, sem qualidades única coisa que fiz da minha vida foi casar e ter filhos ,que também não estava nos meus planos mais aconteceu eu queria tanto ser diferente mais ne acho incapaz

    • Maria disse:

      Tenho 44, sempre sofri com isso. Principalmente na famíllia. Nunca casei e nem tive filhos. Hoje me sinto ainda pior que na juventude.

    • Silvia disse:

      Não se sinta incapaz, todos temos uma missão aqui. Algumas vezes tbm me sinto assim, mais tento seguir minha vida e encontrar um jeito de ser feliz.

  8. Math disse:

    Me sinto totalmente inferior aos outros, especialmente aos meus poucos amigos e ex-colegas de escola. Sinto vergonha de mim mesmo, e me bate uma angústia ver os outros evoluindo em todos os aspectos, enquanto eu continuo o mesome, um ninguém, incapaz que não conquistou nada.
    Sou um lixo. Me sinto tão mal que já não suporto ter contato com meus amigos, porque a vida deles evoluiu, é linda, e a minha é do tamanho de uma ervilha, insignificante.
    Às vezes penso em fazer besteira, em desistir disso aqui que é minha vida. O que me segura é o sonho de ser músico, talvez uma das pouquíssimas coisas que me ajudam a lutar um pouco mais.

    • Michelli Duje disse:

      Olá,
      É possível lidar com essas questões, aos pouquinhos, reconhecendo as suas qualidades, as suas conquistas. Talvez você se cobre demais e não veja a beleza em você mesmo (personalidade, potenciais, …). A insegurança e a depressão podem cegar a pessoa de enxergar em si todas as suas virtudes e as chances de se sentir feliz consigo mesmo.
      Mas que bom que você reconhece algo que te traz essa sensação de prazer, que é tocar música (tome cuidado com as expectativas e vontade de aprovação através da música… toque música para você, sinta prazer e satisfação nisso. Não torne a música mais uma pressão e cobrança sobre si mesmo).
      É fundamental que busque um psicólogo para fazer atendimento (caso precise, você pode ser atendido em faculdades que tenha o curso de psicologia)
      Abraço!

Deixe o seu comentário!