Pessoas Carentes e Desconfiadas


           A insegurança costuma causar carência e desconfiança. A falta de autoconfiança gera dúvidas, e mesmo a pessoa recebendo atenção, ela pode acreditar estar sendo ignorada, não amada ou não considerada o suficiente pelo outro. Esses e alguns outros pensamentos são os que geram desconfianças:

  • Ele não está sendo sincero
  • Não gosta de mim
  • Está me rejeitando

Com esses sentimentos confusos, a pessoa insegura pode se tornar “arisca” e se distanciar. Ela passa do “oito para o oitenta”, daquele que quer atenção, para aquele que não quer mais  contato e conversa. Muitas vezes levando o outro a:

  • Não entender e se assustar com a situação
  • Desgaste, desestimulando o outro a querer continuar essa relação
  • Com tantas oscilações, o outro se cansa e se afasta da pessoa

É importante entender as carências emocionais. Normalmente a pessoa espera do outro aquilo que ela precisa proporcionar a si mesma. Por exemplo, o medo de ser abandonada pode ser sinal de que a própria pessoa está se abandonando.  É fundamental pensar:

  • Quais são as minhas reais carências?
  • Como eu me sinto? O que eu sinto falta em mim?
  • Em qual situação da minha vida me senti rejeitada e abandonada? O que me faz ter esse medo de acontecer novamente? Por que fiquei presa a esse passado? O que me prende àquela situação?

É necessário trabalhar a autoestima e a confiança. A dedicação deve ser consigo mesmo, se dando o próprio valor, amor e carinho. Aceitando-se, reconhecendo as próprias qualidades, sentindo-se interessante. Quando fica difícil de fazer essa avaliação e superar essas carências, é indicado o acompanhamento psicológico.

8 Comentários

  1. Psicologa disse:

    Brenda,
    Me envie um email: michelliduje@gmail.com
    Abraço!
    Psicóloga Michelli Duje

  2. Mariá disse:

    Dra. Michelli
    Boa noite
    Estou gostando muito de ler os artigos do seu site.
    Lendo-os começo a entender melhor a vida; sinto-me melhor por isso.
    Obrigada
    Mariá

  3. Michelli Duje disse:

    Boa tarde Cristhiny,
    Diga a ele o quanto essa desconfiança afasta vocês, o quanto te machuca e incomoda… você pode acolher e tentar apoiar para ele superar as dificuldades, mas não alimente essas desconfianças, você não precisa ficar se justificando o tempo todo ou deixando de fazer suas atividades por ciúmes dele, estabeleça limites.
    E avalie… você pode tentar ajudar, acolher e apoia-lo, mas tudo depende dele também querer mudar e se ajudar, a responsabilidade dele melhorar é dele, não sua…
    Abraço!
    Psicóloga Michelli Duje

  4. Roseane lima da rocha disse:

    Meu namorado é muito carinhoso,atencioso comigo mais é muito desconfiado ,tudo pra ele é falta de respeito,tem ciumes e desconfia que entre meu filho e eu existe um caso de homem.diz q eu nao dou atençao suficiente a ele.reclama q quer uma mulher que viva so pra ele.e que amar é pensar igual.me culpa de tudo e muito dificilmente reconhece seus erros.me ajude .obg.

  5. Sícina disse:

    Meu marido vive desconfiado, se pergunta o que eu tava fazendo e não respondo o que ele esperava ouvir ou achava q eu estava fazendo, já começa a me dizer q se acho ele com cara de bobo, q eu não o engano, q ele não devia ter se casado comigo pq não consegue confiar em mim pois tudo o que eu faço acho normal. Por exemplo conversar com outro homem, dar oi com um sorriso, receber meu cunhado em casa quando ele não está, é como se qualquer outro macho fosse ameaça a ele. Me diga o que devo fazer por favor antes q eu enlouqueça. Obgada. Bj

  6. vera disse:

    me sinto assim. sempre insegura, do nada eu acuso a pessoa por coisas do passado que ela me contou, mando procurar essas pessoas, ficar com elas, me esquecer. Hj a pessoa m deixou e me disse que a humilho, que bebo um pouco e já jogo na cara dela tudo q ela me contou, e q eu revivo o passado dela. Não sei como agir, gosto de cuidar, cercar de carinho mas tenho esse medo, estou perdendo ela por conta disso, me ajuda

Deixe o seu comentário!