Para conseguir se aproximar de alguém, sentir-se a vontade para trocar ideias, conversar de forma “relaxada” ou paquerar, é importante:
A conversa pode ser aprimorada, treinada e desenvolvida. É assim que as pessoas conseguem se relacionar de forma mais assertiva, preparando-se para a situação. Algumas têm mais facilidades que outras. É possível desenvolver essa habilidade social, mas é necessário persistência. Esse treino é importante não só para vida pessoal, mas também profissional.
Às vezes a pessoa tem vergonha, sente insegura, acha que vai falar “besteira”. É preciso superar o medo e se “arriscar”, parar de se esconder e se sentir inferior. Tem que fazer o movimento para as coisas melhorarem, ninguém pode fazer isso pela pessoa, ela precisa exercitar a comunicação.
Normalmente o medo acontece em situações que:
Alguns cursos e Grupos de pessoas podem ajudar nesse processo (teatro, curso de oratória, grupos de pessoas que interesse …).
É fundamental o acompanhamento psicológico quando tem grande dificuldade em se relacionar. O psicólogo pode ajudar desenvolver a habilidade de “ler as necessidades e intenções das pessoas”. Também pode auxiliar a enfrentar a timidez, sentindo-se mais seguro e confiante para iniciar uma conversa. E inclusive, a psicoterapia leva a entender o que está prejudicando a comunicação e como lidar com a “trava” de falar.
tenho dificuldades na fala. muita gente me diz assim, hei vc fala tipo criança ou tens ideias infantis e tudo mais. e eu me sinto muito mal mesmo, ate que no fundo eles tem razaoº e isso baixa muito minha auto estima, e quero que me dem uma solucao do meu pproblema. tenho que consultar um psicologo ou o que faco. e sou um pouco timida…
É interessante buscar um acompanhamento com psicólogo sim, ele vai poder te ajudar a entender questões que parecem estar confusas para você no momento
Abraço!
Psicóloga Michelli Duje
Tenho dificuldade de falar,fazer amizades de se aproximar das pessoas..Nao consigo Puxar assunto,Sou um pouco timida por isso nao tenho muitas amizade.
Tente enfrentar os seus medos e inseguranças… é possível identificar o que te gera isso com acompanhamento psicológico…
Mas de qualquer forma, tudo é um treino. Se desafie e tente superar aos poucos sua timidez (indo por etapas, começando com pequenos comportamentos e ir aumentando oos poucos sua superação – curso de teatro pode te ajudar), é assim que você poderá enfrentar suas inseguranças
Abraço!
Psicóloga Michelli Duje
bom eu trabalho numa escola tem uma diretora que me deixa com receio de fala em publico,ela me corrigi na frente das pessoas,dai agora tenho medo de fala em publico.Como de fazer ?
Bom dia Luiz,
Situações como essas podem realmente inibir a pessoa… Acredito que talvez você pode avaliar: será que não é necessário chamar a diretora individualmente e conversar com ela, dizendo que você se “sente desconfortável e agredido com a postura dela, e que se ela quiser te orientar ou sugerir algo, ela pode te chamar individualmente e dizer a você?…” Claro que dizer isso de forma a não alterar a voz e ao mesmo tempo de forma firme. É importante estabelecer, dizendo “não posso mais aceitar a forma que fala comigo”. Caso tenha alguma dificuldade da chefia em entender e respeitar o seu espaço, você pode tentar estabelecer limites de forma a dizer “acredito que sua postura não está sendo adequada comigo, então vou me retirar, quando estivermos mais calmos, poderemos retomar o assunto”
Assim, acredito que se sentirá mais segura, e menos ameaçado quando falar em público…
Mas se existe alguma dificuldade sua em falar em público (que já existia antes dessa situação com sua diretora), aí precisará trabalhar a autoconfiança e treinar. Sim, treinar, aproveitar as oportunidades para falar em público e assim conseguir se sentir mais a vontade
Leia esses textos, pode te ajudar também:
http://michelliduje.com.br/2013/01/14/e-importante-filtrar-o-que-escuta-do-outro-sabendo-aproveitar-aquilo-que-tem-de-bom-para-acrescentar-a-sua-vida/
http://michelliduje.com.br/2013/02/10/perceba-o-tom-de-voz-para-ser-assertivo/
http://michelliduje.com.br/2012/07/02/ser-assertivo-como-se-colocar-do-jeito-certo-nas-situacoes-do-dia-a-dia/
Abraço!
