A sensação de solidão é diferente de estar sozinho (a). É possível sentir sozinho mesmo rodeado de outras pessoas.
Estar sozinho em alguns momentos pode significar algo bom. É importante dedicar um tempo para si, investindo no autoconhecimento e na própria individualidade.
Aqueles que sentem solidão relatam sentimento de vazio constante. É importante entender o que causa essa sensação para conseguir enfrentar a solidão.
Algumas pessoas que sentem solidão, tentam preencher o sentimento de vazio com compras, comendo, bebendo… acumulando mais emoções negativas.
Algumas atitudes que podem ajudar superar a solidão:
Ser feliz exige esforço (autoconhecimento e ação).
A resposta para a causa da solidão está dentro da pessoa. Quando fica difícil de enfrentar essa solidão sozinho, é importante buscar ajuda do psicólogo.
queria saber como enfrentar a solidão quando não consegue amigos nem namorado(a)?
Talvez a resposta comece com algumas perguntas “Por que você não tem amigos ou namorada? Será que de alguma forma você afasta as pessoas? Tem dificuldade de se relacionar? Como você pode mudar isso?”. Também é importante pensar que deve se aproximar de pessoas que possam te fazer bem e ter amizade saudável. Primeiro pense no que gosta ou poderia gostar, que sente que você possa compartilhar e ter afinidades com alguém. Uma opção são Grupos de pessoas, como:
• Grupos de esporte – Por exemplo pessoas que gostam de fazer trilhas, nesse caso existe o clube de montanhismo. Ou pense e procure ver outras coisas que você possa se identificar, existem muitos Grupos de esporte ou lazer que você pode conhecer pessoas bacanas.
• Grupos de espiritualidade (religião) – existem em todas as religiões ou filosofias Grupos com que você pode se sentir a vontade e parte daquelas pessoas.
A dica é “para ser feliz, é importante se esforçar”. Isso quer dizer que é preciso você “se conhecer, correr atrás daquilo que possa te fazer bem e feliz”. Muitas vezes é fundamental o acompanhamento com psicólogo nesse processo, precisando de tempo e continuidade de tratamento.
Abraço!
Ènormal um ser querer esta sozinho não consegui adaptar com as diferenças das outras pessoas sempre começar relacionamentos e simplesmente afastar se inventa motivos….
Edna,
é importante entender melhor o que está acontecendo… para isso é indicado o acompanhamento com o psicólogo
abraço!
Psicóloga Michelli Duje
Solidão às Solidão às vezes é bom……. Mas as vezes incomoda é estranho ela.não.querer conviver com pessoas e achar desagradável ..conversas com ela.
Enfrentar a solidao é algo um pouco dificil, mas ela habita em nós mesmo, e ninguem é digno de segura-la até ao fim da vida. O importante ê sentir voce mesmo como o “todo”
E se essa solidão te levasse a morte.?
Ando tendo esses sentimento é muito ruim.. tenho muita vontade de tirar isso dr mim, acho que sinto isso por causas de alguns fatos desagradável e traumático que passei no decorrer DQ minha vida .
Silvanete,
Imagino que deve estar sofrendo muito com essa situação…. Mas acredito que tem um ponto positivo que você escreveu, você diz que acha que já sabe da onde vem esses sentimentos…. isso é um ótimo começo. Primeiro tem que identificar o que está causando essa sensação para poder enfrentar as feridas abertas. Agora talvez seja o momento de tentar cicatrizar, aos poucos, dentro do seu tempo…. O que você imagina que precisaria acontecer ou fazer para conseguir começar a lidar com isso? Como será que você pode superar essas questões? Caso isso seja difícil fazer isso sozinha, busque acompanhamento profissional com o psicólogo.
Abraço!
Psicóloga Michelli Duje
Me sinto tão só ultimamente , mesmo cercado de pessoas…. Tenho uma noiva estou perto de me casar etc…Estou vivendo uma vida estressante , trabalho , casa , noiva e pessoas que não me compreende .As vezes me acho um lixo , um zé ninguém mas o mais dificil ni guém consegue compreender isso. Também não sei se é porque já tive , Sindrome do Pânico .. Já me tratei com alguns remedios , Excilex e Rivotril …. Mas sei lá as vezes pego eu mesmo me xingando de lixo , burro , só fez as coisas erradas… Sei lá complicado.
