O pensamento pode ser um aliado ou um inimigo, pode trazer segurança ou insegurança. Pensamentos como “não consigo” se tornam barreiras para a pessoa conquistar o que deseja, pois ela já coloca na cabeça que “a coisa” não dará certo. Dessa forma, quando for fazer algo, já irá com o sentimento de fracasso, levando a cometer possíveis erros, a sabotar aquilo que ela está tentando.
O sentimento de insegurança, o medo “errar”, costuma provocar a auto cobrança e auto punição, a sensação de ser incapaz. As lembranças são das tentativas que não deram certo, das próprias dificuldades, dos resultados ruins.
É importante aproveitar aquilo que não deu certo, compreender os comportamentos e caminhos que não trouxeram bons resultados, tentar de formas diferentes e assim melhorar. Os sentimentos negativos e frustrações devem ser “jogados” fora depois dessa aprendizagem.
É fundamental saber valorizar as tentativas (mesmo aquelas que não tiveram êxito) e as conquistas (aquilo que deu certo). Se a pessoa não souber reconhecer os seus esforços e as suas vitórias, ela também não conseguirá se sentir segura para lutar por seus interesses.
Para conseguir se sentir mais fortalecido, é interessante:
A pessoa tem que reconhecer que ela pode ter mais o controle de si, mais o poder sobre seus pensamentos, suas ações e decisões.
Sentir-se fortalecida, confiante e merecedora de “coisas boas”, aumenta a probabilidade da pessoa alcançar os seus objetivos, direcionando as ações e os comportamentos para a vitória. É indicado o acompanhamento com o psicólogo quando a pessoa não consegue lidar com suas inseguranças e pensamentos sabotadores.
0 Comentários