“sou indeciso” / Por que as pessoas não conseguem fazer escolhas?


Algumas pessoas são indecisas, precisam que os outros aprovem suas escolhas ou que até mesmo tomem decisão por elas. A dificuldade em tomar decisão pode trazer problemas, levar a pessoa “abrir mão” de suas vontades, daquilo que no fundo ela deseja. Isso pode acontecer por vários motivos:

  • Sente insegura ou incapaz de escolher o que é bom para si mesma. Aprendeu a esperar que os outros tomem decisão ou aprovem suas escolhas.
  • Segue o que os outros falam e pensam, como se a opinião deles valessem mais que sua vontade. Acostumada com os outros dizendo o que deve ou não fazer / sentir.
  • Não se permitiu dar voz aos seus desejos, não conhece e nem reconhece o que quer ou sente. Calou os próprios interesses, quem no fundo ela é.

A pessoa sente impotência porque fica dependente da aprovação dos outros (família, amigos próximos, namorado…). É comum o sentimento de culpa quando pensa em fazer algo diferente do que disseram. Ela acredita que não tem o direito de ir contra o que programaram, porque isso significaria decepcionar os outros.

Refém do seu próprio silêncio, não consegue dizer “não”. A pessoa pode ficar confusa, sem saber se foi ela quem fez as escolhas, ou se foram os outros. Ficar assustada em tomar suas próprias decisões, com dificuldade em ser independente e ter autonomia. Ter medo em assumir responsabilidades sobre suas próprias escolhas.

A pessoa não percebe que essa indecisão e falta de autonomia destrói sua essência, suas motivações, decepcionando a si mesma o tempo todo. Não assumir as rédeas da própria vida pode gerar muitos conflitos emocionais (angústias, sentimento de inferioridade, tristeza, desânimo,…), trazendo cada vez mais prejuízos em sua vida.

É importante refletir:

  • Por que será que sou indeciso? Em quais situações eu fico mais confuso e inseguro para tomar decisão?
  • Tenho dificuldade em estabelecer limites até onde o outro pode interferir na minha vida?
  • Consigo fazer minhas escolhas sem precisar que o outro me aprove?

Quando essas questões citadas acima acontecem e as perguntas ficam confusas, é importante o acompanhamento com o psicólogo, para a pessoa lidar e superar suas inseguranças, conhecendo-se melhor e se fortalecendo emocionalmente.

11 Comentários

  1. Junior Silva disse:

    não consigo nem escolher um filme pra assistir no netflix ;-; fico 1h procurando

  2. Laura disse:

    Olha, eu te entendo. Antes mesmo do meu namorado me pedir em namoro , quando as coisas estavam ficando sérias, eu já me questionava, pelos mesmos motivos que você, e além, por medo da mudança, de eu tomar a decisão errada e alguém se magoar no final. Mas eu deixei rolar e pensei “oq tiver que ser, será”. Estamos juntos hj há mais de dois anos, no começo tinha minhas dúvidas sim, ficava apreensiva, mas depois… o relacionamento vai se modificando e se fortalecendo. Se vocês se dão tão bem quanto vc diz, se vocês se divertem, não dê tanta importancia as suas duvidas (ainda mais pq vc sabe que é indecisa), deixe rolar, se for para não dar certo uma hora vc saberá com certeza. Espero ter ajudado, bj de luz!

  3. Tainara disse:

    A dificuldade para tomar decisões, até mesmo simples afeta e muito, principalmente o dia a dia. A sensação é de não possuir pernas para seguir o próprio caminho. O ruim também quando as pessoas ao seu redor pensam que é uma grande besteira. 🙁

  4. Regina disse:

    Tenho dificuldade de procurar emprego fico pensando sera que consigo fazer o certo? Sera que não vou fazer feio. Então desisto e espero uma oportunidade de me chamarem para trabalhar em lugares que ja conheço. Isso me deixa confusa, triste, magoada. Todos pensam vc não é capaz e eu me deu por vencida e desisto me sinto incapaz de fazer qualquer coisa isso é horrível…

  5. Raely disse:

    Sou indecisa e tenho preocupação quantona isso mudo de opiniao muito facil e ao meamo tempo as vezes qro voltar atras nao seio o pq disso mas as vezes nao me encontro em muita coisa mas sei q tomar decisoes e necessario e o medo disso me deixa insegura

