Algumas pessoas têm dificuldade em perceber que não dão abertura para escutar ou aprender com o que os outros têm a dizer e com os acontecimentos da vida. Pensam:
Mas dessa forma, elas acabam perdendo de perceber e entender os sinais que poderiam melhorar:
É muito importante quando a pessoa está disposta a refletir sobre seus comportamentos e sobre suas certezas. Reavaliar as crenças e a postura diante da vida ajuda a pessoa amadurecer e se tornar mais sábia, perceber que existem outras formas de pensar e de agir.
Claro que não é fácil e nem sempre confortável ouvir o que o outro tem a dizer, mas é importante ouvir outras opiniões, porque normalmente é dessa forma que a pessoa perceber aquilo que precisa mudar. A escuta é um treino. Ampliar a visão auxilia a enfrentar os problemas emocionais que prejudicam a vida no trabalho, nas relações, e também na saúde. Quando fica complicado ser mais flexível, é hora de pensar em buscar o acompanhamento psicológico.
Minha psi disse na sessão de hoje que sou uma pessoa inflexível, de novo disse isso! Porque não tenho paciência com as falhas dos outros e porque não consigo variar minha alimentação! Gostaria muito de saber qual exercício posso fazer pra ficar curada! É só me contrariar? Fazer tudo a força? Só em reconhecer isso eu ja estou querendo me policiar, apesar de estar muito triste com essa verdade!!!
Boa tarde Tatiane,
Que bom que vc está reconhecendo isso… você pode passar a perceber que pode aprender muito com os outros. Não é preciso nem concordar e nem discordar, mas estar aberta para novas percepções, que podem te fazer pensar de uma forma que até então você nunca tinha imaginado.
Cada pessoa tem o seu jeito, a sua forma de pensar… aprender que as diferenças podem enriquecer a sua forma de olhar o mundo. Não precisa alguém estar errado, existem várias verdades, cada um pode ter a sua verdade de acordo do ângulo que está olhando.
Você não precisa de alguém te confrontando o tempo todo, não pode se tornar algo aversivo para você… a dica é: tente olhar o mundo através dos olhos de outras pessoas também
Abraço!
Psicóloga Michelli Duje