Quando a qualidade se torna defeito


Em alguns momentos é possível uma qualidade pessoal “passar do ponto” e se tornar algo negativo. Por exemplo, a pessoa com:

  • Perfil de liderança ou iniciativa- passa a ser autoritária e dominadora , o que prejudica a relação com os outros;
  • Extrovertida ou engraçada– pode ficar inconveniente, invade o espaço de quem está por perto; Passa a ser agressiva com piadas, magoando os outros;
  • Confiante ou com bons argumentos (possui conhecimento / inteligente) – acredita que é autossuficiente, afasta as pessoas; Fica arrogante, inflexível e incisiva. Ignora o que lhe falam, perdendo a oportunidade de aprender com o outro.

É importante refletir sobre os comportamentos:

  • Em algum momento questiono as minhas próprias qualidades? Percebo quando exagero? Posso estar associando algo “ruim” a minha habilidade?
  • Tenho dificuldade em admitir que posso estar errando? Percebo os sinais de que preciso mudar?
  • Percebo atitudes negativas em mim? Que sensação eu provoco no outro?

É ótimo ter qualidades e saber quais são elas. Isso é fundamental para ter sucesso. Deve valorizar aquilo que tem de “bom”, porque é assim que a pessoa conquista o crescimento pessoal e profissional. Mas quando o “dom” não é bem aproveitado, pode se tornar um problema. Assim como é importante refletir sobre os seus defeitos, é preciso reavaliar  suas qualidades. A pessoa que não faz essa avaliação pode passar dos limites e se tornar prepotente.

Sim, existem limites dentro das qualidades. É preciso o equilíbrio e bom senso até mesmo naquilo que a pessoa é boa. O seu ponto forte, se não bem administrado, pode se tornar o seu ponto fraco. A humildade de se questionar e se avaliar faz parte do processo de evolução, é dessa forma que consegue potencializar a sua habilidade / qualidade.

É indicado o acompanhamento com o psicólogo quando a pessoa não consegue administrar suas qualidades (causando problemas nas relações e afastando boas oportunidades).

0 Comentários

Deixe o seu comentário!