Pessoa insensível? / Dificuldade de demonstrar emoções ou carinho

Algumas pessoas têm dificuldades em dar carinho, apoio, compreensão porque elas não receberam isso durante a vida, não entendem, ou tiveram alguma questão emocional que ficou mal resolvida. Isso costuma interferir e prejudicar nas suas relações, em elas conseguirem dar e também receber dos outros demonstrações de afeto e suporte emocional.

Muitas vezes essas pessoas não se permitem dar atenção aos próprios sentimentos, a chorarem, se emocionarem. Fogem e / ou se privam daquilo que podem sensibilizá-las. É pesado para elas lidarem com essas emoções e sentimentos, geram confusão. É como se elas sentissem que perdem o controle delas mesmas quando isso aparece. Mas na verdade elas só vão ter o controle quando encararem seus sentimentos, enfrentando suas inseguranças e superando seus bloqueios.

É difícil dar aquilo que não se teve, que não se permite, ou tem medo. A pessoa sofre com isso, como também quem está próximo dela. Os namorados ou conjugues, familiares e amigos muitas vezes não conseguem entender essa dificuldade, podendo interpretar essa “insensibilidade” como desinteresse e rejeição. Afinal eles esperam afeição, aceitação e compreensão.  Essa questão é complicada para os dois lados, o “insensível” geralmente se sente cobrado e pressionado quando é colocado para ele a necessidade de toque ou aproximação emocional do outro.

Isso tudo costuma trazer muitos problemas, angústias e sofrimentos para a pessoa:

  • Desentendimentos com as pessoas próximas.
  • Dificuldade de demonstrar emoção na frente dos outros.
  • Dificuldade de se emocionar, chorar, mesmo sozinha.
  • Dificuldade de pensar, falar e enfrentar aquilo que a machuca ou tormenta.
  • Pode se tornar mais agressiva ou impaciente com algumas coisas ou pessoas.

É interessante refletir o que leva a pessoa evitar se envolver emocionalmente consigo e com os outros, o que tem por detrás dessas dificuldades:

  • O que sinto quando alguém se aproxima?
  • O que acredito que acontecerá se eu me sensibilizar com algo? Existe algum pensamento de que isso pode me deixar frágil emocionalmente?
  • Como era a relação com meus pais e minha família? Isso pode influenciar nas minhas relações atualmente?

Quando a pessoa não consegue lidar com essas situações sozinha, é indicado o acompanhamento com o psicólogo.

96 COMENTÁRIOS

  1. Eu sinto vergonha em falar que gosto de alguém/ que amo, mesmo que essa pessoa seja um familiar, tenho vergonha de abraçar/ quando me abraçam, fui criada desse jeito, e concordo com o que vc disse os filhos são espelho dos pais. eu só consigo ser carinhosa com os animais rs. Eu já fui chamada de fria :/ mas eu não acho que sou fria eu sinto vergonha de conversar com um estranho/ ou com algum familiar que não morem comigo rs, eu me acho muito complicada!preciso de ajuda

  2. Me identifico, mas não tenho emprego muito menos dinheiro pra tentar melhorar meu lado emocional. Sinto que estou só, não tenho a sensação de pertencer à lugar nenhum, mas ao mesmo tempo a ausência das pessoas não me afeta tanto, me sinto insensível e desinteressada e frustrada.
    Vivo procurando distrações pra esquecer o fato de que estou vivendo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome