Para se tornar mais assertivo a pessoa precisa entender as próprias dificuldades, percebendo quais os comportamentos não são adequados: quando, com quem e onde eles acontecem. Exmeplos:
“Eu não fiz a comida nesse dia porque estava com muita dor, por isso pensei que não tinha problema. Pensei que você poderia pedir uma comida pronta por telefone”. > Fala e se justifica com medo de julgamentos ou reprovação dos outros, muitas vezes se cobrando de algo que não é de sua responsabilidade.
“Eu só agi assim porque você fez aquilo.” > Justifica o comportamento errado, não refletindo sobre o que fez.
“Você é um xingamentos! Não sabe de nada! Por isso que as coisas não dão certo. Você não vale nada” > Ofensas / ataca a personalidade do outro, deixando de pontuar o que é realmente importante, que seria o comportamento que não gostou no outro.
“Prefiro não falar nada, porque não gosto de arranjar brigas.” > Os outros acabam passando por cima da pessoa, invadindo o seu espaço, porque ela não dá limites de até onde o outro pode ir.
“Não adianta falar, porque nada vai mudar.” > Nem tenta argumentar e se colocar, porque acha que não dará certo.
Quando a pessoa entende em que momentos se coloca de forma “incorreta”, abre portas p/ mudar e aprender formas de se colocar de forma mais positiva.
Saber se colocar é: A pessoa fala para o outro de forma clara aquilo que deseja ou incomodou, respeitando o seu espaço e o espaço do outro, sem ser agressiva, perder o controle ou a razão. Isso não significa que o outro entenderá ou então não ocorrerão desentendimentos.
Às vezes fica difícil entender o porquê age se justificando, agressiva ou passiva. Nesse momento o psicólogo poderá ajudar no autoconhecimento.
Na maioria das vezes sou uma pessoa muito agressiva falo muito o que nao devo para as pessoas e depois acabo me arrependendo..
Talvez você tenha que reavaliar essa postura, pois deve te trazer muitos problemas…
Talvez você aprendeu que para se comunicar, é preciso ser agressivo… mas você pode aprender outras formas de se comunicar…
atenciosamente,
Psicóloga Michelli Duje
As vezes falo de forma agressiva mas quando me sinto injustiça da. As vezes quero passar seriedade e respeito.