Wellington,
Parece estar sofrendo muito com essas situações.
A sua vida está em transição, uma mudança que é o casamento. Parece que você é muito crítico consigo mesmo, e provavelmente é ansioso (já que teve a síndrome do pânico, que costuma atingir pessoas ansiosas)… é preciso trabalhar as expectativas, a autoestima (que está baixa), e principalmente entender o que causa todos esses sintomas, e como superá-los.
Não espere, vá em busca de tratamento com o psicólogo (na época da síndrome do pânico também era fundamental fazer acompanhamento com o psicólogo) e o Psiquiatra.
Atenciosamente,
Psicóloga Michelli Duje
Casei e me mudei. Onde moro somos eu, meu marido e minha filha. Ele vai trabalhar, ela vai estudar e fico sozinha em casa estudando para concurso, caí em uma depressão e não consigo sair, ele não entende, me chama até de louca. Tenho vontade de ir embora e largar tudo. Nunca me senti tão sozinha e não estou com uma boa autoestima para conversar com ninguém, não estou feliz. Me ajuda.
Bom dia Tata,
Entendo que você está numa nova rotina e interesse… mas ficar somente em casa estudando pode gerar ansiedade e estresse, desencadeando a depressão e atrapalhando no desempenho no dia da prova do concurso.
Se a pessoa focar e conduzir a sua vida constantemente no concurso, gastando toda sua energia nisso, a pressão e a desmotivação podem tomar conta…
Busque criar uma rotina de estudo que inclua também convivência social (marque de ver amigos / ou se mudou de cidade, faça cursos que possa conhecer pessoas que tem interesses em comum com você), atividade física (que combate a depressão), …
Talvez você também pode dizer sobre os sentimentos para seu marido (sem briga), falando o quanto está difícil…
Caso não consiga dar esses passos, procure fazer um tratamento (continuo)com o psicólogo.
Leia esses textos, acho que pode te ajudar:
http://michelliduje.com.br/2016/06/30/sinto-cobrado-a-e-desvalorizado-a-diferenca-entre-criticas-construtivas-e-destrutivas-no-relacionamento-amoroso/
http://michelliduje.com.br/2016/08/27/como-superar-barreiras-da-vida-e-encontrar-a-cura-emocional-dicas-para-a-vida/
http://michelliduje.com.br/2016/05/23/inseguranca-leva-a-pessoa-interpretar-negativamente-o-que-escuta-sempre-armada-achando-que-sera-atacada/
http://michelliduje.com.br/2014/12/03/e-obvio-como-ele-nao-entendeu-o-que-esta-claro-para-voce-pode-nao-estar-para-o-outro-2/
http://michelliduje.com.br/2014/01/20/o-que-acontece-com-pessoa-que-guarda-magoas-do-seu-companheiro-namorado-marido-formas-de-superar-as-magoas-entre-o-casal/
Abraço!
Psicóloga Michelli Duje
Boa tarde Amanda,
Talvez você falou sobre seus sentimentos para as pessoas erradas… selecione as pessoas que podem realmente te ajudar e te motivar a superar seus problemas 😉
leia esses textos, acho que pode te ajudar:
http://michelliduje.com.br/2013/06/17/voce-tem-o-direito-de-expressar-seus-sentimentos-dificuldade-de-falar-sobre-suas-emocoes/
http://michelliduje.com.br/2016/08/27/como-superar-barreiras-da-vida-e-encontrar-a-cura-emocional-dicas-para-a-vida/
http://michelliduje.com.br/2016/03/21/faz-mal-sentir-emocoes-consideradas-negativas-raiva-tristeza-magoa-reconheca-as-emocoes-e-saiba-administrar-as-seus-sentimentos/
http://michelliduje.com.br/2014/10/03/por-que-eu-sinto-solidao-diferenca-em-sentir-solidao-e-estar-sozinho/
http://michelliduje.com.br/2014/03/10/1933/
Abraço!
Psicóloga Michelli Duje
Bom dia Anitta,
Busque um acompanhamento com o psicólogo e uma avaliação com o psiquiatra, eles vão poder te ajudar! Você citou alguns sintomas que podem estar associados a depressão…
leia esses textos, pode te ajudar:
http://michelliduje.com.br/2014/07/30/2184/
http://michelliduje.com.br/2016/08/27/como-superar-barreiras-da-vida-e-encontrar-a-cura-emocional-dicas-para-a-vida/
Abraço!
