Algumas pessoas têm dificuldade para mudar comportamentos e atitudes, para enfrentar suas emoções e problemas. Acreditam que não conseguirão. Esse pensamento cria barreiras para tentar. A energia necessária para a conquista se torna “fraca”, porque elas acham que não alcançarão seus desejos e metas.
É nesse ponto que a pessoa precisa trabalhar a mente. A motivação do “Querer” é a primeira coisa a se pensar. Em seguida, terá que iniciar o movimento, tentando e se arriscando.
Para estar emocionalmente pronta para mudar o comportamento e enfrentar o problema, tem que entender:
- O seu desejo: o que quer mudar / enfrentar?
- A razão: por que quer / precisa fazer isso?
- A necessidade: o quanto isso é importante para você?
- Pensar no movimento: como fazer / começar a fazer para conseguir?
O comprometimento não é com os outros, mas sim com o próprio “Eu”. O “não conseguir” deve mudar para “eu tenho capacidade para enfrentar / mudar, para melhorar”. Precisa ter coragem de encarar os próprios medos, mesmo que a sensação seja de estar na corda bamba se equilibrando para não cair.
É fundamental dar tempo ao tempo, possibilitando que a mudança de comportamentos ou o enfrentamento das emoções sejam construídos com estabilidade, com bases firmes.
Quem deve dar os passos para mudar o comportamento e enfrentar os medos é a própria pessoa, ninguém pode se responsabilizar e fazer isso por ela.
É indicado o acompanhamento com o psicólogo quando a pessoa sente dificuldade para iniciar as mudanças necessárias em sua vida.