Sufoca o outro sempre querendo ele (a) ao seu lado / Sobrecarrega o companheiro(a) com seus pedidos


Algumas pessoas sufocam os seus namorados / esposas, exigindo excessiva atenção e carinho. Por mais que o parceiro demonstre o amor e seja afetuoso, parece que não é o suficiente para a pessoa. Ela aumenta cada vez mais as suas reclamações e cobranças.

Quando a pessoa é insegura, carente e com baixa autoestima, ela pode se tornar controladora, invadindo o espaço do amado. Com o passar do tempo, o parceiro percebe os   prejuízos dessas exigências, percebe que é cobrado a “abrir mão” de si mesmo por causa das pressões da pessoa. Dessa forma, o comportamento da pessoa pode fazer com que companheiro se canse e reavalie se deseja permanecer nessa relação sufocante.

É importante a pessoa se questionar:

  • Sinto necessidade de sempre agradar o meu namorada / marido por medo dele se afastar ou me abandonar?
  • Responsabilizo meu companheiro pela minha felicidade e “boa” autoestima?
  • Cobro os meus gestos de carinho, como se o meu parceiro tivesse que “pagar por tudo” o que eu faço?
  • Reconheço o amor e o carinho que o meu companheiro demonstra?

Não é saudável tornar o outro “tudo para você”, como se você não fosse capaz de viver ou ser feliz sem ele. Também não é positivo tentar “ser tudo para o outro”, como se ele tivesse que estar feliz somente quando você estiver ao seu lado.

É importante sinalizar e dizer ao seu companheiro o que gostaria que ele fizesse, e também falar o que te incomoda. Mas antes de expor os seus sentimentos, avalie se o que está querendo pedir e dizer é realmente saudável e sensato.  É um problema quando a pessoa quer “aprisionar” seu namorado / esposa, impedindo que ele tenha privacidade, amigos ou alegrias sem ela ao lado dele.

Invadir o espaço do outro é negativo. Se o companheiro não tiver o tempo e espaço para viver e demonstrar o carinho dele por você, ele pode nunca ter a iniciativa e a espontaneidade de dizer o quanto gosta de você. Isso sim pode levar ele a não te valorizar.

É importante se valorizar e curtir os momentos sem o namorado / esposa. É indicado o acompanhamento com o psicólogo caso tenha a sensação de dependência pelo companheiro, como se você fosse “refém” dos seus medos na relação amorosa.

1 Comentário

  1. Rapha disse:

    Nossa eu sei bem o que é uma pessoa ti sufocar ti fazer entender que a opinião dela é a que mais importa.
    Me casei muito nova e tive filha com o meu ex ele me proibiu até de ir á casa dos meus pais, me fez acreditar nas mentiras que ele me falava. Depois de um tempo conheci o meu esposo e estou me sentindo o pior ser- humano por está cobrando dele demais, e sinto que faço muitas coisas que o meu ex marido fez comigo, eu não aguento mais esse sentimento de achar que ele só tem que ser feliz comigo, que eu sou á única mulher que pode fazer ele feliz, quando alguma mulher bonita chega perto eu já fico muito cismada e quando ele olha para ela a minha vontade é de furar os olhos dele. Me ajudem eu não aguento mais isso, se ele não me abraça eu choro, se ele não me beija eu choro mais ainda. E eu não quero engravidar e ele quer ter um filho, mais penso pra quê ter filho, preciso me curar dessa loucura que estou sentindo.

Deixe o seu comentário!