Nem sempre a pessoa que tira a melhor nota da turma ou é a mais inteligente é aquele que se destaca profissionalmente. Claro que é importante e necessário o conhecimento, e a inteligência também facilita muito, mas só isso não basta, muitas pessoas boas podem passar despercebidas, ficando para trás mesmo sendo inteligentes e tendo o conhecimento sobre o tema. Por isso é importantíssimo sempre se atualizar e se capacitar, não somente dentro da área em que atua, mas se atualizar e se capacitar para o “mundo moderno”. De certa forma, o mercado mundial, as empresas e os clientes procuram o profissional que tenha um diferencial, que se utilize de tecnologias e mídias sociais, que saiba se comunicar de forma eficiente e assertiva (inteligência relacional / interpessoal), que seja resiliente às adversidades do mercado e às crises econômicas do país, que seja motivado e criativo profissionalmente, que saiba vender o seu trabalho e se divulgar, que passe confiança e segurança naquilo que fala e faz … A pessoa que costuma se destacar é aquela que busca se desenvolver de forma ampla e autêntica, aprimorando-se e se desafiando.
Algumas pessoas ficam inseguras, pensando “será possível eu conseguir desenvolver tudo isso?!”. A questão não é desenvolver tudo, mas sim criar possibilidades para se estimular e se desafiar, realçar as suas qualidades, ajustar as dificuldades e despertar o potencial em si. É possível se desenvolver e aprender a ser melhor do que é hoje. Seja na vida pessoal ou na vida profissional, a pessoa tem capacidade de aprender. Isso demanda esforço, comprometimento, determinação, foco, atenção, organização, planejamento e prática. Mas acima de tudo, a pessoa precisa se sentir capaz e confiante de que ela pode se desenvolver e se tornar um profissional e uma pessoa melhor. É muito importante a autoconfiança e a segurança, dessa forma a pessoa sente que será capaz de lidar com as dificuldades e as frustrações inerentes da vida profissional (é indicado o acompanhamento com o psicólogo quando a pessoa possui medos e inseguranças que a paralisa, prejudicando assim o seu crescimento na carreira).
Normalmente, o profissional que tem sucesso é aquele que está atento às mudanças e oportunidades na sua área de atuação, aberto para novos estímulos e conhecimentos, para se comunicar com outras áreas que possam impulsionar e ascender ainda mais a sua carreira, sendo flexível para novas informações e pontos de vista. É preciso se atualizar para não ficar para trás!
Dicas:
0 Comentários