Psicóloga Michelli Duje
Olá me chamo gessiana! Tenho 20 anos e no meu trabalho não sei me comunicar direito com as pessoas, a minha colega de trabalho me disse que eu não sei conversar! Fico um pouco insegura no que irie falar por exemplo! O que eh faço?
Bom dia Gessiana,
Pelo que você está dizendo, é insegurança. Terá que trabalhar essa insegurança. Normalmente, não precisamos ir até alguém já com um assunto em mente (a não ser que você precise comunicar algo como: problemas, pedir ajuda para algo que não consegue fazer, …), normalmente os assuntos surgem de forma espontânea, sobre situações do dia a dia, sobre algo engraçado, sobre expectativas… Mas quando a pessoa é insegura, ela pode justamente pensar da forma que você está pensado: “o que vou falar?”, como se precisasse ter algo “específico” para poder falar com alguém. Não é necessário ter algo “específico”, com certeza assuntos surgiram, mas para isso é preciso relaxar, acreditar e confiar que você é alguém interessante e ser menos crítica consigo mesma.
leia esses textos, podem te ajudar:
http://michelliduje.com.br/2016/08/27/como-superar-barreiras-da-vida-e-encontrar-a-cura-emocional-dicas-para-a-vida/
http://michelliduje.com.br/2015/08/16/me-sinto-inferior-perto-de-algumas-pessoas-formas-de-se-superar/
http://michelliduje.com.br/2014/07/14/2161/
Se você ainda tiver dificuldades, procure fazer o tratamento continuo com o psicólogo, ele poderá te ajudar na sua insegurança, e também a encontrar suas qualidades dentro de você mesma
Abraço!
Psicóloga Michelli Duje
Boa noite Chris,
Não se pressione a ter que falar algo “certo”, a ter que ser “perfeita”… não fique com medo de falar alguma bobeira (afinal, todo mundo fala bobeira)… é preciso se arriscar, e passar a acreditar mais em vc, nas suas qualidades, perceber que vc é sim uma pessoa legal e interessante.
É interessante fazer tratamento com o psicólogo para ele te ajudar a superar essa insegurança (se tiver dificuldade de fazer terapia por causa do dinheiro, vá a universidades de psicologia, eles fazem por valores bem acessíveis – em torno de 10 reais)
De qualquer forma, leia esses textos, podem te ajudar:
http://michelliduje.com.br/2015/08/16/me-sinto-inferior-perto-de-algumas-pessoas-formas-de-se-superar/
http://michelliduje.com.br/2013/01/07/auto-estima-perceber-as-proprias-qualidades/
http://michelliduje.com.br/2012/07/30/me-cobro-muito-x-nao-admito-errar-e-sentir/
Abraço!
Psicóloga Michelli Duje
Boa tarde
sou uma pessoa muito calada, tenho muita dificuldade em mim expressar e puxar assunto . As vezes quando estou “conversando”com alguém ,muitas vezes não sei o que falar , não sei como responder a uma pergunta , parece ate que tem alguma coisa mim prendendo, tipo eu tento pensar em algo pra puxar assunto , ou pra continuar a conversa ,mas não consigo, não vem nada na cabeça . E as vezes nem puxo muito assunto por que acho q sou infantil ou porque posso falar algo errado , etc. A partir dos meus 11 anos comecei a ser muito timida , mas a partir dos 15 comecei a mim soltar mais , hoje estou 18 anos e ainda continuo um pouco timida . Muitas pessoas falam que eu não converso porque sou timida , minha amigas mesmo falam q devo enturmar mais e tal , principalmente quando saimos em grupos de amigos , que muitas vezes mim excluem so pq n converso .
Quero muito mudar mas não consigo . se puder mim ajudar , eu agradeço .
Bom dia Dani,
Seria sim importante realizar um acompanhamento psicológico
Abraço!
Psicóloga Michelli Duje