Psicóloga Michelli Duje
Fui casada por 20 anos, me separei faz 16 meses, minha família mora em outro estado e meus pouquíssimos “amigos” se afastaram. Me sinto como se estivesse num luto sem fim. Um luto pelo casamento que acabou, pela minha juventude que passou, pelo tempo perdido que jamais conseguirei recuperar. Não tenho vontade de sair de casa, nada me chama a atenção, não sei o que é sentir alegria há muito tempo. Sei que preciso de ajuda profissional, Mas infelizmente não tenho como pagar. Tenho tentando reverter essa situação, mais não estou tendo sucesso. Esses sentimentos são muito fortes.
Tenho 44 anos, Fui casada por 15 anos, me separei pq nao tinha mais um marido, acool acabou com o sexo, no final do relacionamento me envolvi e percebi q estava apaixonada por um cafajeste manipulador, durou 4 anos.Ate hoje este infeliz me chama morena linda q adoro, e acabou de se casar. Fiz terapia consegui me livrar e deixar lo. Hoje sinto q sofri e ainda tenho feridas e medo de não encontra um namorado íntegro e ser amada. Puxa olho e sei q sou bonita profissionalmente bem, duas filhas lindas. Tento me emancipar me encontrar mais me sinto sozinha. Quero viajar sozinha mas conhecer mas não sei por onde começar . São tantas emoções q estou com medo.
Me sinto muito sozinha quando não estou próxima dos meus parentes e dos meus irmão. A impressão que tenho é que minha vida só faz sentido quando estou com eles. Quando fico só em casa, bate um sentimento horrível, só fico com vontade de chorar, não consigo ter nenhuma reação. Não sei oq posso fazer pra passar esse sentimento.
E dos meus amigos**
Me sinto sozinha,sempre fui timida fechada,dificuldade de fazer amizadades.As pessoas que gosto nao gostam de mim,tenho complexo de inferioridade desde pequena sempre fui acima do peso,hoje peso 109kl com 22 anos,nao tenho vontade de sair de casa,e nao me aceito.
Valéria, somos duas. Algumass pessoas ja disseram que sou especial, e na hora eu fiquei realmente feliz. Mas tudo isso passa, e novamente me vejo trancada no meu quarto passando o dia (Quando não estou no trabalho) no computador jogando. Sou adolescente, tenho quase 18 anos, e vejo fotos de meus antigos amigos saindo juntos e se divertido, mas não sou mais capaz de sair com eles pois eles me desprezam pela minha personalidade tão diferente da deles. Não tenho auto estima nenhuma, sinto que sou um erro no mundo e sinto que ninguém é capaz de me encontrar, ou ninguém nunca vai querer isso.
Boa noite, tem anos que eu estou sendo tratado com psiquiatra e psicologo tenho transtorno de ansiedade e fobia social. Sempre senti um vazio em mim mesmo tendo varios amigos ao meu redor mas a solidao vem me acompanhando a tempo. nao tenho mais vontade e animaçao de ir á aula, de fazer coisas que eu gostava como sair, fazer um esporte e tal.Ja tem uns 2 anos que fico no quarto a maior parte do dia, sempre deitado. A noite que esse sentimento de vazio vem com mais frequencia e acabo chorando e tendo um mal estar horrivel. Talvez eu esteja entrando de novo em uma depressão e ninguém tenha observado ainda. O sofrimento é grande pois tenho 17 anos e vejo todos meus amigos vivendo normalmente, e a esperança é pequena pois me vejo afundando a cada ano que passa
infelizmente tenho isso também, tenho vontade de me isolar do mundo. essa sensação é horrível, você tem as pessoas ao seu lado, mas ao mesmo tempo ninguém por você, aí então vem o choro descontrolado, vc imagina mil paranoias procurando o por quê de estar se sentindo assim. confesso que tenho q procurar ajuda profissional, as coisas estão saindo do meu controle.
Perdi meus pais e sinto constantemente uma solidão enorme dentro de mim, tudo se tornou muito difícil tento ser forte mais cada dia fica difícil…