Nem sempre é fácil olhar para dentro, para os comportamentos e pensamentos que não gosta em si, para as próprias dificuldades, frustrações, inseguranças, … Numa tentativa de se proteger, muitas pessoas fogem do seu “eu”, ignorando os problemas por se sentirem confusas ou ameaçadas. Mas tentar ignorar os próprios conflitos, problemas ou dificuldade não funciona e costuma gerar prejuízos emocionais e nos relacionamentos. Podemos fugir de várias coisas nessa vida, mas não de nós mesmos. Rejeitar o que há dentro de si torna a pessoa alienada de quem ela “é”, revelando na maioria das vezes um autoconhecimento precário e imaturo, podendo levá-la a projetar nos outros aquilo que na verdade é dela mesma.
Pessoas assim costumam interpretar a realidade de forma distorcida, como por exemplo:
A pessoa com esse perfil torna os momentos difíceis em problemas muito maiores do que realmente são. Fica presa em seu próprio sofrimento emocional. Olha para o mundo e para os outros com medo ou raiva. Sente-se ameaçada por tudo e por todos, mas na verdade o perigo está dentro de si. O risco está na dificuldade de encarar, lidar e enfrentar os próprios os seus fantasmas, emoções e feridas emocionais. Não conseguir encarar as suas dificuldades a deixa vulnerável emocionalmente e reativa as situações que ocorrem com ela (gerando conflitos de relacionamento na vida pessoal e profissional). Isso pode levar a sintomas de ansiedade, depressão, estresse…
É importante o autoconhecimento e a autoreflexão sobre a forma que age e reage ao mundo. É fundamental o acompanhamento com o psicólogo quando a pessoa sente que não consegue “se entender” ou se reconhecer nas suas ações.
Amanda,
é importante entender o que gera esses pensamentos negativos, o que leva a você sentir essa insegurança… para isso é necessário iniciar um acompanhamento com o psicólogo.
Abraço!
Psicóloga Michelli Duje
Eu tenho 15 anos e eu estou me descobrindo agora, comecei a gostar de uma garota a uns meses, ela sabe, e se afastou. Eu tento fazer nossa amizade voltar, mas sinto que faço isso da maneira mais insegura possível, não consigo agir naturalmente perto dela e isso me traz muita perturbação, eu penso sobre isso o tempo todo!
Nossa esse assunto expressou exatamente meu ponto de vista.Faço essas palavras meus pensamentos,e a uma conclusão que cheguei a 1 pessoa,que terminei noivado!
Resumindo,percebi exatamente esse comportamento nele, tudo que sofreu na vida,desprezo da família,da própria mãe,irmã,da ex que ficou bem sucedida e ele n deixando ele, da outra ex que disse q ele n tinha futuro, família desunida, nunca teve carinho,atenção,afeto,compreensão,abraço essas coisas.Tudo que ele não teve, e da mesma forma que fizeram ele se sentir na vida,com palavras e atitude das pessoas em sua volta
Ele fez exatamente isso,projetou tudo em mim,quis que eu sentisse,vivesse a mesma história que ele viveu,acredito que,assim como ele n conseguiu se vingar de nenhuma dessas pessoas,provando alguma coisa,ele projetou em mim cada uma delas.
Depois que conseguiu sucesso entrando p política,fez a mesma coisa que a ex fez,começou a fazer pouco caso de mim,desprezo etc…
Percebi mesmo,que ele estava me usando para projetar sua vida miserável que vivia.
Então usei a inteligência e mandei ele passear,afinal eu me amo em primeiro lugar.
Obrigada se puder me responder.
Bom dia Marcia,
Quem bom que vc avaliou aquilo que pensou ser melhor para você
Abraço!
Psicóloga Michelli Duje
Como sabe que ele projetou apgma coisa já que não está na memte dele?
O texto da Psicóloga é pra auto reflexão, já que só você conhece sua realidade mental.