Algumas pessoas sentem que são excluídas, acreditam que os outros não gostam dela, não a querem por perto.
É preciso perceber que às vezes são elas que se excluem das relações, justamente pelo medo de serem rejeitadas ou mal interpretadas.
A pessoa insegura se preocupa muito com o que os outros pensam. Por esse motivo ela se priva e deixa de se arriscar em alguns momentos:
- Não conversa com os outros, é mais reservada;
- Permite que passem por cima de seus sentimentos, porque acredita que não é bom suficiente (baixa auto-estima).
- Acredita que não tem assuntos interessantes;
É necessário refletir:
- Será que pelo meu medo de ser rejeitado, eu me excluo das relações, não o contrário?
- Quando estou com as pessoas, consigo me sentir à vontade, ou fico achando que estão pensando ou falando algo negativo sobre mim?
- Tenho como mudar o meu comportamento para melhorar a relação com as pessoas? Será que faço a “minha parte” para não me excluírem?
É importante perceber que o movimento de ir até os outros também pode e deve partir da pessoa. Realmente pode ficar “de fora” se não se entrosar. Quando não consegue mudar e melhorar o comportamento, é indicada o acompanhamento com o psicólogo.
Dra.Milene. Michelle,
Tenho 75 anos, conheci um homem com 68 anos de meu estado. Começamos um namoro virtual, mas notei que ele já não me procura mais como antes. Decidi deleta-lo, fiz isso 3 vezes e sempre ele me procura no watshap. Mas continua me ignorando, raras vezes conversamos. Então pedi que ele me deletasse. Disse-me que jamais faria isso porquê sou a mulher de sua vida. Mas não demonstra isso. Descobri que ele é psicólogo, coach em relacionamentos. Não entendo o que ele quer de mim. Gostaria de sua ajuda por favor. Gratidão, Ieda