  6. El Tall disse:

    Você! Você mesmo que está lendo isso. DECIDA-SE! NÃO IMPORTA COMO! MAS DECIDA-SE!
    Escolha por vendar e o que olhar primeiro ser o que deve escolher, ou por sorteio, ou o que vier primeiro em sua cabeça, mas… ESCOLHA!
    Pare de sobreviver! Escolher faz parte da vida. E lutamos tanto, no passado, por liberdade. Agora que a temos, podemos usá-la! Não desperdice isso! Jamais! Pare agora mesmo de procrastinar essa decisão.
    VÁ VIVER! VOCÊ MERECE! VOCÊ MERECE! E você saberá que pelo menos tentou, e que tomou as rédeas da sua vida. Isso é o que importa!
    FE-LI-CI-DA-DES!
    Mas lembre-se:
    Chegou a hora. E a partir de agora você escolhe DECIDIR!!!

  7. EDUARDO disse:

    Gostei muito das informações. Quero acrescentar que alem de tudo que foi falado, quando tomamos uma decisão que não seja agradável a alguém do nosso convívio, nos sentimos frustrados e muitas vezes achamos que aquela pessoa deixou de ser nosso amigo e não mais irá estar ao nosso lado quando viermos a precisar.
    Estas decisões não precisam ser grandes, as vezes as mais simples como uma roupa que colocamos se não tiver a aprovação a quem perguntamos ficamos chateados e irritados.
    É horrível viver com medo de ser criticado, ainda mais quando levamos uma vida “certinha” e cometemos algo que vai de encontro aos nossos valores morais.
    Eduardo

  8. EDUARDO disse:

    Continuando o meu comentário, quero dizer que as pessoas se aproveitam dessa sua indecisão para obter favores muitas vezes escusos, porque sabe que você não irá dizer não.
    Por medo de perder a amizade, medo de ser mal interpretado, de receber críticas entre outras.
    Muito cuidado pois você pode até achar que a vida não vale a pena e tentar o suicídio.
    Falo isso porque muitas vezes já passou pela minha cabeça.
    Nenhuma pessoa é melhor que você.
    Seja firme nas suas decisões e não tenha medo de ser julgado.
    Algumas religiões já fazem isso! não precisa que mais ninguém o faça.
    Um abraço.

  9. VALDETE disse:

    EU NAO CONSIGO DECIDIR 90% DAS QUESTOES DA MINHA VIDA,A SENSAÇAO É DE QUE EU DOU UM PASSO PRA FRENTE E TREZ PRA TRAZ,É UMA SENSAÇAO HORRIVEL. PARECE ATE Q ALGUMA COISSA TA ME PUXANDO PRA TRAZ QDO TENTO DAR UM PASSO ADIANTE. P-ARECE Q AS COISAS Q EU PROCURO ESTÁ TAO DISTANTE QDO NA VERDADE SEI Q MTAS DEAS ESTAO BEM PERTO DE MIM,MAS AFINAL,ALGUEM SABE ME DIZER O Q PODE SER ISSO? FICO QUERENDO RESPOSTA PRA TD MAS NAO CONSIGO IMAGINAR ONDE BUSCÁ-LA,PARECE Q MEU MUNDO SE FECHOU,É COMO SE EU ME ENCONTRASSE NUM DESERTO ESCURO,OU SEJA:SEM SABER PRA ONDE IR. ME AJUDEM POR FAVOR GENTE,ESTOU NO MEU LIMITE E NAO SUPORTO MAIS. ESTOU A BEIRA DE ATAQUE E NAO SEI MAIS PRA ONDE IR,SINTO Q MEU CAMINHO ESTÁ SE AFUNILANDO CADA VEZ MAIS. UM ABRAÇO A TODOS.

    • EDUARDO disse:

      Boa noite!
      Tenho um familiar com os mesmos problemas, e a decisão foi fazer psicoterapia para fortalecer o emocional e com isso colocar as suas idéias e acreditar nelas. Os grandes gênios da humanidade fizeram as suas decisões sem aprovação de ninguém e o mundo evoluiu mais nos últimos cem anos do que em toda a história da humanidade.
      Então confia em suas decisões e não tenha medo de errar, pois só erra quem tenta fazer alguma coisa e não fique lamentando e nem reclamando,” acenda a luz “e siga em frente.

Deixe o seu comentário!